Casa de Santa Rita / Casal dos Rios

IPA.00001651
Portugal, Coimbra, Lousã, União das freguesias de Lousã e Vilarinho
 
Casa nobre barroca, uma imponente construção pela dimensão da sua fachada, embora a ausência de simetria na implantação da fenestração e dos volumes que compõem, a casa condicione a regular monumentalidade do conjunto *2:
Número IPA Antigo: PT020607030014
 
Registo visualizado 761 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta composta, longitudinal, irregular, desenvolvendo-se em U ao longo de vários edifícios. Massas simples articulando vários volumes dispostos horizontalmente. As coberturas são diferenciadas em telhado de duas águas. Fachada principal a SE. apresenta embasamento em pedra aparelhada, desenvolve-se num único pano, sendo os dois pisos definidos únicamente pela implantação da fenestração. No primeiro registo abrem-se dez frestas rectangulares horizontais molduradas rudemente cuja decoração se encosta à decoração do avental das janelas do segundo registo. A implantação destas frestas, assim como, das janelas que as sobrepujam, não se encontra em harmonia com a fachada, porquanto ficam oito para um lado da fachada da capela, e dois até o cunhal de topo. Fachada principal rasgada a 1 / 4 do seu desenvolvimento longitudinal pela frontaria da Capela, marcada por pilastras embutidas na estrutura murária. O portal é de verga curva, servindo de suporte a um frontão interrompido, que apresenta acima dois óculos quadrifoliados que iluminam a tribuna. A empena acompanha a forma sobreelevada da fachada da capela sendo coberta por telha, e flanqueadasobre as referidas pilastras, por fogaréus pétreos. No segundo registo da fachada principal abrem-se dez janelas de peito, de verga curva decorada, com medalhão ao centro e aventais decorados com concha. A empena é marcada regularmente por gárgulas meramente ornamentais, protegidas por beiral bastante saliente. A enquadrar a fachada cunhais de pedraria de regular aparelhagem, coroados na empena por remates piramidais assentes em base de três níveis, sendo a central a de maior volume. Ao topo da fachada 0. um portão, que dá acesso ao páteo interior, apresenta ombreiras molduradas e frontão interrompido por escudo, onde uma escadaria encostada com guardas de balaústres, nos permite o acesso principal a um patamar onde se rasgam duas portas de verga curva emolduradas. No espaço abaixo da escadaria abre-se um portal de verga recta com pilastras adossadas assentes em plintos salientes. O pátio interno apresenta a mesma distribuição de registos, com janelas de cimo e avental decorados. A capela apresenta nave única coberta com telhado de duas águas sobrelevada sobre o portal, com cobertura interna em madeira, iluminada pelos óculos quadrilobolados da fachada e coro alto. A capela tem pintura e talha de qualidade apreciável *1.

Acessos

Casal dos Rios

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DG, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, destacada, isolada, separada das restantes construções por muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa nobre

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - início da construção; a casa fez parte do vínculo instituído pelos padres João e Manuel Lopes Serra a favor da sobrinha, D. Isabel Caetana Xavier da Serra a qual casou com José Miguel de Macedo de Magalhães Mexia e Freitas Bulhões Pimentel; 1803 - A instituição foi confirmada nesta data, conservando-se a casa na família desde essa época; séc. 19 - Várias obras parcelares de adequação ao espaço habitacional.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra do Alveite, madeira, telha.

Bibliografia

SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Memórias do Bussaco, seguidas de uma viagem à Serra da Louza, Porto, 1864; SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Uma Viagem à Serra da Lousa, Lousã, 1938; ARANHA, P. W. de Brito, Memórias Histórico Estatísticas de algumas Villas e Povoações de Portugal, 1871; MEXIA, Fernando C. P. de C. de Magalhães, Vila da Louza, Lousã, 1938; MASCARENHAS, Carlos de S. B. P., José Arnaud Almeida, Serra da Louza e a sua descendência, Coimbra, 1927; GONÇALVES, A. Nogueira, Casas Nobres do Séc. XVIII, Lousã, 1950; LEMOS, Álvaro Viana, A Lousã e o seu Concelho, Lousã, 1950; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; DIAS, Pedro, REBELO, Fernando, Lousã a Terra e suas gentes, Lousã, 1985; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71078 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Diz-nos LEMOS, 1988, p. 65. O acesso ao interior não foi possível por os proprietários se encontrarem ausentes. *2 - As casas antigas do Concelho da Lousâ são quase todas de Séc.18 e constituem um núcleo de evolução regional de modelos rurais muito intereressante.

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1994 / Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login