Capela do Anjo da Guarda e São Crispim

IPA.00017262
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura religiosa, rococó, neoclássica e revivalista. Capela de planta longitudinal com nave e capela-mor, mais baixa, e sacristia adossada a E. Fachada principal, neobarroca, ritmada por pilastras, com 3 panos, rematada por frontão. Portal principal de verga arqueada, moldurado, encimado por florão e janela, sobrepujada por motivos vegetalistas e concha. Janela de verga arqueada definindo na moldura borla e florão, nos panos laterais. Fachada lateral marcada no cunhal por três pilastras, coroada por sineira com remate em cornija contracurvada. Interior com silhar de azulejos de padrão recente, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, arco triunfal pleno com sanefa, retábulos colaterais e retábulo-mor em talha policroma, neoclássica, sendo os colaterais envolvidos por pintura parietal em trompe l'oeil, aludindo aos retábulos rococós. A fachada principal apresenta espaldar elevado e esguio acentuando a verticalidade da fachada, possuindo na sua decoração elementos de muita qualidade. No interior é de realçar a pintura parietal em trompe l'oeil cujo objectivo parece ser o de tornar mais exuberantes as despojadas maquinetas, neoclássicas.
Número IPA Antigo: PT010308340127
 
Registo visualizado 789 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor com sacristia adossada lateralmente a E., todos ligeiramente trapezoidais. Volumes escalonados de dominante horizontal, ligeiramente quebrada pela elevação do remate da fachada principal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de granito, escalonado na fachada principal. Fachada principal voltada a N., de três panos definidos por pilastras, assentes em bases que se destacam do embasamento e com capitéis toscanos, suportando fragmentos de entablamento, sobre os quais assentam, nos extremos urnas e ao centro o espaldar de remate. Espaldar enquadrado por aletas, inferiormente sobrepostas por decoração vegetalista e florão, e suportando frontão de lanços curvilíneos sobre os quais se dispõe acrotério, inferiormente com elementos vegetalistas, encimado por cruz latina com extremidades terminadas em trevo, e lateralmente pequenas urnas. Ao centro, portal principal moldurado, em arco abatido com pedra de fecho relevada, encimado por festão e composição de folhas. Superiormente, janelão também em arco abatido, inferiormente com decoração de enrolados, que se une à composição decoração decorativa do portal, e superiormente decoração vegetalista e elemento concheado. Nos panos laterais, sensivelmente a meia altura, rasgam-se pequenos janelões gradeados, em arco abatido, com moldura lateralmente unida às pilastras, inferiormente com borla e superiormente florão. Fachada lateral E. ritmada, junto à fachada principal, por pilastras toscanas, que suportam o entablamento de remate, que se prolonga da fachada principal, e sobre a qual se eleva sineira em granito, com ventana em arco pleno, rematada por cornija ondulada encimada por pináculo e urnas. Restante fachada rematada por beiral. Volume da sacristia rasgado por duas janelas rectangulares jacentes. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com silhar de azulejos de padão industrial monocromos a azul, pavimento em soalho e coberturas diferenciadas em abóbadas de berços, a da nave estucada e pintada de branco e a da capela-mor revestida a madeira, vazada ao centro por clarabóia. Nave com coro-alto inscrito em arco pleno, sobre trave de madeira, com guarda vazada de madeira, de onde partem as escadas de acesso à sineira. No sub-coro, guarda-vento em madeira, ladeado por pia de água benta, gomada, do lado do Evangelho e escada de madeira de acesso ao coro no lado oposto. No lado da Epístola, púlpito quadrangular, com base e guarda em madeira pintada de bege, sem acesso, ladeado por peanhas com imaginária. Arco triunfal pleno sobre pilastras, forradas a madeira, com sanefa de talha policroma a bege, castanho e azul. É ladeado por retábulos colaterais, disposto em ângulo, em talha policroma a branco, azul, castanho e apontamentos dourados, enquadrado estrutura de madeira recortada e pintada em trompe l'oeil. Capela-mor com paredes laterais rasgadas por vãos confrontantes, compostos por porta encimada por janela, falsos, à excepção da porta do lado do Evangelho de acesso à sacristia. Retábulo-mor sobre supedâneo de granito de dois degraus, revestindo inteiramente a parede testeira, em talha policroma de fundo branco, com apontamentos beges, azuis e dourados. De planta rectangular de três eixos, definidos por colunas estriadas, marcadas no terço inferior, com capitéis coríntios, assentes em pedestais. Suportam fragmentos de entablamento, encimados nas extremidades por pináculos e ao centro por quarteirões unidos por cornija, encimada por delta luminoso. Ao centro, grande nicho com acanto a marcar o fecho, albergando trono escalonado com imaginária. Nos eixos laterais, mísulas com imaginária. No banco, ao centro, integra-se sacrário profusamente de corado e ao sotobanco adossa-se altar recto com frontal pintado. Sacristia, com pavimento em cimento e tecto de madeira, com porta de comunicação com o interior do albergue que lhe está adossado. Apresenta arcaz encimado por pequeno oratório.

Acessos

Rua Rainha D. Maria II; Viela de São Crispim.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, adossada posteriormente à albergaria de São Crispim (v. PT010308340125), em pleno centro histórico, no gaveto da R. Rainha D. Maria II e da Viela de São Crispim, contígua à Casa dos Lobos Machados (v. PT010308340037) e à Igreja da Misericórdia (v. PT010308040034). Fronteira encontra-se a Casa dos Coutos (v. PT010308340126), actual Tribunal da Relação.

Descrição Complementar

TALHA: Retábulos colaterais de planta recta de um só eixo, rasgado por tribuna albergando imaginária, protegido por porta de vidro, ladeado por pilastras, e rematado por cornija curva encimada por urnas, a central decorada com festões. No do lado da Epístola, surge altar em forma de urna, com frontal decorado com pintura. A enquadrar a tribuna encontra-se pintura em trompe l'oeil, composta por pilastras de capitéis coríntios, ladeada por aletas com acantos, suportando entablamento encimado por espaldar recortado decorado com motivos fitomórficos, tendo ao centro pedra de armas suportada por dois anjos.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1315 - João Baião e Pero Baião fundam e instalam a confraria e irmandade dos mestres sapateiros, legando para fundo desta piedosa instalação todas as suas rendas e herdades; 1706 - referência à capela da invocação do Anjo São Miguel, da Albergaria situada na rua Sapateira, "com casas de Recolhimento de pobres admitidos pelos sapateiros daquella Villa"; 1710 - a Câmara delibera proibir os juízes dos Sapateiros de cobrarem aos examinados 200 réis para a construção da capela do Anjo, quando antes esta quantia se destinava à presa da rua dos Couros como era da conveniência dos mesmos examinandos; 1777, Agosto - na capela de São Crispim e São Crispiniano, perante os juízes do ofício, foi examinado para o seu ofício de sapateiro Francisco António, da freguesia de Urgeses; 1849 - reforma da capela de São Crispim; 1852 - construção do novo frontespício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura e pia de água benta, de granito; silhar de azulejos, na nave; portas, pavimento da nave e capela-mor, tectos, coro-alto, guarda-vento, púlpito, mesas dos altares de ângulo e maquinetas, sanefa do arco triunfal e retábulo-mor, de madeira; pavimento da sacristia, de cimento; cobertura exterior de telha cerâmica; grades das janelas, de ferro forjado.

Bibliografia

COSTA, Pe. António Carvalho da, Corografia Portugueza e Descripçam Topografica do Famoso Reyno de Portugal..., vol. 1, Braga, 1868, p. 53; MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978, pp. 25 - 26; ALVES, José Maria Gomes, Património Artístico e Cultural de Guimarães, Guimarães, 1981, pp. 34 - 36; CALDAS, Padre António José Ferreira, Guimarães. Apontamentos para a sua História, Guimarães, 1996, pp. 354 - 355; MACHADO, Túlia C. Fernandes, Capelas de Guimarães, vol. 1, Guimarães, 1996, pp. 55 - 58; ROCHA, Helder, Efemérides Vimaranenses, vol. 2, Guimarães, 1998, p. 51.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMG: 1996 - Reparação do telhado; reboco e pintura exterior; pintura das paredes e tectos; arranjo do soalho.

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

 
 
 
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