Casa na Rua de Santa Maria, n.º 51

IPA.00017264
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura residencial, quinhentista e revivalista. Casa de planta rectangular, bastante alongada, composta por vários corpos adossados. Fachada principal em cantaria de granito, rasgada por vãos rectilíneos, alguns com chanfro, e outros em arco abatido. Fachada posterior com varanda corrida alpendrada. Interior com amplo vestíbulo acesso aos vários compartimentos e à escadaria, cujos silhares, paredes e tectos apresentam-se decorados com pinturas neobarrocas, compostas por elementos florais, pilastras, cartelas e volutas.
Número IPA Antigo: PT010308340129
 
Registo visualizado 190 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, irregular, bastante alongada, composta por vários corpos adossados. Volumes indiferenciados com cobertura única em telhado de três águas, com clarabóia ao centro e água furtada voltada à fachada posterior. Fachadas de dois registos, a principal e lateral N. em aparelho de granito pseudo-isódomo, rematadas por cornija sob beiral. Fachada principal voltada a E., com ligeira inflexão ao centro, rasgada no primeiro registo por duas portas em arco abatido e sete janelas rectangulares, com chanfro, gradeadas, e no segundo por duas janelas de sacada em arco abatido, com varanda suportada por modilhões e guardas de ferro forjado, a encimar as portas, e nove janelas rectangulares, de guilhotina, com moldura de madeira pintada de verde. Fachada lateral N. com vãos rectangulares em ambos os registos, possuindo as janelas do segundo molduras de madeira pintadas a verde. O cunhal que se liga à fachada posterior apresenta chanfro. No seguimento deste cunhal, já na fachada posterior surge pequeno corpo destacado, com frontal parcialmente revestido a azulejos industrial de padrão, policromo a azul e amarelo, encimado por varanda alpendrada suportada por pilares em tijolo burro. A fachada, cortada por prédio de habitação adossado, possui no lado S. varanda corrida, alpendrada, suportada inferiormente por colunelos de ferro e superiormente por vigas de madeira. Apresenta guarda de ferro, rasgada no pano inferior, em granito, por porta de acesso a túnel que conduz ao vestíbulo, e no pano superior, rebocado e pintado de branco, por duas portas e janelas de diferentes tamanhos. INTERIOR com amplo vestíbulo, de paredes rebocadas e pintadas de branco, tecto em madeira pintado de branco e pavimento em lajeado granítico onde se abrem quatro vãos rectangulares laterais, simétricos, e quatro portas frontais, duas em arco abatido e duas em arco de asa de cesto, de comunicação com os diversos compartimentos repartidos por salas de trabalho, gabinetes, armazéns, arquivo, bar, casas de banho e corredor de acesso à fachada posterior. Através de uma das portas centrais da parede testeira acede-se a escadaria, de cantaria, om guarda de ferro forjado decorada com motivos fitomórficos vazados, apresentando silhar de granito, encimado por um outro estucado e pintado a imitar revestimentode madeira e paredes pintadas com flores e pilastras estriadas. O tecto é em estuque pintado em "tromp l'oeil", com painéis de cartelas decoradas por volutas que enquadram clarabóia.

Acessos

Rua de Santa Maria; Largo Cónego José Maria Gomes; Travessa da Senhora. Aninhas Madrinha dos Estudantes.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101), na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016) e Pacialmente incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães (v. PT01030834011), Igreja de São Miguel (v. PT01030834006) e Paço dos Duques de Bragança (v. PT01030834013)

Enquadramento

Urbano, Disposto em gaveto, adaptado ao declive do terreno, formando frente de rua. Implanta-se em pleno centro histórico da cidade, estando adossado lateralmente a S., à Casa do Leite (v. PT010308340124), e posteriormente, a O., a edifício que corta parte da fachada posterior. Parte da fachada principal está voltada ao antigo Convento de Santa Clara, hoje Câmara Municipal de Guimarães (v. PT010308340108), a outra parte é fronteira a um dos Passos da Via Sacra (v. PT010308630048), integrado no seguimento das fachadas das casas da Rua de Santa Maria. Possui, junto à fachada posterior, logradouro que serve de parque de estacionamento às viaturas da Guarda Nacional Republicana. Nas imediações, ergue-se a Biblioteca Raul Brandão (PT010308340122) e a Casa do Arco (v. PT010308340196).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: departamento municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Provável edificação da casa, antiga cabeça do morgadio dos Carvalhos; séc. 19 - remodelação da casa, nomeadamente, construção da varanda da fachada posterior e colocação da clarabóia; séc. 20 - construção de varanda junto ao cunhal da fachada lateral N. e posterior.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, molduras de vãos, pavimento do vestíbulo e escadaria, de granito; pilares de suporte da varanda junto ao cunhal da fachada lateral com a posterior, em tijolo burro; frontal do corpo da varanda junto ao cunhal e paredes da escadaria, com azulejos industriais; portas, janelas, varanda corrida da fachada posterior, pavimentos e alguns tectos, de madeira; tectos em estuque; colunas, guardas das sacadas e da escadaria, e grades das janelas, em ferro forjado; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978, p. 54; AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do centro histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimaraes.pt, 16 Novembro 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, MC - 447, tombo do Morgado dos Carvalhos, fls 53

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis e Ana Pereira 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login