Igreja Paroquial de São Teotónio / Igreja de São Teotónio

IPA.00016830
Portugal, Beja, Odemira, São Teotónio
 
Arquitectura religiosa, maneirista, pombalina, popular. Igreja paroquial cuja planimetria e volumetria seguem o esquema fortemente arreigados na tradição vernacular do Alentejo, resultantes da articulação de diversos volumes, de funções distintas, com panos de parede rebocados e caiados, revelando uma maior sofisticação característica da época pombalina nos cunhais apilastrados, fortemente arreigados na tradição da tratadística maneirista pontuada pelo novo vocabulário neoclássico.
Número IPA Antigo: PT040211090049
 
Registo visualizado 133 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, orientada, composta por nave, capela-mor e camarim a que se adossam a S. a torre sineira, junto à fachada principal e a Sacristia junto da capela-mor, e a N. o baptistério e dependências. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de duas águas para a nave, capela-mor, camarim e dependências, de uma só água na sacristia e baptistério e em coruchéu na torre sineira. Fachada principal de um só pano caiado, definido por cunhais apilastrados de argamassa pintada a azul, assente em soco de argamassa pintada a azul, rasgado por portal de verga recta com moldura de cantaria encimada por cornija, sobrepujado por óculo circular, engradado, com moldura de cantaria, que interrompe a cornija inferior do frontão que remata o pano de fachada, encimado por cruz de ferro forjado assente em plinto de cantaria; à esquerda adossa-se o baptistério, recuado, de um só pano definido por cunhal de argamassa pintada a azul, assente em soco de argamassa pintado a azul e rematado superiormente por meia empena acompanhada por beirado; à direita adossa-se a torre sineira de dois registos separados por cornija alinhada pela cornija de base do frontão, sendo o inferior de um só pano definido por cunhais apilastrados de argamassa pintada a azul assente em soco de argamassa pintada a azul; o segundo registo de um só pano definido por cunhais apilastrados de argamassa pintada a azul, rasgado por olhal em arco de volta perfeita com moldura de cantaria, encimado por mostrador de relógio de cantaria; remate em coruchéu encimado por cata-vento de ferro forjado em forma de galo, assente em plinto de argamassa. Fachada S. com torre sineira de alçado idêntico ao da fachada principal, nave recuada de um só pano assente em soco de argamassa pintada a azul, rematado superiormente por cornija pintada a azul e beirado, rasgado por porta com moldura de cantaria sobrepujada por janela engradada com moldura de cantaria; sacristia destacada, de um só pano definido por cunhais apilastrados de argamassa pintada a azul, assente em soco de argamassa pintado a azul e rematado por cornija pintada a azul e beirado, rasgado por duas janelas engradadas com molduras de cantaria; camarim de um só pano definido à direita por cunhal apilastrado pintado a azul, rematado superiormente por cornija pintada a azul e beirado; é rasgado por janela engradada com moldura de cantaria e tem adossado, na base, um posto de transformação; o alçado O. da Sacristia apresenta um só pano definido à direita por um cunhal apilastrado de argamassa pintada a azul, assente em soco de argamassa pintada a azul e rematado superiormente por meia empena com cornija pintada a azul e beirado; é rasgado por porta com moldura de cantaria. Fachada E. com camarim de um só pano definido por cunhais apilastrados de argamassa pintados a azul, assente em soco rampeado de argamassa pintado a branco e rematado por empena com cornija pintada a azul e beirado; à esquerda adossa-se a Sacristia, recuada, de um só pano definido à esquerda por cunhal apilastrado de argamassa pintado a azul, assente em soco de argamassa pintada a azul e rematado superiormente por meia empena com cornija pintada a azul e beirado; na base adossa-se posto de transformação. INTERIOR: de uma só nave coberta por tecto de masseira, com forro de madeira pintada onde se destaca um medalhão central representando Nossa Senhora da Conceição; porta principal resguardada por guarda-vento de madeira com bandeiras envidraçadas, tendo à direita de quem entra uma pia de água benta de cantaria; coro-alto de madeira com balaustrada de madeira; ao longo de todas as paredes do templo corre um lambril de azulejos de padronagem polícroma a azul e manganês; do lado do Evangelho abre-se um arco de volta perfeita com moldura de cantaria assente em pilastras de cantaria, encerrado por grades de madeira, janela com vitral e púlpito assente em bacia de cantaria, caixa de madeira apainelada e porta com moldura de cantaria; segue-se a porta de acesso às escadas que conduzem ao púlpito, com moldura de cantaria, e uma capela lateral facial, enquadrada por arco abatido com moldura de argamassa assente em pilastras pintadas a cinzento; possui retábulo de talha dourada e policromada, com sotobanco liso, contornado por uma moldura e tendo ao centro uma outra moldura circular; banco com sete painéis, cada um dos quais apresenta um elemento vegetalista entalhado; corpo com nicho central em arco abatido contornado por rendas e ladeado por pilastras apaineladas com elementos vegetalistas entalhados, seguidas por painéis com volutas e concheados entalhados; ático com dois grandes painéis onde se destacam elementos concheados entalhados; do lado da Epístola abre-se uma porta com moldura de cantaria que conduz às escadas de acesso ao coro-alto e torre sineira, porta lateral encimada por janela e seguida por pia de água benta de cantaria e capela lateral com retábulo de talha idêntica à do lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras de cantaria apoiadas em degrau, ladeado por mísulas de talha dourada com imagens. Capela-mor coberta por abóbada de berço assente em cornijas, decorada com esgrafitos e pinturas murais tendo ao centro uma cartela polilobada com as armas de São Teotónio encimadas por coroa real, enquadradas por uma complexa composição de volutas, concheados e grinaldas de folhagens; lateralmente representa-se uma varanda de ferro forjado onde assentam cestos com frutos e jarras com ramagens; do lado do Evangelho abre-se uma porta de acesso a dependências, encimada por janela com vitral, seguida por janela idêntica; do lado da Epístola repete-se o mesmo esquema, dando a porta acesso à Sacristia; retábulo-mor de talha dourada e policromada, com sotobanco revestido a azulejos de padrão, com duas portas laterais; banco com um painel rectangular, com moldura entalhada enquadrando composição simétrica de elementos vegetalistas entalhados, ladeada por grinaldas de ramagens, entalhadas; corpo com tribuna em arco de volta perfeita contornada por renda, ladeado por nichos em arco de volta perfeita assentes em mísulas, ladeados por elementos vegetalistas entalhados e tendo por baixo painéis emoldurados com elementos entalhados de composição simétrica; ático com resplendor central ladeado por dois grandes painéis emoldurados preenchidos por composições entalhadas. Sacristia coberta por abóbada de berço, com arcaz de madeira na parede E. lavabo de cantaria ladeado por janelas na parede S. e porta de acesso à rua na parede O.

Acessos

Largo Gomes Freire. VWGS84 (graus decimais) lat. 37,508852 long. -8,705351.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, com construções adossadas a N., tendo fronteiro um amplo largo ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1570 - criação da Paróquia de São Teotónio; Séc. 16 - construção da igreja; 1755, 01 de Novembro - graves danos causados pelo terramoto: ruína das coberturas incluindo a abóbada da capela-mor; Séc. 18, segunda metade - reconstrução da igreja.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e pintadas, telhado em telha de barro vermelho de aba e canudo, portal, molduras de vãos, molduras de arcos, bacia de púlpito, pias de água benta, fonte baptismal e elementos secundários de cantaria, portas e caixilharias de madeira, grades de ferro, sinos de bronze, relógio com mostrador de cantaria, pavimentos de mármore, tectos de madeira, abóbadas rebocadas e caiadas, abóbada da capela-mor decorada com esgrafitos polícromos, lambril de azulejos de padrão, retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricerdo Pereira 2001

Actualização

 
 
 
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