Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo

IPA.00017003
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, União das freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros
 
Arquitectura residencial, ecléctica. Casa de habitação seguindo os formulários tradicionais na região, com o piso térreo destinado a apoio da actividade agrícola e o piso superior destinado a habitação; gosto ecléctico oitocentista nos elementos decorativos: azulejos, pinturas murais e estuques. A grande variedade de elementos decorativos, desde os lambris de azulejos e pinturas murais, até aos tectos com estuques relevados.
Número IPA Antigo: PT040208020013
 
Registo visualizado 259 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta longitudinal, composta. Massas dispostas na horizontal com cobertura em telhado de 4 águas. Alçado principal orientado N., com embasamento de argamassa pintado, e pano único definido por cunhais, dividido em dois registos por friso de argamassa pintada e rematado superiormente por cornija e platibanda decorada com falsos balaústres de argamassa relevada, de onde se destacam gárgulas de cerâmica e em cujos extremos se elevam vasos de cerâmica; no registo inferior rasgam-se três janelas com moldura pintada e grades de ferro forjado, uma porta com moldura pintada e uma janela idêntica às anteriores; no registo superior rasgam-se seis janelas de sacada com moldura pintada e gradeamento de ferro forjado do tipo de barrinha assentes em mísula de cantaria, sendo as cinco primeiras correspondentes aos vãos de registo inferior. Alçado O. semelhante ao anterior: no registo inferior rasgam-se duas janelas com molduras pintadas e grades de ferro forjado, uma porta com moldura pintada, duas janelas e uma porta de esquema idêntico às outras; no registo superior rasgam-se, na correspondência dos vãos inferiores, seis janelas de sacada idênticas às do alçado N.; a platibanda interrompida ao centro por gradeamento de ferro forjado do tipo de barrinha, correspondente a um mirante que se eleva com um pano definido por cunhais, rematado por cornija e beirado, à esquerda do qual se adossa uma meia empena que articula a platibanda com o beirado do mirante; no mirante rasgam-se duas janelas em arco de volta perfeita e na meia empena uma janela mais pequena em arco de volta perfeita. Embasamento, cunhais, friso, cornija, decorações da platibanda e molduras de vãos pintados a cor amarela. A SO., adossado ao alçado O., um portão em arco de volta perfeita. INTERIOR: ao nível térreo uma série de compartimentos cobertos por abóbadas de aresta assente em pilares, que se desenvolvem ao longo da fachada O. e que correspondem à antiga adega e compartimentos de armazenamento e apoio agrícola; o acesso à área habitacional faz-se pela fachada N., para onde abre um átrio de planta quadrada de onde parte uma escadaria com degraus de cantaria que conduz ao piso superior; no primeiro patamar da escada abre-se uma porta que conduz a uma sala quadrada com tecto de madeira de saia e camisa e friso pintado com motivos vegetalistas. O primeiro andar apresenta uma ampla sala com duas janelas de sacada viradas a N. e tecto decorado com estuques relevados com motivos vegetalistas em torno de medalhão central; diversas outras salas apresentam decoração semelhante, organizando-se em torno de um corredor longitudinal, paralelo à fachada O., decorado com lambris de azulejos azuis e brancos e coberto por abóbada de canhão.

Acessos

Praça Comendador Infante Passanha, n..º 6

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo de 13 novembro 2002 (Aviso n.º 7515/2003, DR, 2.ª série, n.º 225, Apêndice, n.º 147, de 29 setembro 2003) *1

Enquadramento

Urbano, formando o gaveto de uma frente construída que abre sobre um largo calcetado que o separa da Igreja Matriz (v. PT040208020002). Adossado a E. à Casa do Lg. Comendador Infante Passanha, n.3 (v. Pt040208020009).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1960 - instalação da Câmara Municipal

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado em telha de canudo, caixilharias de madeira com vidros coloridos, gradeamentos de ferro forjado, gárgulas de cerâmica, pavimentos de soalho e mosaico hidráulico, tectos de madeira, abóbadas e estuques relevados, lambris de azulejos, pinturas murais

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja, Lisboa, 1992

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: "Paços do Concelho / Edifício sede sito na Praça do Comendador Infante Passanha, n.º 6".

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login