Pousada da Ria de Aveiro / Pousada de São Jacinto

IPA.00017340
Portugal, Aveiro, Murtosa, Torreira
 
Arquitectura turística, do séc. 20.
Número IPA Antigo: PT020112040005
 
Registo visualizado 683 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Pousada  

Descrição

Planta em L invertido, de volumes articulados e coberturas em telhados de duas águas. É composto por um corpo principal paralelo à ria, de dois pisos, com diversas varandas e terraços sobre a água; com a mesma orientação, mas mais recuado surge corpo de um só piso que corresponde às zonas de lavandaria e de arrumos; na intersecção, ergue-se um corpo mais estreito, de dois pisos, sendo o térreo ocupado por serviços de apoio e o superior pelos quartos de hóspedes.

Acessos

Bico do Muranzel

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Em zona de águas de transição, isolada, de implantação sobranceira à ria de Aveiro, em local de destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: pousada

Utilização Actual

Comercial e turística: pousada

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Grupo Pestana Pousadas

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Alberto Cruz

Cronologia

1959 - início das obras de construção, pelos Serviços de Construção e Conservação; 1960 - inauguração da pousada; 2006, 24 agosto - em vias de classificação nos termos do Decreto-Lei n.º 173/2006, DR, 1.ª série, n.º 16, que revoga as Zonas de Proteção criadas ao abrigo do Decreto n.º 21 875 de 18 novembro 1932 (alterado pelos Decreto-Lei n.º 31 467 de 19 agosto 1941 e pelo Decreto-Lei n.º 34 993 de 11 outubro 1945 e complementado pelo Decreto-Lei n.º 40 388 de 21 novembro 1955), que regula o estabelecimento de zonas de proteção de edifícios públicos de reconhecido valor arquitetónico; 2009, 23 março - Proposta de encerramento da DRCCentro, por não ter valor nacional; 30 março - Despacho de encerramento do Director do IGESPAR.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em granito e betão; paredes, molduras de vãos e outros elementos em granito; reixas de madeira; gradeamentos em ferro; vãos em vidro; cobertura em telha.

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos Anos de 1959, 1º Volume, Lisboa, 1960; DGEMN, Pousada da Ria, Lisboa, 1962; FERNANDES, José Manuel, "Pousadas de Portugal: obras de raiz e em monumentos", Caminhos do Património, Lisboa, 1999; LOBO, Susana, Pousadas de Portugal. Reflexos da Arquitectura Portuguesa no Século XX, Coimbra, Imprensa Universitária de Coimbra, 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN: DRELisboa/DEM, DREMCentro/DE, DSPI/CAM, DSEP

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: DSConstrução, DSConservação, DSARH-PO, CAM, DSEP, DSID

Intervenção Realizada

Observações

Estabelecimento de hotelaria inserido na rede Pousadas de Portugal, integrando o grupo das Pousadas Natureza. Incluída na primeira fase de construção do plano geral das novas Pousadas, fazia parte da denominada série "Beira-Mar", tendo sido a segunda a ser construída. Esta série compunha-se de mais projectos, entre eles o da Nazaré (Ruy Jervis d'Athouguia) e do Portinho da Arrábida (projecto de adaptação de Leonardo Castro Freire), mas que nunca viram o projecto chegar a bom termo, ficando apenas a de Aveiro e a Pousada do Infante, em Sagres, de construção anterior.

Autor e Data

Filomena Bandeira 2003 / Sónia Basto 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login