Igreja Paroquial de Passos / Igreja de Nossa Senhora da Graça

IPA.00016862
Portugal, Bragança, Mirandela, Passos
 
Arquitectura religiosa, maneirista e rococó. Igreja paroquial de planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, com vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga recta, encimado por entablamento e ladeado por janelas jacentes, e por óculo quadrilobado. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, a lateral direita rasgada por porta travessa em arco abatido e por janelas. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira, a da nave de perfil abatido, com decoração rococó; retábulos de decoração rococó, assim como o coro-alto e púlpito no lado do Evangelho; no sub-coro pia baptismal, no lado do Evangelho.
Número IPA Antigo: PT010407240052
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia rectangular adossada a N.. De volumes escalonados e coberturas diferenciadas em telhados a duas águas (nave e capela-mor) e uma na sacristia. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, cunhais apilastrados encimados por pináculos piramidais e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a O., em empena truncada por sineira com duas ventanas de volta perfeita assentes em impostas salientes, encimada por cornija e cruz florenciada, com hastes facetadas, sobre pedestal, ladeada por pináculos bolbosos; portal axial de verga recta, encimado por entablamento e ladeado por duas janelas jacentes em capialço, sendo sobrepujado por óculo quadrilobado. Fachada lateral esquerda, virada a N., marcada pela sacristia, com duas portas de verga recta nas faces E. e O. e pequena janela na N.. Sobre o cunhal esquerdo da sacristia, um pináculo bolboso. Fachada lateral direita, virada a S., com porta travessa em arco abatido e pequena cornija e janela rectangular em capialço, no volume da nave; no da capela-mor, janela em arco abatido, com pequena cornija e avental encurvado. Fachada posterior em empena com cruz semelhante à da fachada principal no vértice; possui nicho em arco de volta perfeita, circunscrito por pilastras toscanas, sobre friso concheado e encimado por enrolamento e concha; sob este, pequeno elemento decorativo de cantaria. Os cunhais da fachada principal são encimados por friso sinuoso. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento em ladrilho cerâmico e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, apoiada em cornija do mesmo material, decorada com marmoreados fingidos, e três tirantes de metal; a cobertura, com o fundo pintado de azul claro, tendo reserva central com a pomba do Espírito Santo rodeada por grinalda de flores, possui uma platibanda fingida, em "trompe l'oeil", decorada por grinaldas de flores, tendo, na guarda, anjos e os Evangelistas: São Lucas e São João, no lado do Evangelho, e São Mateus e São Marcos, no oposto. Coro-alto de madeira em branco, com decoração dourada, assente sobre dois quarteirões e trave de madeira curvada ligeiramente nos extremos, com guarda balaustrada, formando espaldar curvo no centro; a decoração consta de concheados, alguns em asa de morcego, e enrolamentos; o acesso processa-se por escadas de madeira no lado da Epístola e o tecto do sub-coro encontra-se pintado de azul. No coro, existe alçapão de acesso às sineiras. No lado do Evangelho, pia baptismal em granito, decorada com motivos palmiformes que ligam o pequeno plinto circular e a taça hemisférica; segue-se o púlpito quadrangular, assente em mísula volutada e decorada com marmoreados, tendo guarda plena com motivos fitomórficos dourados, tendo acesso por escada balaustrada no lado direito. Sobre este, baldaquino de talha, com o intradorso pintado com motivos vegetalistas sobre fundo azul. Confrontantes, dois retábulos laterais, com estrutura semelhante, de talha pintada de branco com elementos dourados, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e ao Crucificado (Epístola). A porta travessa encontra-se ladeada por pia de água benta granítica, de perfil curvo e com vestígios de policromia. Arco triunfal em volta perfeita, assente em pilastras toscanas, sendo decorado com marmoreados, concheados e acantos, o extradorso envolvido por talha pintada de branco e dourado, que prolonga os retábulos colaterais, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e a Santo António. Capela-mor com pavimento em granito polido e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira assente em cornija marmoreada, pintado de azul, com reserva central representando Nossa Senhora das Graças, com moldura de acantos, concheados, elementos encanastrados e ramos de rosas. Retábulo-mor de talha pintada de branco e dourada, de planta recta e três eixos divididos por colunas torsas ostentando pâmpanos, o central com tribuna curva contendo trono de cinco degraus e com fundo pintado a imitar reposteiros; os eixos laterais possuem mísulas com imaginária; remate em tímpano curvo, acompanhando o perfil da cobertura, decorado com fragmentos de frontão invertidos, acantos e concheados. No lado do Evangelho, porta em arco abatido, de acesso à sacristia.

Acessos

Ao Km. 168 da EN 15, entre Murça e Mirandela

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no cimo de um outeiro. situado no centro da povoação, envolvida por um adro que define uma plataforma sobrelevada, delimitado por muro de alvenaria e com acessos por dois portões gradeados, situados a E. e O. e enquadrados por cunhais de cantaria, encimados por pináculos. O adro é pavimentado com calçada irregular e possui alguma vegetação arbustiva e arbórea, nomeadamente junto às fachadas principal e N.. A entrada E. abre para a rua principal e é precedida de uma escadaria em granito. No adro, uma estátua de Nossa Senhora do Carmo, sobre pedestal. Junto ao imóvel, o Museu de São Bento da Pala, com uma pequena casa e várias dependências onde se acha recriado o ambiente rural, com talhões de barro, arado, carro de bois, gadanha, pipo para o vinho, charrua, cantoneira das antigas cozinhas, pedras graníticas e vários objectos.

Descrição Complementar

Os retábulos laterais são semelhantes, de talha pintada de branco com pormenores dourados, de planta recta e um eixo, com painel central circunscrito por colunas torsas e pilastras com o fuste liso decorado por acantos; ambos remata em espaldar curvo com cornija borromínica e acantos; altares em forma de urna com cartela central decorada por acantos e concheados; no retábulo do lado do Evangelho, sobre o painel, tabela rectangular vertical, ladeada por quarteirões e aletas volutadas e remate em cornija. Retábulos colaterais são idênticos, de planta recta e um eixo composto por mísula central ladeada por colunas com o fuste liso, marmoreadas de azul e decoração concheada, com capitéis coríntios e pilastras com fuste liso, igualmente decoradas com concheados; rematam em fragmento de frontão e, sobre a mísula, resguardando as imagens dos oragos, um baldaquino triangular decorado com enrolamentos; os fundos são pintados de rosa, tendo, ao centro, resplendor azul com raios dourados; embutido no banco, um sacrário com a porta decorada por cruz e remate encurvado decorado com acantos. Na nave, várias cruzes de madeira com os centros pintados, representando uma Via Sacra.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR-DOURADOR: José Martins (1696).

Cronologia

1530 - Passos pertencia ao termo de Lamas de Orelhão e tinha 66 moradores; séc. 17, final - provável construção do imóvel; 1696, 21 novembro - douramento do retábulo-mor por José Martins; 1706 - a povoação tinha 80 vizinhos e a igreja era da apresentação do vigário de Lamas de Orelhão; séc. 18, 2.ª metade - remodelação do interior, com pintura das coberturas, coro-alto e púlpito; 1796 - Passos possuía 327 almas e a igreja era vigairaria da apresentação do reitor de Lamas de Orelhão, com o rendimento anual de 50 mil réis; séc. 20 - execução dos retábulos da nave e sanefa do arco triunfal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada; pavimento da capela-mor, vãos cunhais, cornijas e campanário em cantaria de granito; balaustradas do coro-alto, púlpito, portas, tectos e retábulos em madeira; cobertura em telha marselha e de aba e canudo.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, vol. I (séculos XV a XVI), Porto, Diocese do Porto, 1984; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, Lisboa, 1706; MENDES, José Maria Amado, Trás-os-Montes nos finais do século XVIII, Coimbra, 1981; SALES, Ernesto Pereira de, Mirandela - apontamentos históricos, vol. II, Mirandela, 1983; Dicionário enciclopédico das freguesias, Matosinhos, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2001 - prolongamento da sacristia, renovação dos rebocos, reparação dos telhado, colocação de pavimentos no interior.

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login