Casa Manuelina na Praça da República, n.º 28 a 30 / Edifício do Parque Nacional da Serra da Estrela

IPA.00016452
Portugal, Guarda, Seia, União das freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros
 
Arquitectura residencial, manuelina. Edifício de planta rectangular, de dois pisos, com a fachada principal rematada por cordame, interrompido por nós, rasgado por portas de verga recta e janelas rectilíneas, uma das existentes no segundo piso, com decoração tipicamente manuelina, apresentando arco de querena e elementos boleados a decorar a moldura principal. Interior com ampla sala com lareira de fumeiro.
Número IPA Antigo: PT020912200214
 
Registo visualizado 79 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular simples, de três pisos, o superior recuado e rebocado e pintado de rosa, sendo os dois inferiores em cantaria de granito aparente em aparelho isódomo. Fachada principal com remate em friso de cordame interrompido por nós volumosos e beiral, rasgado por duas portas de verga recta e duas janelas rectilíneas com caixilharias de guilhotina, ambas com molduras biseladas. O piso intermédio tem três janelas, a da esquerda com moldura boleada e arco de querena nas zonas superior e inferior, aqui com esfera e, superiormente, pequenos festões boleados a envolver a moldura principal, sendo as outras duas semelhantes às do piso inferior, todas com caixilharias de guilhotina. Fachadas laterais adossadas a casas de habitação. Fachada posterior não observada. INTERIOR remodelado, adaptado às suas novas funções, com o primeiro piso composto por amplo vestíbulo, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, algumas revestidas a madeira, com pavimento em ladrilho cerâmico vermelho e tecto com travejamento de madeira. No lado esquerdo, lareira ampla, sustentada pela parede e por pilar de madeira, onde se enquadra a zona de fogo, disposta em ângulo e forrada a tijolo refractário. Junto a esta, porta de verga recta e moldura de madeira, de acesso a um corredor e a escadas que ligam aos pisos superiores, formados por vários gabinetes.

Acessos

Praça da República, n.º 28 a 30

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Casa e cerca dos Botelhos (v. PT020912200019)

Enquadramento

Urbano, adossado a casas de habitação, integrado na malha urbana, e implantado numa das principais vias da população, pavimentada a cubos de granito. Encontra-se separado da via de circulação rodoviária por um passeio público e encontra-se flanqueado por dois edifícios, em cota superior à sua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: delegação regional

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção do edifício, destinado a habitação, apenas com dois andares; 1976, 16 Julho - por Decreto n.º 557/76 foi criado o Parque Natural da Serra da Estrela; 1978, Dezembro - a instituição começa a funcionar, integrando um arquitecto, um sociólogo, duas assistentes sociais, um engenheiro técnico agrário e um administrativo; remodelação do edifício, adaptando-o às novas funções e construção de um terceiro piso.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura e modinaturas em cantaria de granito; portas, caixilharias, paredes interiores, coberturas e aros das portas de madeira; pavimento em ladrilho cerâmico; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login