Capela de São Tiago de Francelos

IPA.00001723
Portugal, Braga, Vila Verde, Vila de Prado
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela maneirista, alpendrada, com planta longitudinal de uma só nave e sacristia adossada lateralmente. Fachada principal com sineira e cruz na empena, portal de verga recta. Decoração interior com retábulo-mor em talha. Exemplar rústico de capela alpendrada, possui no interior algumas peças de arte sacra interessantes. De salientar, também, a existência sobre o fecho do arco triunfal um capitel esculpido em folhas de acanto que poderá indiciar a antiguidade do local de culto.
Número IPA Antigo: PT010313420012
 
Registo visualizado 251 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por alpendre e nave única, rectangulares e capela-mor quadrangular, em eixo, e sacristia rectangular adossada lateralmente. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de três e duas águas. Alpendre sustentado por dois pilares quadrangulares nos cunhais e quatro colunas, três de secção circular e uma de secção rectangular, assentes em murete *1 interrompido por três aberturas. Pavimento lajeado, cobertura exterior em telhado de três águas e interior de madeira. Fachada principal com portal de verga recta e sineira, em arco de volta inteira, sobrepujada por cruz latina, na empena. Alçado lateral direito com portas para a nave e sacristia, esquerdo *2 com janela rectangular de iluminação da capela-mor e alçado posterior com janela rectangular de iluminação da sacristia e cruz de pedra na empena. Interior em aparelho "mixtum vittatum", arco triunfal de arco pleno sobre pilastras, com capitel a sobrepujar o fecho do arco, ladeado por dois altares simples com as imagens de São Gonçalo e Nossa Senhora dos Remédios. Capela-mor em aparelho "mixtum vittatum", tendo à direita porta de acesso à sacristia e à esquerda janela e nicho albergando um crucifixo em granito *3. Altar-mor de talha com a imagem do padroeiro ao centro. Pavimento em tijoleira e tecto de perfil em V invertido, em cimento pintado. Sacristia com cómoda simples, pavimento em tijoleira e tecto em cimento pintado.

Acessos

Lugar de Francelos

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, numa pequena elevação, na periferia do Lugar, ao lado de um caminho que conduz a outros lugares da freguesia, rodeado de habitações e quintais. Possui um adro relvado, murado, com um cruzeiro assente em soco quadrangular. O acesso faz-se por carreiro estreito e escadaria em pedra com corrimão em ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1133 - Referência a uma "carrariam antiquam" *4 que passava em "Sanctum Jacobum de Francellos"; 1220 - referência a "Sancti Jacobi de Francelos" nas Inquirições de D. Afonso II; 1258 - referência a "Sancto Jacobo de Franzelos" nas Inquirições de D. Afonso III; séc. 17 - provável remodelação de capela mais antiga.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura; cobertura exterior em telha; madeira nas portas, forro do alpendre e altares; tecto da nave, capela-mor e sacristia em cimento; tijoleira nos pavimentos.

Bibliografia

CUNHA, Arlindo R. da, Sant'Iago de Francelos, in Diário do Minho, Braga, 8 de Agosto de 1960; História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga - I - Concelho de Vila Verde, Junta Distrital de Braga, 1963, p. 153; ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de, A Rede Viária do Conventus Bracaraugustanus - Via Bracara Asturicam Quarta, in Mínia, 3, Braga, 1979, pp. 102 - 103.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1960 - Substituição do pavimento do alpendre; Baltazar G. Roriz - Edificação de sineira no adro *5; Comunidade de vizinhos: 1995 - Substituição do tecto em madeira por placa de cimento; substituição do telhado e do revestimento das paredes exteriores por cimento; remoção do reboco interior; 1997 - colocação de corrimão nas escadas de acesso ao adro, para auxiliar os peregrinos doentes.

Observações

Santiago de Francelos, hoje um lugar da freguesia da Vila de Prado, foi sede de freguesia. *1 - A face do muro apresenta dois desenhos simbólicos gravados - pão e peixe, caveira e tíbias - e uma data, agora ilegível, que segundo os habitantes locais correspondia a 1000. *2 - No alçado lateral esquerdo há duas cruzes gravadas na pedra encontradas aquando da substituição do reboco em 1995. *3 - Esta cruz apareceu na capela-mor aquando da remoção do soalho carcomido. Reza a lenda que naquele local havia sido enterrada uma escrava negra trazida do Brasil por emigrantes retornados e que morreu, pelos maus tratos sofridos, ganhando fama de santa posteriormente. Era conhecida pela Santa Preta e dizia-se que todas as noites, naquele local, aparecia uma luz. *4 - Esta "carrariam antiquam" deveria ser a reutilização de um troço da antiga via romana que ligava Bracara Avgusta a Asturica Avgusta passando por Ponte de Lima e Tui. *5 - O sino tem a seguinte inscrição gravada: "Este sino foi oferecido por Baltazar G. Roriz 21 / 1 / 93". *6 - A devoção a São Tiago atrai ao local muita gente.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login