Nichos de Nossa Senhora do Amparo e de Nosso Senhor dos Aflitos

IPA.00016881
Portugal, Bragança, Mirandela, Mirandela
 
Arquitectura religiosa, do ferro. Nichos em ferro fundido, de planta hexagonal com cobertura em coruchéu piramidal, com as faces semelhantes, divididas em três registos por pequenas cornijas, o central com arco trilobado, assente em colunelos angulares, firmados por pináculos.
Número IPA Antigo: PT010407210049
 
Registo visualizado 44 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Nicho    

Descrição

Nichos idênticos, em ferro fundido pintado de verde, de planta hexagonal, colocados sobre pedestal quadrado e cobertura em coruchéu piramidal de seis faces, igualmente de ferro fundido pintado de verde. Pedestal constituído por peanha quadrangular contracurvada em talão invertido, sobre a qual assenta o nicho, constituído por seis faces semelhantes, divididas em três registos por pequena cornija, os intermédios de secção trilobada, separadas por colunelos de fuste liso, encimados por pináculos lanceolados pintados de branco e, no topo dos colunelos, pequena gárgula tubular destinada a escoar as águas retidas pela platibanda; cada face é encimada por platibanda rendilhada, com motivos lanceolados e cruciformes recortados, tendo, no registo inferior, falsa guarda recortada, decorada com motivos lanceolados. As faces principais viram para a via, tendo, no topo, um pedestal em chapa com a inscrição: "ESMOLA / PARA N: S: DO AMPARO / 1887" no nicho N. e, no oposto: "ESMOLA / N: S: DOS AFLITOS / 1887". Na base do nicho, outra inscrição: / FUNDIÇÃO DO / OURO PORTO / 1887". O registo intermédio tem vão aberto em arco trilobado. O coruchéu é coroado por cruz trevada com resplendor. Flanqueando os nichos, mísulas em ferro fundido, decoradas com volutas e pintadas de branco, que suportam lanternas. Os INTERIORES dos nichos estão pintados de branco e encontram-se vazios.

Acessos

Em Mirandela, na margem direita do Rio Tua, junto à entrada da ponte velha

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Ponte de Mirandela (v. PT010407210001)

Enquadramento

Urbano, isolado, localizados num pequeno largo, pavimentado a alcatrão, junto à entrada O. da ponte velha de Mirandela, na margem direita do Rio Tua; estão colocados paralelamente, ladeando a via que atravessa a ponte, inseridos no centro de estruturas compostas por bancos semicirculares em granito, com acesso pela face frontal, com guarda de ferro fundido, fixa a pilares de cantaria

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: nicho

Utilização Actual

Religiosa: nicho

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

FUNDIÇÃO: Ouro, do Porto.

Cronologia

1549 - primeira referência à ponte, na obra de João de Barros; 1726, 15 Julho - documento em que se faz referência à necessidade de obras na ponte e nos nichos aí existentes, os quais se encontravam no meio da ponte, sobre a balaustrada, um de cada lado, a S., o cruzeiro e a N. o nicho, o qual tinha uma imagem de Nossa Senhora do Amparo; sobre a cruz, de granito, estava pintado o Crucificado; 1792 - Alexandre Macedo Souto Maior mandou embutir, na parte inferior dos nichos, duas caixas de esmolas reforçadas com guarnições de ferro; 1793 - colocação de dois anjos de folha, segurando lampiões e ladeando o nicho; 1794, 20 Julho - celebração das primeiras festas em honra de Nossa Senhora do Amparo, com os proventos das esmolas e por ordem do juiz de fora, António Pinto Ribeiro de Castro; 1816 - início de celebração anual, ininterruptamente; 1861, 22 Julho - benção da actual capela de Nossa Senhora do Amparo; 1877 - obras de alargamento e alteamento da ponte velha de Mirandela, realizadas pelas Obras Públicas, durante as quais se retiraram os nichos; 1887, 24 Abril - inauguração e benção, pelo bispo de Bragança, D. José Alves Mariz, dos novos nichos à entrada O. da ponte, construídos por iniciativa da Irmandade do Santíssimo, sendo juiz Albino Luís Mendo; 1909, 22 Dezembro - destruição parcial do enquadramento dos nichos provocada por cheia do Rio Tua.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Ferro fundido e forjado

Bibliografia

SALES, Ernesto Pereira de, Notícia histórica de Nossa Senhora do Amparo por um devoto da mesma Senhora, Porto, 1887; BARROS, João de, Geografia de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, Porto, 1919; SALES, Ernesto Pereira de, Mirandela - apontamentos históricos, vol. II, Mirandela, 1983.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - pavimentação da zona envolvente com cimento.

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login