Casa da Família Alcoforado / Sociedade Bejense

IPA.00016983
Portugal, Beja, Beja, União das freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista)
 
Palacete que enfileira na tipologia das casas urbanas em que o R/C é ocupado por cavalariças, cocheiras e outras dependências, cobertas por abóbadas e o primeiro andar se destinava a habitação, com tectos planos. No R/C subsistem algumas abóbadas de cruzaria de ogivas com nervuras chanfradas, características do sistema construtivo gótico. O tratamento das fachadas e dos interiores do primeiro andar revelam um gosto ecléctico, mas que pouco se afasta da tradição vernacular, apenas mais exuberante, com as janelas de sacada em arco de volta perfeita, gradeamentos de ferro fundido vagamente neo-gótico e influências Luís XVI na tribuna e mobiliário do Salão de Baile.
Número IPA Antigo: PT040205150088
 
Registo visualizado 215 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Fachada principal virada a SE. de um só pano rebocado e caiado, definido por cunhais de argamassa caiados a ocre, assente em soco de argamassa caiado a ocre e rematado superiormente por platibanda caiada a ocre rasgada por três óculos ovais com moldura de argamassa branca, encimada por cornija assente em mísulas, apoiada em entablamento caiado a branco com friso ocre, encimado por beirado; ao nível térreo abrem-se sete vãos em arco de volta perfeita, com molduras de argamassa contornada por cornija ao nível do arco, sendo da esquerda para a direita: uma porta, três janelas e três portas; ao nível do primeiro andar rasgam-se sete janelas em arco de volta perfeita com molduras iguais às do R/C, das quais a central e as dos extremos são de sacada, com gradeamentos de ferro fundido assentes em bacias de alvenaria caiadas a ocre, e as restantes são de peitoril. Fachada lateral NE. de dois panos definidos por cunhais apilastrados de argamassa caiada a cinzento e pilastra de cantaria, assentes em soco de argamassa caiada a cinzento e rematado por entablamento de friso caiado a cinzento e beirado; panos divididos em dois registos por molduras de argamassa caiadas a cinzento; no registo inferior do primeiro pano abrem-se três portas com molduras de cantaria encimadas por cornijas e no do segundo uma porta, no registo superior do primeiro pano rasgam-se cinco janelas de sacada em arco de volta perfeita com molduras de argamassa assentes em pilastras e gradeamento de ferro fundido assentes em bacias de cantaria; no registo superior do segundo pano abre-se uma só janela de sacada idêntica. Fachada lateral SO. de dois panos separado por cunhais apilastrados de argamassa caiada a ocre, assentes em soco de argamassa caiado a ocre; o pano da direita corresponde a dois pisos e é rematado superiormente por platibanda rasgada por óculo oval, assente em entablamento de argamassa caiado a branco, com friso ocre e rematado por beirado; ao nível térreo abre-se uma porta central em arco de volta perfeita com moldura de argamassa caiada a ocre contornada por cornija ao nível do arco, tendo à esquerda uma janela e à direita um óculo oval com moldura de argamassa caiada a ocre, encimado por cornija assente em mísulas; ao nível da primeiro andar rasgam-se três janelas de peitoril idênticas às da fachada principal; o pano da esquerda corresponde apenas a um piso e é rematado superiormente por gradeamento de ferro fundido, apresenta duas portas com molduras de argamassa caiadas a ocre encimadas por uma cornija única de argamassa caiada a ocre; elevando-se num plano recuado um pano rematado por platibanda que se eleva ao centro, rasgada por óculo circular e assente em cornija e beirado interrompidos ao centro; é rasgado por três portas em arco de volta perfeita com molduras de argamassa caiadas a ocre. INTERIOR: dividido em dois pisos, com o R/C dividido em amplos compartimentos abobadados; a porta de acesso ao primeiro andar abre-se na fachada NE. e conduz a um átrio separado em duas naves por arcos de volta perfeita, cobertos cada um deles por dois tramos de abóbadas de cruzaria de ogivas com nervuras chanfradas, separados por arcos formeiros assentes em pilastras de cantaria; o pavimento é lajeado a mármore preto e branco e as paredes revestidas com silhar de azulejos de padrão polícromo de 2 x 2, assentes em rodapé de mármore preto e rematados por cercadura; várias portas em arco de volta perfeita, com molduras de argamassa, comunicam com as dependências térreas; na paredes SO. abre-se um arco de volta perfeita com moldura de argamassa chanfrada que dá acesso à escadaria de dois lanços em L, com degraus revestidos a mármore e silhar de azulejos idêntico ao do átrio; ao nível do primeiro andar a escadaria desemboca num corredor transversal que desemboca a NE. num átrio iluminado por clarabóia, em cujo topo SE. de abre uma porta em arco de asa de cesto com bandeira e quatro folhas envidraçadas, que comunica com uma sala; na parede NE. destaca-se ao centro uma lápide alusiva à fiundação da Sociedade, ladeada por portas em arco de volta perfeita, que dão acesso ao salão de baile; na parede NO. abre-se um arco de volta perfeita que dá acesso à sala, com paredes decoradas com molduras de estuque relevado e três janelas de sacada, em arco de volta perfeita, abertas sobre o terraço. O Salão de Baile ocupa quase toda a fachada NE. para onde se abrem três janelas de sacada; cobertura em tecto plano com forro de madeira, do tipo de saia e camisa, dividido em seis painéis por molduras pintadas a verde claro, de onde se suspendem três lustres de cristal e bronze dourado; no topo NO. a tribuna da orquestra, elevada e resguardada por balaustrada de madeira pintada a branco; nas paredes destacam-se espelhos com molduras encimadas por laços, ladeados por aplique de cristal e bronze dourado; no topo SE. comunica com uma sala coberta por tecto idêntico mas apenas com quatro painéis, onde se abrem ventiladores de ferro fundido, e lustre de cristal, com uma janela sobre a rua, em frente da qual se destaca uma lareira com fogão de ferro fundido enquadrado por pilastras que suportam entablamento, sobre o qual se apoia em espelho de moldura gravada e espelhada; voltando ao corredor, este comunica a SE. com pequenas salas de jogo e termina no bar que comunica com o terraço.

Acessos

Rua do Touro, n.º 44

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (v. PT040205110004).

Enquadramento

Urbano, adossado a NO. a diversas construções de dois pisos, fornteiro ao Cine-Teatro Pax Júlia (v. PT040205150037) e abrindo a fachada lateral SO. sobre um largo onde no passado se elevava a Igreja de São João Baptista; a O. situa-se o Convento de Nossa Senhora da Conceição (v. PT040205110004), rodeado por árvores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção; 1640 - nascimento de Mariana Alcoforado na casa; séc. 1854 - remodelação e adaptação para instalação da Sociedade Bejense.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; telhados em telha de canudo; portas envidraçadas de ferro e madeira, caixilharias de madeira e alumínio, vidro; grades de ferro fundido; molduras de portas, pilastra e bacias de varandas de cantaria; pavimentos de mármore, soalho de madeira e mosaico hidráulico; azulejos, tectos em abóbadas rebocadas e caiadas, forros de madeira pintada do tipo de saia e camisa e estuque; lareira de cantaria de mármore.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja, XII, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Sociedade Bejense

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; Sociedade Bejense

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2002

Actualização

 
 
 
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