Igreja Paroquial de Alvorninha / Igreja de Nossa Senhora da Visitação

IPA.00001735
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, Alvorninha
 
Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT031006020018
 
Registo visualizado 175 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta irregular; composta pelos volumes articulados na horizontalidade das naves central e lateral, capela-mor, sacristia e torre sineira; cobertura em telhado diferenciado de 2 águas prolongando-se em aba corrida sobre a nave lateral e sacristia. Frontispício orientado a O. de pano único em empena triangular, rematado por cruz em pedra; frontão de cornija saliente, ladeado por 2 pináculos e aberto por óculo oval; sob janela recta destaca-se o pórtico em arco abatido com decoração vegetalista e naturalista entre 2 delgados fustes capitelizados prolongando-se na parte superior por cogulhos irradiantes enquadrando a esfera armilar. A par do frontispício a fachada prolonga-se pelo corpo reentrante da nave lateral aberta por janela e porta recta. No lado oposto ergue-se a torre sineira de secção quadrada, sendo o 2º piso aberto por um campanário em cada uma das faces, encimado por coruchéu de ângulos quebrados, aberto numa das faces por relógio. Fachada S.: corpo saliente da nave lateral rasgado por 4 janelas rectas gradeadas, corpo da capela-mor (mais baixo) aberto por pequena janela gradeada. Fachada E. cega, em empena ângular sobrepujada por cruz em pedra. Fachada N.: corpo da sacristia em empena recta, aberto por porta e janela gradeada; corpo reentrante da nave central, cego, em empena recta; demarcação da torre sineira aberta no 1º piso por janela gradeada que ilumina o baptistério. INTERIOR: coro-alto de balaustrada assente em 2 colunas com pias de água-benta nos fustes delimitando o guarda-vento; nave central pavimentada a tijoleira e com cobertura em tecto de madeira disposto em 3 planos; 4 altares laterais (Evangelho), sendo os 2 centrais revestidos a talha dourada, correspondem no lado oposto aos arcos que acedem à nave lateral com escada de 2 lances para o coro-alto. Arco triunfal de volta perfeita abre para capela-mor, onde se destaca porta de verga golpeada para a sacristia; altar-mor em talha dourada, com colunas salomónicas sustentadas por atlantes, figura que se repete na base do retábulo. Iluminação feita através de janela e óculo do frontispício, janelas do lado S. (nave lateral e capela-mor) e janela do baptistério. Pia baptismal relevada no bojo com escudo régio, encimada por um chapéu de prelado.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado, implantação destacada. Circunscrito por amplo adro murado com escadaria de acesso.

Descrição Complementar

Lápide na torre: (ESTE RELÓGIO FOI OFERECIDO PELA JUNTA DE FREGUESIA E CÂMARA MUNICIPAL - 28-8-1983); lápide no frontispício: (28-VIII-1983 - DIA DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ RESTAURADA PELO POVO CRISTÃO DA PARÓQUIA QUE TEM A HONRA DA PRESENÇA DO SENHOR CARDEAL PATRIARCA DOM ANTÓNIO RIBEIRO). No chão junto ao pórtico em calçada portuguesa (branco e preto): (28-8-1983)

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1514 - Foral dado em Lisboa por D. Manuel I em que se dá o nome de Alborninha; 1524, 14 setembro - Carta de vasco de Pina ao rei pedindo-lhe o dinheiro para reparos necessários na igreja de alvorninha; séc. 20, década de 50 - restauro de capelas laterais; 1983 - restauro geral e colocação de relógio da torre sineira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; cobertura de telha (exterior) e madeira (interior); pavimento em tijoleira; telha.

Bibliografia

Á Descoberta de Portugal, Lisboa, 1982; História da Arte em Portugal, Vol. V, Publicações Alfa, 1993; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. I, Lisboa, 1874; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

CMCaldas da Rainha: Planta Cartográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Corpo Cronológico (Parte I, maço 30, doc. 15)

Intervenção Realizada

1983 - remodelação e construção da capela lateral.

Observações

Em 1955 a Igreja era contituida por nave única com capela-mor, 2 altares colaterais e 5 laterais (Inventário Artístico de Portugal).

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login