Igreja Paroquial de Olho Marinho / Igreja do Sagrado Coração de Jesus

IPA.00001747
Portugal, Leiria, Óbidos, Olho Marinho
 
Arquitectura religiosa, nave única e capela-mor.
Número IPA Antigo: PT031012030030
 
Registo visualizado 239 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal; volumes articulados na horizontalidade; cobertura em telhado diferenciado de 2 águas prolongando-se em aba corrida sobre a sacristia e anexo (ambos volumes flanqueando o corpo da nave a S. e da capela-mor a N.). Frontispício orientado a O. delimitado por cunhais de cantaria; entre porta e janela com verga em arco abatido, lápide com inscrição incisa: AO CORAÇÃO DE MARIA / ESTE TEMPLO FOI SAGRADO / ORAR POR TODOS / P.N. A.V. 1856; remate em empena angular sobrepujado por cruz em pedra e ladeado por 2 pináculos; frontão aberto por pequeno nicho com imagem de vulto do orago. Torre sineira composta por 2 corpos sobrepostos, de secção quadrada, sendo o 2º piso aberto por um campanário em arco alteado em cada uma das faces, com remate em corochéu de ângulos quebrados flanqueado por pináculos, com relógio. Fachada S. ressalto da sacristia em empena recta aberta por 3 janelos moldurados; pano mural da nave (mais alto) com janela recta, rematado por cornija saliente; corpo adossado na transversal da casa do despacho, prolongando-se a O. por portão com remate em aletas do cemitério contíguo. Fachada E. pano único de empena angular, aberto por janela recta. Fachada N. corpo da capela-mor aberto por janela; contraforte em cujo gaveto se adossa anexo; pano da nave aberto por porta de verga em arco abatido e por 2 janelas no 2º piso. INTERIOR: coro-alto com balaustrada assente sobre 2 colunas de fuste liso, abre para nave única de pavimento lajeado e cobertura de madeira em 3 planos; revestimento azulejar a meia altura; púlpito de base quadrangular (Epístola). Dois altares colaterais ladeiam arco triunfal pleno. Capela-mor abobadada com altar-mor em talha dourada e marmoreado. Iluminação feita por janela do frontispício, nave e capela-mor.

Acessos

Lg. da Igreja Matriz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantação destacada e com amplo adro arborizado e gradeado; cemitério a S.E.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1856 - Início da construção da igreja; 1859 - inauguração da igreja, construída em grande parte com o dinheiro obtido com a publicação dos sermões do padre Malhão (1).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; estrutura mista

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; cobertura em telha e madeira; revestimento em reboco a cal; pavimento lajeado; azulejos.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol.V, Lisboa, 1955; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol.16, Ed. Enciclopédia Ldª, Lisboa-Rio de Janeiro; Olho Marinho, Descobrir Óbidos, 18.11.1995; Descobrir Óbidos - Visita ao Olho Marinho, in Gazeta das Caldas, 8.12.1995

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

CMO

Intervenção Realizada

1996 - obras de conservação geral e limpeza; recuperação do altar-mor; obras de ampliação

Observações

(1) O Padre Francisco Rafael da Silveira Malhão sentia grande devoção pelo Imaculado Coração de Maria, a que erigiu esta Igreja. Na construção deste templo aplicou muito do que ganhou como pregador: assim no verso do frontispício do livro dos seus sermões, cuja publicação principiou em 1856, se lê - (O produto destes sermões será aplicado para a conclusão da Igreja consagrada ao Santíssimo Coração de Maria que se está levantando no Lugar do Olho Marinho, pertencente ao Concelho de Vila de Óbidos).

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login