Casa Campos e Câmaras

IPA.00016811
Portugal, Beja, Beja, União das freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista)
 
Arquitectura residencial, maneirista, romântica. Casa urbana, bem característica do Maneirismo, patente nas janelas de sacada do primeiro andar, regularmente distribuídas, com molduras de cantaria encimadas por entablamentos e varandas com bases de cantaria assentes em mísulas volutiformes; em alguns vãos secundários, quer exteriores quer interiores, bastante simplificados e nivelados, são visíveis ainda persistências formais do Manuelino. As pinturas murais que decoram as duas principais salas do piso nobre são características do gosto romântico, com a representação de naufrágios, marinhas, batalhas, etc. revelando o eclectismo do gosto da época.
Número IPA Antigo: PT040205130074
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta em L, simples, irregular. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de quatro águas. Fachada principal a N., de um só pano rematado superiormente por entablamento e beirado; ao nível térreo rasgam-se um portão, uma porta e uma janela, com molduras de cantaria; a nível do primeiro andar abrem-se quatro janelas de sacada, com molduras de cantaria, encimadas por entablamento e varandas de ferro forjado, com bases de cantaria em forma de cornija, assentes em três cachorros volutiformes; no ângulo NE. destaca-se uma pedra de armas em cantaria, enquadrada por concheados, volutas e elementos vegetalistas. Fachada E. de um só pano, com soco de argamassa pintado a cinzento e remate superior em entablamento e beirado; ao nível térreo rasga-se portal de verga curva com moldura de cantaria chanfrada; ao nível do primeiro andar rasgam-se quatro janelas de sacada, com molduras de cantaria encimadas por entablamento, varandas de ferro forjado com bases de cantaria; acima do beirado eleva-se um ático rematado por beirado e rasgado por duas janelas engradadas. Fachada S. de um só pano definido por cunhais apilastrados, assente em soco escalonado de argamassa caiada a cinzento e rematado superiormente por entablamento e beirado; ao nível térreo rasga-se porta e cinco frestas altas e ao nível do primeiro andar cinco janelas de sacada, com molduras de argamassa, encimadas por entablamento e varandas de ferro forjado assentes em bases caiadas. INTERIOR: dividido em dois pisos e sótão, com átrio empedrado e coberto por dois tramos de abóbadas de aresta onde se destacam, ao centro, chaves de cantaria, uma delas com uma cruz da ordem de Santiago; a O., fronteiro ao portão de entrada, o portão de acesso ao pátio interior, tendo à esquerda uma manjedoura de cantaria; a S. abre-se porta com moldura de cantaria; a E., ao lado do portão de entrada, escadas de acesso ao primeiro andar, de dois lanços, em " L " e degraus de cantaria; o patamar central é precedido por um gradeamento de ferro forjado. O primeiro andar é estruturado por um corredor de planta em " U " que contorna um pequeno pátio central; a N. conduz a duas salas: a primeira com uma janela de sacada sobre o largo e tecto plano com vigas de madeira; alçado O. ocupado por estante que integra ao centro lareira de madeira entalhada, os restantes alçados são decorados com pinturas murais com lambril imitando azulejos, marmoreados encimados por cenas figurativas, enquadradas por molduras com grinalda; spbre os vãos centrais dos alçados, pinturas murais simulando sanefas ladeadas por cenas figurativas; no alçado E. e S. porta central e no N. janela de sacada central; a segunda sala é coberta por tecto da masseira e apresenta no alçado N. lareira ladeada por janelas de sacada, os restantes alçados são decorados com pinturas murais; as paredes são pintadas a verde claro com painéis figurativos representando cenas marítimas e naufrágios, enquadradas por amplas molduras com intrincadas composições de volutas, concheados, mísulas, atlantes com búzios e fontes; o alçado E. apresenta ao centro um painel ladeado por armários embutidos; no alçado S. largo painel central ladeado por duas portas e no alçado O. porta central ladeada por dois painéis.

Acessos

Largo do Lidador

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Beja (v. PT040205130003).

Enquadramento

Urbano, adossado a S. e O.; fachada principal virada sobre o Lg. do Lidador, onde se erguem, a E., a Sé (v. PT040205130036) e a Casa da Família Guedes (v. PT040205130080) e, a N., o Castelo (v. PT040205130003).

Descrição Complementar

PINTURAS MURAIS: na 1ª sala do 1º andar, pinturas sobre os vãos: no alçado S. figura-se sanefa com cortinas suspensas, ladeada à direita por uma vista de uma jardim com uma fonte e à esquerda por uma cena de combate entre cavaleiros cristãos e mouros, num fundo de paisagem; no alçado E., figura-se sanefa com cortinas suspensas, ladeada à direita por uma composição com figuras num fundo de paisagem e à esquerda por uma cena de baile, com um cantor e dois músicos num pavilhão junto a um bosque; no alçado N. figura-se sanefa com cortinas suspensas, ladeada à direita por uma figura feminina seminua em oração sob uma palmeira e à esquerda prisioneiros e soldados mouros. Na segunda sala os alçados O., E. e S. são decorados com pinturas murais com lambril dividido em painéis enquadrados por pilastras, moldura interior em ferronerie de onde se destacam figuras humanas, panejamentos, grinaldas de flores suportadas por aves e laços.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: delegação regional

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, meados - construção do imóvel; Séc. 19, primeira metade - execução das pinturas murais; Séc. 20, meados - obras de recuperação geral com aplicação de azulejos de figuras avulsas no corredor, instalação de lareiras e ocupação parcial do pátio.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, molduras de vãos, degraus e elementos secundários de cantaria de mármore de Trigaches, portas e caixilharias de madeira com vidros, gradeamentos de ferro forjado, telhado em telha de canudo, pavimentos em calçada, lagedo, tijoleira, tacos de madeira e mosaico hidráulico, tectos em madeira e estuque, pinturas murais, azulejos.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja, XII, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Academia Nacional de Belas Artes

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; Direcção Regional de Saúde

Intervenção Realizada

Proprietário: Séc. 20, meados - obras de recuperação geral incluindo substituição de portas e caixilharias.

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2001

Actualização

 
 
 
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