Passos da Via Sacra de Elvas

IPA.00001676
Portugal, Portalegre, Elvas, Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
 
Arquitectura religiosa, barroca. Passos da Via Sacra com elementos decorativos barrocos como os anjos e as volutas na fachada e os panejamentos num retábulo; azulejaria, barroca, historiada a azul e branco com figuras dinâmicas e movimentadas e recurso a elementos arquitectónicos no enquadramento. As pinturas a óleo e os revestimentos azulejares estabelecendo entre si programa decorativo coerente.
Número IPA Antigo: PT041207010040
 
Registo visualizado 172 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Via Sacra    

Descrição

Conjunto de 5 passos de planta central, quadrada. Todos os passos apresentam a mesma estrutura arquitectónica e decoração exterior encaixada em edifícios de maior volumetria, só o quarto passo se apresenta destacado como volume simples; arco de volta perfeita em mármore enquadrado por pilastras que suportam o entablamento; sobre este medalhão central quadrangular ladeado por uma voluta e um anjo de cada lado e encimado por pequeno frontão arredondado com concha ao centro, anjos e cruz em cima; uma grade de ferro forjado decorada com enrolamentos fecha o vão da capela. INTERIOR: Planta quadrada comum às cinco capelas. Primeiro passo: parede da Epístola coberto por azulejos azuis a brancos figurados representando soldados romanos, um deles a cavalo, com elementos arquitectónicos, putti, motivos vegetalistas e concheados no enquadramento. Parede do Evangelho revestido com painel azulejar alusivo à terceira estação em que Jesus cai pela primeira vez. Retábulo com tela com mesmo tema do pano do Evangelho com moldura de mármore preto encimada por cabeças de anjos esculpidas em mármore branco. Cobertura com abóbada de arestas revestida com azulejos que completam o programa decorativo da capela, com representações dos símbolos da Paixão de Cristo; pavimento de mármore e cimento pintado. Segundo passo: parede da Epístola preenchido com azulejos figurados azuis e brancos representando o encontro de Jesus com Sua Mãe. Parede do Evangelho tem porta com moldura marmórea sendo a restante superfície ocupada por painel de azulejos com a mesma temática do outro pano. Retábulo com pintura a óleo representando o encontro de Cristo com a Sua Mãe com moldura de mármore preto sobrepujada por cabeças de anjos alados de mármore claro. Cobertura com abóbada de arestas revestida a azulejos com motivos vegetalistas e cabeças de anjos alados que enquadram símbolos da Paixão; pavimento de mármore e cimento pintado. Terceiro passo. Parede da Epístola preenchido por painel azulejar, parcialmente desaparecido, relativo à 8ª Estação na qual Jesus consola as filhas de Jerusalém. Parede do Evangelho com painel azulejar representando a mesma temática do painel do lado oposto. Retábulo com tela representativa da segunda estação, momento na qual Jesus cai pela segunda vez, tem moldura de mármore escuro e decoração com cabeças de anjos alados sobre a verga. Cobertura com abóbada de arestas decorada com azulejos azuis e brancos que completam o programa decorativo dos panos com símbolos da Paixão; pavimento de mármore e cimento pintado Quarto Passo. Parede da Epístola revestido de azulejos figurados que parecem representar David consternado e choroso. Parede do Evangelho com painel azulejar que parece referir-se ao funeral do Rei Josias ( MORGADO, 1990 ). Retábulo rectangular de talha dourada que representa Jesus a ser açoitado, claramente subdimensionado para o enquadramento de mármore preto sobrepujado por cabeça de anjo alado e panejamento que cai atado com nós *3. Cobertura com abóbada de arestas caiada; pavimento de mármore e cimento pintado. Quinto passo. Parede da Epístola com painel azulejar representando Cireneu a sopesar a cruz. Parede do Evangelho preenchido com azulejos onde se pode ver um grupo de soldados romanos. Retábulo com tela representando Jesus ao lado de Verónica que exibe o lenço com o Seu rosto, emolduramento com mármore preto encimado por anjos aladas à semelhança do que acontece em outros passos. Cobertura com abóbada de arestas revestida com azulejos pintados com os símbolos da Paixão; pavimento de mármore e cimento pintado.

Acessos

Rua de Olivença, Rua de Alcamim, Largo da Misericórdia, Largo São João de Deus, Rua de André Gonçalves. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,879784; long.: -7,162923

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 *1

Enquadramento

Urbano, inseridos em vários edifícios da malha urbana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

CANTEIRO: Gregório das Neves Leitão (1747); PINTOR: António de Sequeira (séc. 18). PINTOR DE AZULEJO: Tomás de Barros (1748).

Cronologia

1724, 06 Novembro - acórdão para a construção das capelas dos passos pela Irmandade da Chagas; 1725 - conclusão da capela da Rua do Alcamim; 1726 - início da construção do passo da Rua da Misericórdia; 1727 - é ajustada a obra do passo da R. da Cadeia com João Cordeiro; 1728 - o passo da Rua da Cadeia é transferido para o Largo de São João de Deus; 1730 - conclusão do passo da Rua de Olivença; 1747, 26 Julho - a Irmandade das Chagas da Sé manda remodelar os passos junto ao Paço Episcopal e à Misericórdia, sendo feitos de pedraria, pelo canteiro Gregório das Neves Leitão; 1748, 7 Março - colocação de azulejos nas ilhargas, encomendados a Tomás de Barros de Lisboa; sucede-se a reforma dos Passos da Rua de Olivença e Alcamim; feitura de pinturas a óleo; 1861 - colocadas grades de ferro a substituir as portas de madeira primitivas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada; mármore no emolduramento da porta; azulejos nas paredes; mármore no retábulo; azulejos na cobertura; mármore e cimento pintado no pavimento.

Bibliografia

MORGADO, Amílcar F., Capelas dos Passos. Elvas, Elvas, 1990; GAMA. Eurico, Elvas. Rainha da Fronteira. (Monografia resumida), Elvas, 1986; BORGES, Artur Goulart de Melo, A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, in Monumentos, n.º 28, Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Setembro 2008, pp. 102 - 113.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Passos da Via Sacra (cinco), também denominados «capela da Rua de Alcamim», «capela da Rua de Olivença», «capela do Largo da Misericórdia», «capela do Largo São João de Deus» (antigo Largo do Hospital Militar), primitivamente na Rua da Cadeia, e «capela da Rua de André Gonçalves» (antiga Rua do Juíz, ao Arco do Bispo). *2 - abrange também as freguesias da Assunção e da Alcáçova. *3 - o facto deste painel de talha dourada estar tematicamente deslocado neste passo e ser estilisticamente distinto dos restantes pode dever-se aos trabalhos de transferência de que foi alvo (MORGADO, 1990).

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
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