Monumento alusivo à morte do Lidador

IPA.00016814
Portugal, Beja, Beja, União das freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)
 
Arquitectura comemorativa, revivalista. Monumento comemorativo de gosto tardo romântico muito tardio, cujos elementos construtivos mais relevantes são copiados da Ermida de Santo André ( v. PT040205130002 ), com grande fidelidade na reprodução, quer dos contrafortes, coroados por pináculos cónicos ladeados por merlões chanfrados, quer do portal, reproduzido em argamassa.
Número IPA Antigo: PT040205090077
 
Registo visualizado 181 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento comemorativo  Monumento comemorativo  Tipo arco

Descrição

Planta em "L", simples, irregular. Volumes articulados, com cobertura homogénea em terraço a que se adossa a N. um paredão ladeado por contrafortes cilíndricos. Fachada principal virada a N. com paredão central de um só pano rebocado e caiado, definido por contrafortes cilíndricos coroados por pináculos cónicos contornados por merlões chanfrados e rematado superiormente por sete merlões chanfrados assentes em cornija. Portal em arco ogival com moldura de argamassa caiada a cinzento, sobrepujado por painel de azulejos representando a morte do Lidador, a azul e branco, assinado e datado no canto inferior direito: "Jorge Colaço / Lisboa 2 - 5 -1940", contornado por moldura de padrão polícromo onde se destaca, em baixo ao centro uma cartela verde com inscrição: " A morte do Lidador / ...Perro maldito / sabe lá no Inferno que / a espada de Gonçalo Mendes é mais rija que a / sua cervilheira / lenda de Alexandre Herculano"; nos ângulos inferiores as armas nacionais; nos superiores, à esquerda, as armas de Gonçalo Mendes e, à direita, as de D. Afonso Henriques; ao centro as armas da cidade de Beja; à esquerda um pano mais baixo, rematado por platibanda e rasgado por uma janela e duas portas; à direita adossa-se um pano cego e outro idêntico mais recuado; o portal ogical conduz a uma escadaria de acesso a um mirante resguardado por murete. Fachada O. de um só pano, rematado por platibanda, rasgado por porta e janela, tendo à esquerda um pano cego, recuado. Fachada S. de um só pano, rematado por platibanda, rasgado por quatro janelas e duas portas. Fachada E. de um só pano, cego, rematado por platibanda.

Acessos

Jardim Público

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Convento de São Francisco (v. PT040205090009).

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado no fundo da alameda central do Jardim Público, adossado a tardoz ao muro envolvente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento comemorativo

Utilização Actual

Comemorativa: monumento comemorativo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJOS: Jorge Colaço (1940)

Cronologia

1940 - construção do munumento.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, azulejo, pavimentos de tijoleira e mosaico hidraúlico, portas e caixilharias de ferro.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. XII, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMB

Documentação Fotográfica

IHRU. DGEMN/DSID; CMB

Documentação Administrativa

CMB

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login