Casa dos Carneiros / Biblioteca Raúl Brandão

IPA.00017257
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa oitocentista de planta aproximadamente rectangular, composta por dois corpos justapostos longitudinalmente, separadas por pátio interior quadrangular. Fachadas rasgadas regularmente por vãos de verga recta, com moldura granítica, na principal com portas entre janelas, encimadas por sequência de janelas de sacada. Interior com acesso por amplo vestíbulo, possuindo na parede testeira, três portas, a central, de acesso a escadaria nobre de granito que conduz aos pisos superiores.
Número IPA Antigo: PT010308340122
 
Registo visualizado 386 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por dois corpos justapostos longitudinalmente, separadas por pátio interior quadrangular. Volumes articulados e escalonados, com corpo E., de forma rectangular, de três pisos e corpo O., em forma de U, de dois pisos. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, tendo o corpo E. quatro águas-furtadas voltadas à fachada principal, e o corpo O., em telhado de seis águas, grande chaminé de pano inclinado, voltada à fachada posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo com friso de separação de registos, vãos de verga recta, com moldura granítica, e remate em cornija sob beiral. Fachada principal voltada a E., com embasamento, enquadrada por duplas pilastras, rasgada no piso térreo por quatro janelas, gradeadas, alternando com três portas, sendo a central, a principal e mais larga. No registo superior abrem-se sete janelas de sacada com remate em cornija e guarda de ferro, e no último, sete janelas encimadas por cornijas rectas. Fachada posterior aberta no primeiro registo por quatro portas, três delas com bandeira, e duas janelas jacentes. Segundo registo com doze janelas de guilhotina. Fachada voltadas ao pátio rasgadas por vãos de diferentes tamanhos, com pano voltado a N. rasgado no registo superior por sequência de janelas de guilhotina. O pátio possui zona ajardinada, com uma imponente palmeira, e esculturas de metal. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com vestíbulo lajeado onde se destacam, na parede testeira, três portas em arco pleno, as laterais de ligação ao pátio e dependências do primeiro piso e a central, com bandeira com vidros coloridos, placa com inscrição, de acesso a escadaria de pedra, de dois lanços divergentes, com patamar intermédio, de comunicação aos pisos superiores. No piso térreo situam-se o balcão central de atendimento, casas de banho, salas de leitura infantil, juvenil, espaço audiovisual e multimédia. O piso superior é ocupado com o atendimento, o salão polivalente e as salas de leitura, periódicos e de referência. No piso superior da ala E. localiza-se o espaço multimédia para adultos e no último piso o fundo local.

Acessos

Rua de Santa Maria; Largo Cónego José Maria Gomes.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, em banda, adossado lateralmente à Casa do Leite (v. PT010308340124), com a fachada principal voltada para o antigo Convento de Santa Clara, hoje Câmara Municipal de Guimarães (v. PT010308340108) e a posterior para o Arquivo Municipal (v. PT010308340165). Possui, junto à fachada posterior, quintal relvado e arborizado com tanque de pedra e mecanismo para tirar água do poço, em ferro.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrição comemorativa gravada junto à porta central do vestíbulo: A Biblioteca Municipal Raul Brandão comparticipada pelo Instituto Português do Livro e da Leitura foi inaugurada por Sua Excelência o Senhor Sub-Secretário de Estado da Cultura Professor Doutor António de Sousa Lara e pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Doutor António Magalhães 1992 Março 7.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecta: Florisa Gonçalves (GTL de Guimarães)

Cronologia

Séc. 19 - Construção da casa; 1834, Setembro - A Câmara Municipal resolve pedir ao governo a criação de uma biblioteca pública composta pelas livrarias dos extintos conventos da comarca, instalando-a em todo ou em parte no Convento de São Domingos (v. PT010308600008); 1866, Setembro - por portaria do Ministério do Reino são mandadas entregar à Câmara de Guimarães todas as obras que em duplicado estejam na Biblioteca de Braga para a formação de uma biblioteca naquela cidade; 1882, Outubro - a Direcção da Sociedade Martins Sarmento em reunião aprova os regulamentos da Biblioteca Municipal de Guimarães; 1886/1901 - período em que o escritor e dramaturgo Raul Brandão viveu em Guimarães; 1987, Maio - dá-se ênfase ao projecto de criação de uma biblioteca municipal; 1992, 7 Março - inauguração da Biblioteca Raul Brandão com a presença do Sub-Secretário de Estado da Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, embasamento, molduras dos vãos, cornijas de remate, escadaria, e pavimento do vestíbulo, em granito; pavimentos, de madeira e marmorite; tectos, em pladur pintado de branco; portas e janelas, de madeira; sacadas e grades das janelas, em ferro forjado; cobertura exterior de telha cerâmica de aba e canudo.

Bibliografia

ROCHA, Helder, Efemérides Vimaranenses, vol. 2, Guimarães, 1998.

Documentação Gráfica

CMG

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / SIPA

Documentação Administrativa

CMG

Intervenção Realizada

CMG: 1990/1993 - obras de recuperação e remodelação do edifício para adaptação a biblioteca municipal

Observações

Autor e Data

António Dinis 2002

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login