Casa do Leite

IPA.00017259
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa oitocentista de planta rectangular, com desenvolvimento longitudinal, com três pisos. Fachada principal com pilastras nos cunhais, embasamento, frisos registos, rasgado regularmente por vãos. Fachada posterior com fenestração regular com janelas em arco quebrado no último registo. Interior com escadas de madeira, corredores estreitos e tectos estucados.
Número IPA Antigo: PT010308340124
 
Registo visualizado 205 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, com desenvolvimento longitudinal. Volume único vertical com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal voltada a E., rebocada e pintada de branco, de três registos, percorrida por embasamento e frisos a separar os registos, possui pilastras nos cunhais e remate em cornija sob beiral. No piso térreo rasga-se, no extremo direito, estreito e alto portal, em arco pleno, sobre pilastras com capitéis lisos ladeado por duas janelas, também em arco pleno. Os registos superiores apresentam fenestração regular, com janela de sacada, com varandim, ladeada por janelas, com guarda no peitoril. Fachada lateral N., possui parte da empena visível, devido ao edifício adossado ser mais baixo. Fachada posterior rebocada e pintada de branco no piso térreo e em cantaria de granito nos superiores. Ao registo térreo adossa-se telheiro usado como garagem. Fenestração regular composta por três vãos rectangulares, no segundo registo, e por três vãos em arco quebrado, no terceiro. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com escadas de madeira a ligar os pisos e corredores estreitos de acesso aos diversos compartimentos. Pavimentos em soalho e tectos estucados e pintados de branco, sobre cornija de madeira pintada de verde.

Acessos

Rua de Santa Maria; Largo Cónego José Maria Gomes.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, flanqueado pela Biblioteca Raul Brandão (v. PT010308340122), e pela Casa nº 51 (v. PT010308340129). Fronteiro, surge o antigo Convento de Santa Clara, onde se encontra instalada a Câmara Municipal de Guimarães (v. PT010308340108). Nas imediações, surge a Casa do Arco (PT010308340196).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: sede de associação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, finais - provável construção da casa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, embasamento, frisos, cunhais e molduras dos vãos, em granito; portas, janelas, pavimentos, escadas, em madeira; tectos em estuque; cobertura exterior de telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMG: 1990 / 1993 - Recuperação das coberturas; substituição do reboco da fachada principal e pintura; recuperação das portas e janelas exteriores.

Observações

Autor e Data

António Dinis / Ana Pereira 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login