Horta do Anjinho

IPA.00016974
Portugal, Beja, Aljustrel, Messejana
 
Arquitectura agrícola, rococó. Sumptuoso portão rococó, ricamente decorado, de elaborada e erudita composição, patente desde logo na curvatura que apresenta em planta, na utilização de colunas coríntias que raramente surgem na arquitectura regional, e no virtuosismo na utilização de argamassas relevadas na execução de concheados, asas de morcego e enrolamentos vegetalistas em composições assimétricas
Número IPA Antigo: PT040201030021
 
Registo visualizado 103 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Portão de alvenaria de pedra e tijolo, rebocado, decorado com argamassas relevadas e caiado, de verga recta ladeado por duas pilastras coríntias sobrepostas, de cada lado, assentes em plintos, rematado superiormente por frontão mistilíneo que conclui em arco de querena, encurvado, ladeado por urnas de argamassa de secção quadrada, assentes em plintos que encimam as pilastras, decoradas com conchas de argamassa relevada; no tímpano destaca-se um medalhão oval, emoldurado e enquadrado por concheados e asas de morcego em argamassa relevada, encimado por uma cartela polilobada, assimétrica, onde se destaca uma cruz da Ordem de Cristo, enquadrada por concheados, asas de morcego e enrolamentos vegetalistas, em argamassa relevada. Fachada tardoz de um só pano rematado em empena mistilínea ladeada por urnas de argamassa, ao centro destaca-se um pombal de um só pano de adobe rematado superiormente por beirado, rasgado por uma porta e três frestas.

Acessos

Por caminho de terra batida, a c. de 500m a SO. de Messejana, que parte do Largo do Jogo da Bola

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, em destaque numa zona plana, rodeado por campos de trigo, integrado no muro de taipa que rodeia a Horta do Anjinho, tendo a O., integrados no mesmo muro, uma casa térrea e dependências agrícolas, separadas por um portão. No interior da horta destacam-se algumas oliveiras e árvores de fruto, por entre culturas hortícolas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, meados - construção do portão.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e tijolo maciço, argamassada, rebocada e caiada, decorada com argamassas relevadas e caiadas, integrado em muro de taipa rebocada e caiada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login