Associação Náutica do Seixal

IPA.00016757
Portugal, Setúbal, Seixal, União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
 
Edifício Arte Nova e Art Déco. Expressão Arte Nova patente nos traçados geométricos, na construção de betão e nas faixas verticais e horizontais que esquadriam as fachadas e que valorizam a zona superior da fachada com movimento rítmico dos panos dos alçados. As tendências Art Déco sobressaem nos volumes geométricos, com elementos estilizados geometricamente, de linhas muito puras, e funcionalismo racional.
Número IPA Antigo: PT031510040023
 
Registo visualizado 2264 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Associação de beneficência    

Descrição

Planta simples rectangular de volumetria horizontal com cobertura de três águas. Edifício de dois pisos apresentando fachadas simétricas rasgadas ritmicamente por janelas e portas, na sua maioria, de duas folhas com bandeira, moldura simples e verga recta; Embasamento proeminente e pilastras divisoras de panos pintadas de cor branca, cornija continuada dividindo os dois pisos; Cantoneiras com ângulos atenuados suportando, cada uma, mastro de bandeira e candeeiro, no primeiro piso; remate com cornija arquitravada e platibanda cega. Fachada principal voltada a NO., de 3 panos; o pano central é rasgado por portal de verga em arco abatido, envolvido por moldura em lajes ladeada por duas janelas. Segundo piso aberto por janela de sacada, envolvida pela continuação da moldura do portal, com varandim e balcão assente em mísulas, a ladeá-la tem duas janelas semelhantes, sem varandim mas também com resguardos segurando um mastro de bandeira, cada; remate em platibanda com ilustração de barco muleta e a inscrição: CASA DOS PESCADORES DO SEIXAL, rasgada no corpo central por tabela rectangular vertical encimada por frontão curvo com aletas e rematado por bola. Panos laterais simétricos, rasgados, no primeiro piso, por duas portas e no segundo piso por duas janelas, remate com cornija e platibanda. Fachada lateral: no primeiro piso rasgada por porta ladeada por duas janelas, segundo piso aberto por janela de sacada ladeada por duas janelas remate com cornija e platibanda. Fachada posterior: semelhante à fachada principal divergindo desta pela substituição do portal por uma porta simples, semelhante às descritas inicialmente, pela inexistência dos mastros de bandeira e da moldura em laje e, ainda, pela maior simplicidade do frontão. INTERIOR: Primeiro piso ocupado por amplo armazém actualmente preenchido por equipamentos destinados ás actividades desportivas dos associados, tais como canoas *1. Escadaria em caracol de acesso ao 2º piso e sotão. Segundo piso de acesso por "hall" aberto, por porta de duas folhas, para salão e por portas de verga recta com bandeira para instalações sanitárias, secretaria e outras divisões. O salão, localizado na zona NE. do edifício, com 350 m2 (25x14 m) é aberto por amplas janelas para todos os lados. Tectos com decorações em estuque trabalhado e pintado.

Acessos

Rua Paiva Coelho, Rua João de Deus e Rua dos Pescadores

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Localizado no núcleo urbano antigo do Seixal nas imediações da antiga Escola Conde de Ferreira (v. PT031510040024), em zona ribeirinha e plana do estuário do Tejo. Apresenta-se adossado a O. por edifício de habitação sendo limitado a NO. pela Rua João de Deus, de onde se vislumbra a Praça do Mártires da Liberdade, com o seu jardim, e o rio, a SE. pela Rua Paiva Coelho virada para o interior da cidade e a NE. pelo beco denominado Rua dos Pescadores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: associação de beneficência

Utilização Actual

Desportiva: associação desportiva

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE DE OBRAS: José Simão Pereira

Cronologia

1896, 01 novembro - fundação da Associação dos Pescadores do Seixal do Alto Mar; 1898, 18 fevereiro - Aprovação dos Estatutos da Associação em Despacho Real do Ministério das Obras Públicas Comércio e Indústria; 1899, 03 abril - Assembleia Geral que aprovou a compra de um terreno para a edificação da Sede da Associação Piscatória e que hoje è Sede da Associação Náutica do Seixal; 1898, 13 outubro - Escritura da venda de um terreno por 60$000 para a construção do Edifício-Sede na antiga Rua Infante D. Henrique (actual Rua Paiva Coelho); 1900, 02 fevereiro - Inicio da construção do Edificio-Sede da Associação da Classe Piscatória da Villa do Seixal; 1902, 31 agosto - Inauguração do Edificio-Sede da Associação da Classe Piscatória da Villa do Seixal *2; 1912, 02 junho - Fundação da Secção Desportiva da Casa dos Pescadores do Seixal; 1981, 23 janeiro - Fundação da Associação Náutica do Seixal na sequência da extinção da Casa dos Pescadores e da sua Secção Desportiva, pela qual deixava de ter base legal a designação anterior da Instituição.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada (de cor de rosa), cantaria (embasamento, pilastras, molduras, balcão, mísulas e cornijas), vidro, ferro fundido (guardas, bandeiras, candeeiros, mastros de bandeira, resguardos e corrimão), madeira (janelas, portas, escadas e pavimento), telha cerâmica.

Bibliografia

A.N.S., www.anauticaseixal.com, 14 Outubro 2003

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- originalmente local onde reparavam as redes e se recolhiam os utensílios de pesca; *2 - em substituição da primeira localizada no 1.º andar do prédio n.º 35 da actual praça Luís de Camões.

Autor e Data

Cecília Matias e Pedro Tavares 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login