Capela de Nossa Senhora da Lapa

IPA.00016943
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
 
Capela de reconstrução oitocentista neobarroca, de planta rectangular e massa simples. Fachada principal entre pilastras, rematada por frontão triangular encimado por cruz. Nas extremidades dois pináculos piramidais. Portal de verga recta encimado por janela rectangular. No frontão, cartela com iniciais, ladeada por palmitos entrelaçados, sobrepujada por flor de lís invertida. A unir as duas fachadas, inscrição no entablamento, com as datas de edificação e reedificação.
Número IPA Antigo: PT011312050252
 
Registo visualizado 311 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, de massa simples, com cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal com pilastras nos extremos, voltada a O., rematada por frontão triangular simples, encimado por cruz de granito. Nas extremidades dois pináculos piramidais. O portal principal de verga recta é encimado por uma janela rectangular, prolongando-se as ombreiras em linha curvílinea até à base do frontão. A reafirmar este eixo, insere-se no tímpano do frontão uma cartela oval saliente, com as iniciais sobrepostas "AM", ladeada por dois palmitos entrelaçados na base. Sobre a cartela uma flor de lis invertida. A fachada lateral, apoiada num embasamento de granito, orientada a S. encaixa-se entre pilastras. Encostada à linha de entablamento, no canto esquerdo, uma janela de guilhotina de verga recta e um pequeno campanário integrado na parede de arco abatido. No entablamento, a unir as duas fachadas, e uniformemente distribuída, inscrição que informa a sua construção e reedificação. No INTERIOR, retábulo dedicado ao orago.

Acessos

Foz do Douro, Rua do Passeio Alegre. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,147534; long.: -8,666725

Protecção

Incluído no Conjunto de imóveis na Rua do Passeio Alegre (v. PT011312050067) e incluído na Zona Especial de Protecção, da Torre, Capela ou Ermida de S. Miguel-o-Anjo (v. PT011312050029)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções, na margem esquerda do Rio Douro, em frente ao Bico da Cantareira, confronta com a Rua do Passeio Alegre. A capela destaca-se da frente ribeirinha, pois a fachada lateral apoia-se numa plataforma em granito que se prolonga constituindo um pequeno adro vedado, fronteiro à fachada principal e ao Jardim do Passeio Alegre. No sentido O. duas habitações de dois pisos estendem-se até à Viela de Nossa Senhora da Lapa.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: No entablamento: "ERECTUM A. D. MCCCXCI. REEDIFICATUM VER O.A.D.MDCCCXIX".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1340 - Edificação da capela; 1391 - reedificação da capela; 1758 - pertencia a Francisco da Silva Portela; 1800, 2 Maio - começaram as cerimónias religiosas para futura benção da capela; 4 Maio - benção da capela; 1819 - reedificação da capela; 1820 - os seus proprietários, Manuel José da Silva Monteiro e esposa Dª. Rosa Albina Portela requerem ao Bispo do Porto a continuação da celebração do culto na capela; 1920 - Agostinho da Sousa Guedes, doou por dote de casamento, a Maria Amália de Castro Sousa Guedes Guimarães Pestana e seu marido, Dr. António Guimarães Pestana de Magalhães; 1994 - é adquirida pelo actual proprietário à família Sousa Guedes.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito rebocadas pelo interior e exterior; cobertura revestida a telha de barro tipo marselha; revestimento do pavimento em soalho de madeira; caixilharias em madeira pintadas.

Bibliografia

LEAL, Silva, Escavações Históricas Portuenses, in O Tripeiro, 2º Ano, nº49, Novembro, Porto, 1909; Efhemerides, in O Tripeiro, 2º Ano, nº68, Maio, 1910;MARIA, Vigário Frey Francisco de Jezus, Memórias Paroquiais na Divisão Administrativa do Porto em 1758, S. João da Foz, in O Tripeiro, VI série, Ano V, nº7, Julho, Porto, 1965; LANHOSO, Adriano Coutinho, Nossa Senhora da Lapa, in Nossa Senhora Protectora dos Mareantes do Velho Burgo, Porto, 1966; PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietários: 1820 - Obras de restauro.

Observações

Para as despesas de manutenção do culto os antepassados de Manuel da Silva Monteiro e Rosa Albina Portela agregaram as casas contíguas para obtenção de rendas. Não foi possível o acesso ao interior do imóvel. A chave está com o filho do proprietário, o Arquitecto Jordão Felgueiras. O nº 496 que confronta com a Capela pertence ao mesmo proprietário.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login