Capela de Nossa Senhora da Ajuda

IPA.00015643
Portugal, Aveiro, Ovar, União das freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã
 
Arquitectura religiosa, ecléctica. Capela de torre sineira saliente a meio da fachada principal como registo central flanqueado por pilastras nave de planta longitudinal; capela-mor; embasamento; pilastras nos cunhais e cimalhas de friso e cornija desenvolvida em argamassa; fachada principal de portal único encimado por nicho ladeado por duas janelas do coro, platibanda; terço superior da torre com dois registos tendo no superior ventana dos sinos e cimalha de friso e cornija e coruchéu piramidal; coro-alto sobre arco de asa de cesto e cobertura em abóbada; retábulo principal de madeira pintada a azul, branco e ouro. Todos os claros das fachadas bem como os fustes das pilastras dos ângulos da fachada principal revestidos a azulejos industriais.
Número IPA Antigo: PT020115050046
 
Registo visualizado 145 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor com duas capelas simétricas aos lados, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Torre sineira quadrangular com cobertura piramidal colocada a meio da fachada principal. Fachada principal orientada a SE., embasamento, registo central ligeiramente saliente flanqueado por pilastras (correspondente à torre sineira), pilastras nos ângulos da fachada, portal único rectangular moldurado, nicho ao meio de pilastras e arco pleno com imagem de São Goldrofe, duas janelas do coro aos lados, molduradas e de arco apontado; cimalha geral de friso e cornija desenvolvida que se eleva em curva coroada de cruz no registo saliente ao meio enquanto aos lados é sobreposta por platibanda, com pináculos sobre os cunhais. A torre sineira prolonga-se com dois registos, ambos de pilastras nos ângulos, separados por friso e cornija; no superior, tem uma ventana em cada face, com moldura e arco pleno, cimalha de friso, cornija e ligeira platibanda, ângulos sobrepostos por pináculos cónicos e cobertura em coruchéu piramidal coroada por cruz. Alçados laterais com embasamento, cunhais com pilastras e cimalhas de friso e cornija; duas janelas rectangulares molduradas sobre a linha média da nave e outra sobre a linha média da capela-mor; duas portas travessas molduradas opostas na nave, sob uma das janelas, a que se acrescenta outra no alçado O., junto do cunhal com a fachada principal; nas capelas laterais à cabeceira, vãos moldurados em portas e janelas. Todos os claros das fachadas bem como os fustes das pilastras dos ângulos da fachada principal revestidos a azulejos industriais. INTERIOR: entrada sob a torre ladeada por duas divisões com escadas. Pavimento renovado de mosaico industrial e mármore, lambril de azulejos industriais e cimalhas de cornija donde arranca a cobertura em abóbada. Coro-alto sobre arco de asa de cesto suportado por mísulas e guarda com balaustrada de madeira. Púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra sobre mísula e balaustrada de madeira. Arco triunfal de pilastras e volta plena com acanto no fecho. Arcos plenos nas capelas laterais à cabeceira com argamassa pintada fingindo cantarias. Retábulo principal de madeira pintada a azul, branco e ouro.

Acessos

EN 109 (Ovar - Aveiro), km 35,500, EM 534, Lugar de São Donato em Guilhovai

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, implanta-se em encosta, longitudinalmente a um caminho rural que se abre em lg. diante da fachada principal, orientada a SE., dando origem a adro térreo e aberto imediatamente antes de entroncar na EM; casas de construção rural de um e de dois pavimentos nas imediações a E., N. e O.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1903 - foi construída; 1909 - foi o altar dourado; 1929 - foi restaurada.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantarias; cerâmica, mosaico, azulejos e telha; madeira, portas, janelas e retábulo; cal, estuque do tecto.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981, p. 186.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da capela: 1951 - painéis de azulejos na fachada principal; 1985 / 1986 - obra de ampliação das capelas laterais e renovação da cobertura externa; 1995 - pavimento de mosaico.

Observações

A escultura que se exibe no nicho da fachada principal não é da padroeira mas de São Goldrofe e proveniente de uma antiga capela arruinada que se localizava no sítio de São Silvestre.

Autor e Data

Paulo Dordio 2000

Actualização

Maria Guimarães 01
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login