Caleiras da Escusa / Fornos de Cal da Escusa

IPA.00001673
Portugal, Portalegre, Marvão, São Salvador da Aramenha
 
Arquitectura industrial, vernácula. Estruturas industriais associadas à exploração dos calcários locais e produção de cal. Estruturas representantes de uma das indústrias típicas da economia local, que recua à ocupação romana e se manteve viva até há quatro décadas atrás quando surgiram meios mais modernos e eficazes de produção.
Número IPA Antigo: PT041210040009
 
Registo visualizado 480 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Forno  Forno de cal  

Descrição

Cinco caleiras, todas sensivelmente iguais, de planta irregular, circular, dispostas ao longo de uma linha recta no sentido O. - E.. Massa simples, disposta na horizontal. Foram construídas aproveitando pequenas elevações isoladas de constituição argilosa que foram escavadas em forma de poço cilíndrico. Paredes exteriores revestidas de tijolos e pedras, dois paredões de configuração triangular, cujas bases assentam em alicerces de rocha, reforçam a estrutura, junto à porta por onde se introduzia a lenha, rectangular, com lintel em pedra; cobertura cúpula imperfeita. INTERIOR: parede forrada com tijolos e pedras, caldeira cilíndrica, ao nível do solo, cuja parede interior, revestida da mesma forma que as paredes descritas, serve de alicerce da parede da caleira, cobertura com cúpula dupla, imperfeita, construída com fragmentos de calcário, fechada junto à porta com uma cunha, sendo a cúpula interior, destinada à ventilação, cónica.

Acessos

Carta Militar n.º 347 entre os paralelos 37 e 39 e os meridianos 61 e 62, ao longo de uma estrada rural paralela à estrada nacional que liga Castelo de Vide e São Salvador da Aramenha, entre os Km 8,5 e 9,5

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 29/2012, DR, 1.ª série, n.º 225 de 21 novembro 2012

Enquadramento

Rural, planície, nas imediações de escarpas calcárias da Serra de Marvão, isoladas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: forno de cal

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoas singulares

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - construção do imóvel; década de 60 - deixam de estar em laboração; 1995, 08 Junho - proposta de classificação do Parque Nacional da Serra de São Mamede; 08 Novembro - despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 2008, 23 Abril - proposta de classificação como Monumento Nacional pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2010, 09 dezembro - Despacho de homologação da classificação como Monumento Nacional, pelo Secretário de Estado da Cultura.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Tijolo e pedra calcária.

Bibliografia

RIBEIRO, Margarida, As Caleiras da Escusa, Lisboa, 1965; MARGALHA, Maria Goreti, O Uso da Cal nas Argamassas Tradicionais, in Arquivo de Beja, vol. V, série II, Dezembro 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login