Igreja de São João de Calvos

IPA.00001700
Portugal, Braga, Guimarães, Lordelo
 
Igreja de um românico pobre com afinidades com a Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo e Igreja de São Nicolau. Igreja de exíguas dimensões muito adulterada por obras sucessivas e carácter muito rústico.
Número IPA Antigo: PT010308280029
 
Registo visualizado 758 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Igreja de planta longitudinal composta pelos dois corpos rectangulares da nave e capela-mor. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachada principal voltada a O. rematada em empena encimada por um campanário que termina também ele em empena. Portal simples de verga recta sobre pé-direito. Fachadadas laterais percorridas por cornija sobre cachorros. Portal lateral S. de verga recta simples e fresta na parede testeira da capela-mor. Interiormente, vestígios de rudimentar pintura a fresco; singelo arco triunfal de arco sensivelmente quebrado encimado por fresta entaipada. Tecto de madeira. A capela-mor, junto às beiradas apresenta 6 modilhões de almofada. Altar de grande simplicidade em talha e fresta encimada por cruz da Ordem dos Templários.

Acessos

Lugar da Igreja, entre os rios Ave e Vizela na Est. Guimarães - Santo Tirso.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 40 361, DG, I Série, nº 228 de 20 outubro 1955

Enquadramento

Rural, isolado, numa pequena elevação circundada por vinhedo que ladeia um caminho de aldeia. Fachada posterior precedida por ampla escadaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época medieval - construção da igreja.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; cobertura em estrutura de madeira e revestida telha de barro; caixilharias de madeira.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Minho, Lisboa, 1991; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. I, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN

Intervenção Realizada

DGEMN: 1960 - Escoramento das paredes e cobertura da capela-mor da Igreja; 1961 - Obras de restauro e conservação; 1972 - Obras de restauro na nave, coberturas e interiores ( comparticipada pela Comissão de Fábrica ).

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login