Igreja Paroquial de Salir de Matos / Igreja de Santo António

IPA.00001749
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, Salir de Matos
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal com alpendre.
Número IPA Antigo: PT031006090027
 
Registo visualizado 62 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos volumes articulados na horizontalidade das naves central e lateral, sacristia, alpendre, torre sineira e sala de cumprimentos. Cobertura diferenciada em telhado de 2 águas sobre a nave central e capela-mor, prolongando-se em aba corrida sobre a nave lateral e sala de cumprimentos, de 1 água sobre a sacristia, e de 3 águas sobre alpendre. Frontispício orientado a SO. em empena angular sobrepujado por cruz, com porta recta encimada por janela gradeada a cuja altura se eleva alpendre de 3 vãos delimitados por muros e 2 colunas assentes num parapeito interrompido para acesso ao templo; torre sineira composta de 2 corpos sobrepostos de secção quadrada, sendo o 2º piso aberto por 1 campanário em cada uma das faces e sobrepujado por 7 pináculos que ornam os cantos do plano onde assenta a cúpula vazada lateralmente por relógio e rematada por catavento. Fachada SE. com embasamento proeminente, em empena recta, corpo saliente da Sala de Cumprimentos adossado à nave aberto por porta e janela rectas; pequeno terraço com degraus forma gaveto com o corpo da capela-mor aberto por janela gradeada. Fachada NE. com frontão triangular aberto por óculo, corpo adossado da sacristia aberto por porta recta. Fachada NO. proeminencia do anexo (sacristia) com porta e 2 janelas gradeadas. Corpo da nave lateral e capela-mor cegos. INTERIOR: uma viga disposta longitudinalmente apoiada em colunas separa a nave central da nave lateral; coro-alto assente em 2 colunas abre para a nave de pavimento em tijoleira e cobertura de tecto de madeira de 3 planos com 15 caixotões pintados, de motivos diferentes sugerindo tapeçarias orientais; rodapé de azulejos em ponta de diamante (recentes). Arco triunfal pleno com pedra de fecho: datado de 1757; capela-mor com abóbada de berço com pintura representando 2 anjos; altar-mor com trono ladeado por colunas marmoreadas. Iluminação feita por janela do coro-alto.

Acessos

Largo da Igreja Matriz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano; isolado, implantação destacada circunscrito por pequeno adro e jardins confinantes com escadaria de acesso.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1757 - construção do templo; 1994 - obras de remodelação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes e estrutura mista.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; pavimento em tijoleira; azulejos; reboco a cal; coberturas em telha (exterior) e em madeira (interior); vigamento em betão; ferro (varandim do coro-alto e respectiva escada de caracol).

Bibliografia

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa - Rio de Janeiro, Ed. Enciclopédia Ldª, vol. 26; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Borbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. 9, Lisboa, 1873; REAL, Mário Guedes, Antigos Concelhos da Extremadura, in Boletim da Junta de Provincia, nº 12, 1946; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

CMCaldas da Rainha: Planta Cartográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1994 - obras de remodelação e acrescento.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login