Farol da Ponta do Cintrão

IPA.00015922
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ribeira Grande, Ribeirinha
 
Arquitectura de comunicações, do séc. 20. Farol costeiro composto por torre de planta circular e corpo reforçado por oito contrafortes, com quatro registos de vãos, correspondendo o inferior a uma porta e os intermédios a frestas e o superior a janela de sacada, terminada em sacada com guarda em ferro que envolve a lanterna. Corresponde a um projecto-tipo executado também noutros pontos do arquipélago, nomeadamente na Ponte da Garça (v. PT072106020007).
Número IPA Antigo: PT072105110016
 
Registo visualizado 3402 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

Complexo composto por um farol, habitação do faroleiro e respectivos anexos dispostos em linha, surgindo o farol mais a N., seguido do edifício de apoio, da habitação e dos restantes edifícios. Torre de planta circular e corpo cilíndrico, rebocado e pintado, com 14 metros de altura e oito falsos contrafortes dispostos verticalmente, estreitando na zona superior, onde existe varandim circular, com guarda em ferro, formada por anéis sobrepostos. No topo dispõem-se cúpula envidraçada com cobertura metálica pintada de vermelho. A torre possui cinco registos de vãos, o inferior rasgado por portal de verga recta, os intermédios por frestas e o último por janela de sacada, de guarda plena, a partir da qual se desenvolve escada de ferro de acesso à cúpula. O acesso à torre do farol faz-se pelo edifício de apoio, de planta rectangular e cobertura de laje, de uma água, ligeiramente inclinada criando pala frontal. Fachada principal rebocada e pintada de bege, com cunhais e embasamento em cantaria, com as juntas pintadas de branco, rasgada por porta de verga recta ladeada por dois vãos com tijolo de vidro, de molduras comuns, e encimado por dois grupos de cinco vãos quadrangulares geminados. Fachadas laterais em cantaria com as juntas pintadas de branco. Entre a fachada posterior e a torre do farol há elemento de ligação com cobertura plana. A habitação do faroleiro tem planta rectangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, em chapa ondulada de fibrocimento. Fachadas revestidas a placas de marmorite, percorridas por embasamento em cantaria, com as juntas pintadas de branco e terminadas em cornija avançada. A fachada principal, é rasgada por porta de verga recta ladeada por dois grupos de vãos baixos interligados pelo peitoril e moldura superior, possuindo seis do lado esquerdo e quatro no direito. Fachadas laterais rasgadas por janela de peitoril central com moldura superior e inferior e a posterior por três semelhantes tendo adossado alpendre constituído por pilares e vigas de betão armado.

Acessos

Ilha de São Miguel

Protecção

Enquadramento

Orla marítima, isolado na costa N. da Ilha de São Miguel, na chamada Ponta do Cintrão, no cimo de uma falésia, um promontório de apreciáveis dimensões. O plano focal situa-se a 118 m de altitude. A casa de habitação do faroleiro ergue-se na plataforma mais elevada do terreno.

Descrição Complementar

O farol tem o nº nacional 726 e o nº internacional D-2659. O sistema iluminante é composto por óptica em cristal, omnidireccional fixa. Luz: Branca com alcance Luminoso de 16 milhas nauticas. Na fachada posterior do edifício de apoio existe uma lápide com a inscrição PATRIMÓNIO DO ESTADO FAROL DA PONTA DO CINTRÃO INAUGURADO EM 27-5-957.

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

MDN: Capitania do Porto de Ponta Delgada e da Direcção de Faróis

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1957, 27 Maio - inauguração do farol segundo lápida existente na fachada posterior do edifício de apoio.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura, cimalha da torre, balcões e cobertura do anexo em cimento armado; embasamento, fachadas laterais do anexo, degraus, soleiras e lancil em cantaria; pavimento em mosaico; vãos com vidro simples e tijolos de vidro; cobertura da casa do faroleiro em fibrocimento.

Bibliografia

FURTADO, Eduardo Carvalho Vieira, Guardiães do Mar dos Açores: uma viagem pelas ilhas do Atlântico, s.l., s.e., 2005; http://www.geocaching.com, Julho 2010; http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Ponta_do_Cintrão, Julho 2010; http://www.lifecooler.com/portugal/patrimonio/FaroldaPontadoCintrao, Julho 2010; http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande, Julho 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login