Casas na Rua D. Frei Caetano Brandão n.º 118 a 126

IPA.00017161
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
 
Casas manuelinas, adossadas em banda, de planta ligeiramente rectangular, um deles de maiores dimensões, e dois deles de lote estreito, com três pisos assobradados. Um deles apresenta a fachada em aparelho de granito e os outros dois em granito e rebocados, somente ao nível dos últimos registos. Vãos na fachada principal sempre aos pares, com chanfro, alguns de verga recta, outros com impostas destacadas e ainda em arco canopial. Janelas de guilhotina, algumas com caixilhos destacados.
Número IPA Antigo: PT010303520202
 
Registo visualizado 132 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Conjunto formado por três edifícios adossados, no sentido S. / N., o do extremo N. formando gaveto, de planta ligeiramente rectangular, o do extremo S. de maiores dimensões do que os restantes, bastante mais estreitos, de volumetria escalonada, também no mesmo sentido, de dominante vertical. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no edifício S. e central e em quatro águas no edifício N. Fachadas principais viradas a E. EDIFÍCIO S. com fachada principal de três registos, em granito, misturando aparelho isódomo e rusticado. Remate em cornija sob beiral com caleiro. No primeiro registo par de portas de verga recta, a do lado direito com moldura de imposta destacada, no segundo par janelas de verga recta, e no último, par de janelas em arco canopial, inferior e superiormente, com caixilhos e guilhotina destacada. EDIFÍCIO CENTRAL com fachada principal de três registos, os dois primeiros em cantaria de granito de aparelho isódomo e o último rebocado e pintado de amarelo. Remate em cornija de madeira, sob beiral com caleiro. Primeiro registo rasgado por dois vãos rectangulares com chanfro, desiguais, o da esquerda transformado em montra e o da direita em porta. Segundo registo com par de janelas de guilhotina, de verga recta, também com chanfro. Terceiro registo com par de janelas de guilhotina. EDIFÍCIO N. com fachadas de três registos, rematadas por cornija de madeira, sob beiral com caleiro. Fachada principal com primeiro e segundo registo em aparelho isódomo de granito e último rebocado e pintado de branco. Primeiro registo com porta e janela jacente, ambas com imposta destacada, com chanfro. Segundo registo com par de janelas de verga recta com moldura formando brincos. Terceiro registo com par de janelas de guilhotina, em verga recta, encostadas à cornija de remate. Fachada lateral, virada a N., com primeiro registo em aparelho rusticado de granito, pintado de branco e superiores rebocados e pintados de branco. Apresenta dois panos, com registos não coincidentes, no pano da esquerda, na separação do primeiro registo dos superiores é visível uma trave de madeira assente sobre barrotes, que corresponde ao suporte do segundo piso. Pano esquerdo possuindo no primeiro registo, duas janelas jacentes e uma porta, desalinhadas, de verga recta, com chanfro, a que se encontra junto ao cunhal com pequeno alpendre. Segundo e terceiro registo com quatro janelas de verga recta, as dos segundo, de dois batentes, com moldura formando brincos, e as do último, em guilhotina. Pano direito com porta e janela jacente, de verga recta com chanfro, no primeiro registo, par janelas de guilhotina, no segundo e outra janela de guilhotina com moldura formando brincos, no último registo. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua D. Frei Caetano Brandão, n.º 118 a 126, Largo da Praça Velha, n.º 15 A

Protecção

Incluídos na Zona Especial de Protecção da Sé de Braga (v. PT010303520005)

Enquadramento

Urbano, em pleno centro histórico da cidade de Braga (v. PT010303070089), em terreno de ligeiro declive, adossados em banda a prédios de habitação, e formando gaveto entre a Rua D. Frei Caetano Brandão e o Largo da Praça Velha. Na proximidade, a E., a Sé de Braga, e a NO. o Arco do Souto (v. PT010303520012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Construção dos prédios.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em granito; portas, janelas e cornijas de remate, em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 2001 / 2002 - Restauro das fachadas, incluíndo a limpeza de cantaria, reboco e pintura.

Observações

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login