Igreja Paroquial de Alfundão / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00017010
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, União das freguesias de Alfundão e Peroguarda
 
Arquitectura religiosa, visigótica, manuelina, neoclássica, popular, vernácula. Igreja paroquial cuja tipologia e planimetria remetem para as constantes da arquitectura popular da região, com soluções funcionais e de grande austeridade, com forte autonomia de cada volume. Nos elementos mais cuidados, como sejam os retábulos revela-se uma maior influência de elementos eruditos, em particular do neoclassicismo, patente na utilização de ordens clássicas, frisos, grinaldas e urnas que se destacam em planos lisos, marmoreados.
Número IPA Antigo: PT040208010021
 
Registo visualizado 286 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, orientada, composta por nave e capela mor mais estreita a que se adossam à esquerda o baptistério com escadas de acesso ao coro alto, dependências e sacristia e à direita o campanário, dependências, capela do Santíssimo e casa do despacho da irmandade do Santíssimo Sacramento. Volumes articulado com coberturas diferenciadas em telhados de duas aguas, para a nave e capela mor, prolongando-se sobre as dependências do lado direito e capela do Santíssimo, casa do despacho e sacristia, para o camarim e para o campanário, e de uma só agua no baptistério e nas dependências do lado esquerdo. Fachada principal com soco pintado a azul e dois registos separados por cornija pintada e beirado, no pano inferior abre-se o portal principal em arco de volta perfeita assente em cornijas, com moldura de cantaria chanfrada, no registo superior abre-se um óculo circular com moldura pintada e grelha de cantaria pintada em forma de cruz grega, sobrepujada por mostrador de relógio em cantaria com numeração árabe e inscrição " A ROMERO / LISBOA " encimado por lápide rectangular de cantaria com inscrição; remate superior em empena sobrepujada por cruz latina de ferro forjado; á direita do portal adossa-se o campanário com soco pintado de azul e dois registos separados por cornija pintada e beirado; o registo inferior é cego e o superior é rasgado por olhal em arco de volta perfeita com moldura estreita pintada e remate superior em frontão triangular encimado por cata-vento de ferro forjado; á direita adossa-se o volume de dependências com soco pintado, porta de verga recta e remate superior em meia empena; á esquerda adossa-se o volume do baptistério com soco pintado, fresta e remate superior em meia empena. Fachada S. com soco pintado e remate superior em beirado, que se eleva no troço correspondente à capela do Santíssimo; capela-mor recuada com soco pintado e poial adossado onde se integra no canto SE. Bloco de cantaria com a face S. lavrada, de forma quadrada e dividida em quatro campos, os dois superiores ocupados por cruzes páteas inseridas em círculos e os dois inferiores por quatro círculos tangentes formando cruz pátea; o pano é rematado superiormente por cornija pintada e beirado e rasgado por janela que se integra num ressalto do pano de parede. Alçado E. com soco saliente pintado a azul e remate superior em empena delimitada por cornija pintada encimada por cruz latina de ferro forjado; À esquerda adossa-se num plano recuado o volume da casa do despacho, com soco pintado, porta e remate superior em meia empena, à direita adossa-se o volume recuado da sacristia, cego, com soco pintado e remate superior em meia empena. Alçado N. com o volume das dependências rasgado por uma porta ladeada por duas janelas, seguido do volume mais alto da sacristia, rasgado por uma janela, e do volume recuado do camarim, cego, sendo todos os volumes rematados por beirado e apresentando soco pintado. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço assente em cornija, porta resguardada por guarda vento de madeira com bandeiras de vidro, coro alto assente em abóbadas de aresta que se apoiam em três arcos, sendo o central mais largo, de asa de cesto e os laterais de volta perfeita, assentes em pilastras, com balaustrada de madeira pintada; á direita de quem entra destaca-se uma pia de água benta de cantaria de secção oitavada assente em pilar de cantaria de secção oitavada; do lado esquerdo destaca-se pia de água benta de cantaria embutida na parede; de lado do Evangelho rasga-se, sob o coro alto, um arco de volta perfeita que conduz ao baptistério, coberto por abóbada de aresta, onde se conserva fonte baptismal de cantaria lavrada, de secção oitavada apoiada em pé contornado por anel entrançado e assente em base tronco-piramidal com uma semi-esfera em cada face, na parede fundeira destacam-se as escadas de acesso ao coro alto; segue-se uma porta entaipada e um altar lateral com retábulo de estuque marmoreado, com um painel centra preenchido por pintura mural representando as almas do purgatório, ladeado por colunas coríntias, seguidas por pano onde se destaca mísula, rematado lateralmente por pilastra, remate superior em cornija; do lado da Epístola destaca-se o púlpito com bacia de cantaria caiada e balaustrada de madeira e a capela do Santíssimo a que se acede por arco de volta perfeita, emoldurado, com chave saliente e assente em pilastras pintadas a ocre, cobertura em abóbada de nervuras, mesa de altar de alvenaria caiada com sacrário de talha dourada e policromada e retábulo de estuques marmoreados tendo por centro uma pintura mural representando a última ceia, de remate contracurvado, ladeado por pilastras coríntias encimadas por urnas com flores, seguidas de pano curvo onde se destaca mísula, rematado por pilastra coríntia encimada por urna com flores. Arco triunfal de volta perfeita com moldura de chave saliente, assente em pilastras; capela-mor coberta por abóbada de berço decorada com pinturas murais, apresentando ao centro um medalhão oval com a imagem de Nossa Senhora da Conceição; altar mor com túmulo do Senhor Morto e frontal de madeira pintada imitando brocado com medalhões com símbolos da paixão, retábulo de estuques marmoreados com camarim central em arco de volta perfeita, enquadrado por frontão curvo assente em colunas coríntias, ladeado por mísula que encimam as portas de acesso ao camarim.

Acessos

Praça Luiz da Rocha Mancio

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, do centro de uma praça, tendo em frente um pequeno jardim e à direita um chafariz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção, no local provável da antiga igreja visigótica, de que subsiste um elemento de cantaria lavrada junto da porta da sacristia; séc. 18 - reconstrução parcial; séc. 19, inícios - retábulos de estuque e pinturas murais; séc. 19, 2ª metade - remodelação da sacristia, com pinturas murais, bem como da casa do despacho.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, abóbadas de tijolo rebocadas e caiadas, pavimentos em mosaico hidráulico, tijoleira e soalho, telhado em telha de aba e canudo de fabrico industrial, cruzes de ferro forjado, portal e elementos secundários de cantaria, portas e caixilharias de madeira, retábulos de estuque marmoreado, pinturas murais, balaustradas de madeira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
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