Casa do Barão de Pombeiro

IPA.00017266
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Palacete revivalista, de planta composta por dois corpos justapostos em eixo, um U, com os braços voltados à fachada principal e outro, mais pequeno, rectangular. Fachadas com decoração neogótica, constituída por vãos em arco quebrado, falso perpianho e remates com merlões. Interior com acesso por estreito vestíbulo de acesso à escadaria de madeira. Salas com tectos em estuque profusamente decorados por elementos fitomórficos.
Número IPA Antigo: PT010308340131
 
Registo visualizado 461 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta composta por dois corpos justapostos em eixo, um U, com os braços voltados à fachada principal e outro, mais pequeno, rectangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de três e quatro águas. Fachadas de dois e três registos, em cantaria de granito, no térreo, e rebocadas e pintadas de branco, nos superiores. São percorridas por friso de pedra, a separar os registos, apresentam vãos emoldurados com silhares em falso perpianho, rematados por friso recto, cunhais em meia cana, também em falso perpianho, e remates em cornija encimada por merlões. Fachada principal voltada a N., com os braços do U definindo pátio rectangular, cerrado por portão de ferro forjado. Os topos dos braços são rasgados, no registo inferior, por duas janelas rectangulares, junto ao pavimento, e nos superiores por janelas geminadas em arco quebrado, sendo as do terceiro piso de sacada, com guarda de ferro. Lateralmente, os panos voltados ao pátio são rasgados, no segundo e terceiro registo, por janelas de peitoril. Pano central marcado axialmente por escadaria em leque, com corrimão pétreo vazado por quadrilobos, que conduz ao portal principal, no segundo registo, encimado por janela de sacada, ambos ladeados por janela de peitoril. Fachada lateral E. rasgada, no primeiro registo, por vãos de verga recta, constituídos por porta e cinco janelas, e, no segundo e terceiro registos, por seis janelas em arco quebrado, em cada um deles. A fachada lateral O., voltada ao quintal, apresenta, no registo térreo, pequenas janelas rectangulares, e nos superiores vãos em arco quebrado, constituídos, no segundo registo, por porta com acesso por escada, ladeada por janelas, e no último por três janelas. No extremo direito surge escada de emergência com quatro lanços, de construção recente, que fecha pátio coberto por estrutura de ferro e fibra de vidro, com panos rasgados por vãos em arco abatido, com varanda corrida, sobre grandes mísulas, e acesso por escada, com guarda de ferro. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com estreito vestíbulo, no segundo piso, comunicando, através de corredores e de escadas com guarda em balaustrada de madeira, com os pisos inferior e superior. No piso térreo, com entrada pelas fachadas laterais, distribuem-se a cozinha, refeitório, economato, sala de acolhimento, dormitório, dispensas e casas de banho. No segundo piso situam-se a portaria, dois gabinetes, quatro salas de actividades e casas de banho. No terceiro piso encontram-se quatro salas de creche, dormitório, copa, três refeitórios, duas salas de muda e casas de banho. Os forrinhos, com escada de madeira para acesso, possuem dormitórios, rouparia e arrumos. Algumas salas apresentam tectos em estuque profusamente decorados com elementos fitomórficos.

Acessos

Rua de Serpa Pinto; Rua de Santa Maria.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101), na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães (v. PT01030834011), Igreja de São Miguel (v. PT01030834006) e Paço dos Duques de Bragança (v. PT01030834013) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, disposto em gaveto, adaptado ao declive do terreno, formando frente de rua. Implanta-se em pleno centro histórico da cidade, tendo adossado à fachada posterior outra construção, frontalmente o jardim do Largo Martins Sarmento, onde se encontra um chafariz quinhentista (v. PT010308340053) e o Monumento a Martins Sarmento (PT010308340195), e lateralmente para O., desenvolve-se um pequeno quintal murado e gradeado, com parque infantil, e uma fonte de espaldar em arco canopial, com bica floral e tanque rectangular com lavadouro. Nas imediações, surge a Casa Martins Sarmento (v. PT010308340142), o Lar de Santa Estefânia (v. PT010308340052) e a Associação Familiar Vimaranense (PT0103083400190).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: jardim de infância

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, segunda metade - Construção da casa pelo Barão de Pombeiro; 1866 - o Barão de Pombeiro exerce funções de Presidente da Câmara; 1884 - o Barão de Pombeiro presidiu à Comissão Central da Exposição Industrial de Guimarães; 1886 - realizou-se um comício popular, presidido pelo Barão de Pombeiro, tendo-se decidido enviar ao Ministro João Franco agradecimento pelo apoio à desanexação de Guimarães do distrito de Braga; 1910, 24 Novembro - a Escola Industrial de Guimarães muda-se para a Casa do Barão de Pombeiro; posteriormente muda-se para o antigo Convento de Santa Clara (v. PT010308340108); 1974 - a casa é adquirida pelo Estado, sendo adaptada a Jardim de Infância; 1986 - a administração do Jardim de Infância é entregue ao Lar de Santa Estefânia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, embasamentos, revestimento do primeiro registo, cunhais, molduras dos vãos, chaminés, merlões, escadas exteriores, sacadas, pavimentos do corredor do primeiro piso e do pátio, em granito; cobertura do pátio em fibra de vidro; portas, janelas, escadas e pavimentos, em madeira; pavimento de duas salas de actividades, em corticite; tectos, em estuque; casas de banho e cozinha com paredes revestidas a azulejos industriais; pavimento da cozinha e das casas de banho, em tijoleira cerâmica; balaustrada das varandas e sacadas das janelas, gradeamento das janelas do primeiro piso, corrimão das escadas para o quintal, portões do pátio frontal e gradeamento do quintal, de ferro forjado; estrutura da cobertura do pátio interior, de ferro; cobertura exterior de telha cerâmica de aba e canudo.

Bibliografia

ROCHA, Hélder, Efemérides Vimaranenses, vol. 1, Guimarães, 1996, pp. 29, 45; www.esec-francisco-holanda.rcts.pt, 18 Maio 2005; AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do centro histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimarães.pt, 16 Novembro 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Centro Regional de Segurança Social de Braga: 1990 - Construção da escada de emergência, recuperação dos forrinhos, recuperação dos pavimentos e tectos; 1998 - substituição das janelas exteriores; 2002 - recuperação de pavimentos e pintura das paredes.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login