Capela de São Lourenço de Vale de Boi

IPA.00017073
Portugal, Faro, Vila do Bispo, Budens
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de nave única contrafortada, sem capela-mor diferenciada, com sacristia adossada a S., de proporções modestas, com cobertura interior em tecto de duas águas. Insere-se na tipologia de templos regionais de carácter utilitário.
Número IPA Antigo: PT050815020014
 
Registo visualizado 147 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal regular composta por nave única, sacristias a S. e dependências sanitárias a N.. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura uniforme em telhado duas águas cujas águas se prolongam pela Sacristia e instalações sanitárias. Alçados de alvenaria rebocados e caiados. Fachada principal a NE., de pano único, com embasamento proeminente a N.; portal principal axial, com acesso por três degraus, de verga recta com molduras em cantaria e portadas de dupla porta de caixotões; remate em empena truncada no vértice pelo pedestal da cruz em ferro; do lado esquerdo sineira de volta perfeita. Fachada laterais de registo único e dois corpos, à mesma altura, correspondentes à nave e corpo adossado; remates rectos em beirado saliente; 1º corpo de dois e três panos, respectivamente a N. e S., definidos por dois e quatro contrafortes em rampa, truncados; no alçado N. janela rectangular no 3º pano e último contraforte, a E., embebido no corpo adossado correspondente às instalações sanitárias; este é idêntico ao da sacristia mas rasgado por janela quadrangular; ambos possuem os alçados laterais, E, e O. ligeiramente elevados relativamente à linha do telhado. Fachada E., cega, de dois corpos, correspondentes um à nave e sacristia e o outro às instalações sanitárias, ligeiramente saliente; remate da fachada em empena; o corpo da esquerda possui a zona correspondente à cabeceira ligeiramente saliente com pequeno contraforte entre esta e a sacristia. INTERIOR: iluminação escassa feita unicamente através de duas janelas laterais na nave e uma outra no corpo adossado a N.. Nave estreita, sem elementos divisores no alçado e organizado em três tramos definidos pelas nervuras do tecto, este acompanhando as duas águas da cobertura exterior; pavimento de mosaico industrial; pia de água benta adossada à parede O. do lado S. do portal principal; altar-mor composto por amplo nicho de volta perfeita inscrito na parede, onde se inscreve um outro nicho, de menores dimensões encimado por uma cruz; frontal de altar rectangular composto por azulejos azuis e brancos alusivos ao instrumento de martírio de São Lourenço (a grelha), envolvido em medalhão de volutas e contra-volutas, sendo a cercadura composta por sucessões de elementos vegetalistas; iluminação artifical da nave composta por quatro candeeiros.

Acessos

A NNO. da povoação, com acesso pela continuação da Rua da Bica

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, planície, isolado, implantado numa zona descentrada em relação ao núcleo edificado da povoação, com amplo adro definido pela via pública a O. e a N. e por propriedades rurais a S. e a E..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - frontal de altar barroco; 1969, 02 de Fevereiro - estragos provocados pelo sismo; 1980 - 1990 - reconstrução quase integral.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes contrafortadas

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada; vidro; ferro; madeira; azulejo, alumínio

Bibliografia

FARRAIA, Maria da Conceição, Subsídios para o ordenamento do concelho de Vila do Bispo ( texto policopiado - dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), 1989; FARRAIA, António Samuel Mirrado e FARRAIA, Maria da Conceição, Budens. Concelho de Vila do Bispo. Subsídios para a sua história, Faro, Algarve em Foco, 1993; Guia turístico e ambiental do concelho de Vila do Bispo, GEOTA / Câmara Municipal de Vila do Bispo, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Diversos 219

Intervenção Realizada

DGEMN: 1969 - obras de restauro e consolidação dos estragos provocados pelo sismo; Paróquia de Budens: 1980 - 1990, c. de - recuperação incluindo substituição do pavimento original e das portadas do portal principal; reconstrução da sacristia.

Observações

Autor e Data

Patrícia Viegas 2000 / Paulo Fernandes 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login