Ermida de Santo António dos Olivais / Capela de Santo António dos Olivais

IPA.00001610
Portugal, Portalegre, Alter do Chão, Alter do Chão
 
Arquitectura religiosa, renascentista, proto-barroca, vernácula. Capela com cobertura da capela-mór com uma abóbada de aresta pintada com elementos vegetalistas e anjos e querubins renascentistas. Azulejos da capela-mor de padrão azuis e amarelos proto-barrocos. Destaca-se a capela-mor pela qualidade das pinturas das nervuras e panos da abóbada e dos azulejos que revestem as paredes.
Número IPA Antigo: PT041201010011
 
Registo visualizado 347 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor, e sacristia a N. Volumes articulados. Massas dispostas na horizontal. Cobertura exterior diferenciada, telhado de duas águas sobre a nave e capela-mor e de uma água sobre a sacristia. Fachada principal a O., de pano único, rasgada por um portal simples, com moldura rectilínea em mármore, remate em empena triangular com uma cruz, pequena, no vértice. Fachada lateral direita orientada S., com dois panos separados por um contraforte em alvenaria, o da esquerda liso e o outro rasgado por uma fresta rectangular, ambos rematados por beirado recto e o da direita limitado a E. por um contraforte idêntico ao descrito. Fachada lateral esquerda a N., com um corpo adossado de pano único liso, limitada por dois contrafortes em alvenaria, remate em beirado recto. Fachada posterior E., de pano único, liso, limitado por dois contrafortes e rematado por cornija em alvenaria e empena triangular. INTERIOR: nave única, parede da Epístola lisa com uma pia de água benta, pequena, em mármore; parede oposta com um púlpito adossado, antecedido por uma escada em alvenaria caiada, e rasgada por um vão de porta, recto, de acesso à sacristia; cobertura em duas águas; pavimento em tijoleira. Arco triunfal abatido, em cantaria mármore aparelhada, assente sobre pilares de secção rectangular. Capela-mor de planta quadrada; zona do altar-mor sobrelevada; parede da Epístola rasgada por uma fresta e forrada com azulejos de padrão azuis e amarelos sobre fundo branco; parede do Evangelho idêntica à oposta embora falte grande parte dos azulejos que a revestiam; retábulo-mor pequeno, em alvenaria, com um nicho central, forrado com azulejos de padrão iguais aos das paredes laterais e da parede por trás do retábulo, ladeado por dois colunelos que suportam um entablamento recto, pintado a amarelo e sobre um altar no mesmo material com um medalhão pintado a amarelo no centro; cobertura com abóbada de aresta dourada e policromada, com querubins e anjos músicos no pano e elementos vegetalistas nas nervuras que assentam sobre mísulas decoradas com esferas; pavimento em tijoleira. Sacristia de planta rectangular, pequena, paredes cegas, um banco em alvenaria na parede N., pavimento tijoleira, cobertura uma água.

Acessos

Saída NO da vila, na continuação da Rua da Trincheira, 600 a 700m para NO.. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,207138, long.: -7,669903

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 274/2013, DR, 2.ª série, n.º 91 de 13 maio 2013 / ZEP, Portaria n.º 355/2017, DR, 2.ª série, n.º 201/2017 de 18 outubro 2017

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, na Herdade das Tapadas, rodeado por um olival *1, abre para adro limitado por muretes laterais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção da igreja e execução das pinturas murais; séc. 17 - revestimento das paredes da capela-mor com azulejos; 1977 - visitada por técnicos do Instituto José de Figueiredo que a consideram em muito mau estado de conservação; 1995, 14 Janeiro - determinada a abertura do processo de classificação pelo IPPAR; 1996, 19 junho - proposta de abertura da DRE; 19 junho - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 08 outubro - proposta de classificação como Valor Concelhio pela DRE; 10 dezembro - parecer favorável à classificação pelo Conselho Consultivo do IPPAR, sendo posteriormente devovido ao IGESPAR por ser propriedade da Igreja Católica, não poderndo ser classificado com a categoria apontada; 1997, 21 fevereiro - Despacho de homologação da classificação do edifício como Interesse Municipal, pelo Ministro da Cultura; 2012, 11 janeiro - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação do edifício como Monumento de Interesse Público; 13 novembro - publicação do projeto de decisão relativo à classificação da ermida como Monumento de Interesse Público, em Anúncio n.º 13677/2012, DR, 2.ª série, n.º 219; 2017, 10 abril - publicação do projeto de decisão relativo à fixação da respetiva Zona Especial de Proteção da Ermida de Santo António, em Anúncio n.º 54/2017, DR, 2.ª série, n.º 71/2017.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada; cobertura de telha; pavimento tijoleira; mármore no vão da porta de entrada, arco triunfal e pia de água benta; azulejos a revestir as paredes da capela-mor.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Vol. 1, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DGPC:: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o olival que envolve a capela é propriedade particular

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login