Casa Arte Nova / Casa do Senhor Martinho Henriques em Sobral da Lagoa

IPA.00016269
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Casa Arte Nova, de planta rectangular de 2 pisos.
Número IPA Antigo: PT031012060052
 
Registo visualizado 208 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta regular rectangular distribuída em 2 pisos: cave e piso superior, este com acesso à via pública. Cobertura: estrutura em madeira, quatro águas recobertas a telha de Marselha. EXTERIOR: Fachada principal voltada a S. composta por porta central de 2 folhas, almofadada, com postigos gradeados e ferragens de época; bandeira protegida com gradeamento de ferro fundido; acesso com 4 degraus redondos de pedra calcária; pórtico guarnecido a cantaria, com verga em arco de vários registos lisos, decorada com chave sobressaída rematada com palmeta grega. Ladeiam simetricamente a porta 2 janelas, ambas geminadas, com peitoril apoiado em quatro pequenas mísulas; cada vão reproduz o sistema das aduelas da porta, sendo cada par unido superiormente com um arco sobrepujado com uma palmeta grega. Fachada guarnecida com barra inferior, cunhais, friso, sanca e platibanda decorada com volutas, em registo de massa pintada a tinta verde; sobre os cunhais duas urnas de cerâmica branca vidrada; revestimento integral do paramento da fachada com azulejos padronados. À esquerda da fachada um portão gradeado de acesso à rampa lateral da casa; à direita um muro com gradeamento que define um pequeno jardim com um lago central em cantaria. Fachada O. em declive, revela o mesmo sistema de barras, cunhais, friso e platibanda (esta não decorada); paramento rebocado e pintado; no piso inferior seis frestas e uma porta ao extremo esquerdo, de acesso à cave; no piso superior 7 janelas de peitoril guarnecidas a cantaria. O mesmo sistema repete-se na fachada E., embora o vão correspondente ao escritório ser uma porta de acesso ao jardim lateral, e o vão da despensa ter sido transformado numa porta de acesso a uma passagem superior que liga ao imóvel anexo (anteriormente uma adega e hoje extensão da habitação principal). Fachada posterior com escadaria de acesso ao terraço do piso superior, com telheiro de chapa para protecção da porta de acesso à habitação; à direita uma pequena divisão que outrora serviu de lavabo ou pia de despejos. INTERIOR: Compartimentação distribui-se a partir de um corredor central que cruza longitudinalmente a habitação. Acede-se por uma portaria com seis degraus que abre para um pequeno hall; à esquerda e à direita duas salas; passando-se ao corredor, à esquerda abre-se três portas de acesso a três quartos intercomunicantes e, numa última porta, a uma sala de jantar; à direita uma divisão que serve de escritório ou biblioteca, uma sala de banho, um quarto, uma dispensa e uma cozinha; ao fim do corredor uma porta de acesso a um pequeno terraço do qual se acede a jardim através de escadaria; portas de madeira almofadadas e com bandeira de vidro; tectos e pavimentos em madeira, excepto na cozinha com pavimento em mosaico hidráulico. Cave ampla, com quatro pilares centrais de suporte a vigamentos, uma porta de acesso voltada a O. e seis frestas horizontais de cada lado (E. e O.).

Acessos

Rua Estêvão; Rua Padre José Honorato; Largo. da Capela de Nossa Senhora da Conceição, n.º 19

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, delimitado a E. e O. por propriedades urbanas; a N. com prédios rústicos e a S. com via pública, Lg.da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

século 20, início - construção em nome do Senhor Joaquim Martinho Veríssimo Henriques; 2000 - obras de restauro e readaptação da habitação, após venda do imóvel.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria rebocada e pintada, coberturas com estrutura de madeira em 4 águas. Laje de pré esforçado; telha de Marselha; pavimentos em madeira, pedra e tijoleira hidráulica, vidro, portadas em madeira. Azulejos policromos na fachada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos: projecto de arquitectura em tela imperial e tenta da china

Intervenção Realizada

Proprietário: 2000 - obras de restauro e readaptação da habitação

Observações

O interior foi visitado diversas vezes antes da venda e obras no imóvel. Sabe-se que foi mantido, na generalidade, as características da habitação, contudo não foi autorizada a fotografia ao interior.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login