Oratório de Santa Ana

IPA.00016848
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, barroca. Oratório rasgado em muro românico, de vão rectangular com lintel recortado, e encimado por espaldar com cartela ricamente decorada.
Número IPA Antigo: PT011312140250
 
Registo visualizado 570 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Nicho    

Descrição

Vão rectangular, de lintel recortado, com moldura em aparelho de granito aparente, com remate em espaldar elevado, com composição lavrada simulando frontão de lanços, com cruz moldurada no vértice, e ao centro cartela epigrafada. Sob este, estreito altar de ferro. Interiormente, nicho de madeira, albergando a imagem da padroeira.

Acessos

Rua de Santana *1

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163) e na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, integrado em muro de granito, em rua de suave pendente, de acesso ao Largo do Colégio, junto a fachada setecentista. Na proximidade, o Colégio de São Lourenço (v. PT011312130050).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Na cartela "S. ANNA SUCCURE MISERIS".

Utilização Inicial

Religiosa: nicho

Utilização Actual

Religiosa: nicho

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1449 - É referência nas Vereações a porta da muralha existente neste local; 1524 - provavelmente já existira no local uma imagem de Santa Ana; 1542 - consagração a Santa Ana da porta da muralha românica, passando a designar-se Arco de Santa Ana; 1566 - a antiga rua das Aldas é já referida como Rua de Santana, no Tombo do Cabido; Séc.18, final - execução da moldura da porta de acesso ao nicho que existiria sobre o Arco de Santana *2; 1820, 30 Junho - termo de Manuel Luís da Silva Leça e de outros moradores, obrigando-se a responder pelos custos da demolição do Arco de Santa Ana; 1821, Agosto - demolição do arco de que apenas subsistido a pequena porta de acesso ao nicho *3; a imagem de Santa Ana é recolhida na Capela de São Crispim e São Crispiniano, que pertencia ao Hospital dos Palmeiros ou de São Crispim, da Confraria dos Sapateiros e Surradores, sendo os padroeiros da Confraria de São Crispim e São Crispiniano; 1872 - com a abertura da Rua Mouzinho da Silveira o Hospital da Palmeira e a capela são expropriados e demolidos; 1876 /1878 - construção da Capela de São Crispim, na Rua de Santos Pousada, para onde foi transferida, para altar próprio a imagem de Santa Ana; 2000, cerca de - colocação do nicho com a imagem e de altar de ferro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito; nicho em madeira; altar de ferro.

Bibliografia

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995; www.amp.pt/ppm/publicacoes/LSePorto/cap3_13htm, 29 Novembro 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMP: 2000, cerca de - Restauro da moldura do vão, colocação do nicho com a imagem e de altar de ferro.

Observações

*1 - A Rua de Santana é antiga Rua das Aldas e nela surgia a Porta ou Portal de Sant'Ana, uma das quatro portas da muralha românica do Porto; *2 - Esta porta estaria localizada extramuros da muralha românica, já sem função militar. Segundo descrição de Sousa Reis, o Arco de Santa Ana encontrava-se sensivelmente a meio da rua, a toda a largura, e sobre ele existia um nicho com a imagem de Santa Ana, voltado ao Colégio de São Lourenço, com acesso por escadaria de granito a partir de pequena porta rasgada na parede do lado esquerdo de quem subia ao Largo do Colégio, e que servia também de encontro ao arco; *3 - Esta porta é o único elemento subsistente do Arco de Santana tendo sido aproveitada e transformada no oratório.

Autor e Data

Patrícia Costa 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login