Igreja Paroquial de Arada / Igreja de São Martinho

IPA.00015635
Portugal, Aveiro, Ovar, União das freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, capela-mor, sacristia e anexos aos lados desta e torre sineira no flanco esquerdo da fachada principal. Alçados com embasamento, pilastras sobre os cunhais, vãos moldurados, pináculos nos ângulos e cruz nos vértices das empenas. Fachada principal com portal enquadrado por pilastras e rematado de frontão interrompido a que se sobrepõe óculo quadrilobado e, já na empena, nicho com imagem do padroeiro. Tecto de abóbada estucada. Retábulos e sanefas de madeira pintada a branco e ouro.
Número IPA Antigo: PT020115010037
 
Registo visualizado 310 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor aos lados da qual estão adossados os corpos da sacristia e de outros anexos, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Torre sineira quadrangular com cobertura piramidal colocada ao lado esquerdo da fachada principal. Fachada principal virada a SE., embasamento, pilastras nos ângulos, contorno da empena definido por cornija, cruz no vértice sobre pedestal e pináculo do lado direito. Portal único, rectangular, ladeado por duas pilastras toscanas que suportam entablamento e remate em frontão interrompido com os braços ondulados e enrolados nas extremidades superiores contendo no interior cruz de Malta; sobrepõe-se-lhe no coro, óculo quadrilobado; sobrepondo-se à linha de base da empena, a meio, tem pequeno nicho coroado por cruz contendo escultura do padroeiro. Torre de registo único, embasamento, pilastras nos cunhais, uma ventana em cada face, de pilastras e arco pleno, cimalha de cornija, pináculos piramidais sobre os ângulos e cobertura em coruchéu piramidal coroada por cruz; a linha da cimalha da fachada prolonga-se nas pilastras da torre com capitéis sobrepostos de frisos e cornijas fingidos. Todos os claros revestidos com azulejos. Alçados laterais com embasamento fingido em faixa pintada, pilastras nos cunhais sobrepostos por pináculos e cimalhas renovadas de cornija em argamassa; claros revestidos com azulejos. Duas portas travessas, opostas, ambas encimadas por janelas, em vãos rectangulares e moldurados sobre a linha média da nave, e dois óculos ovais também moldurados. No alçado SO. mostra-se a escada de acesso à torre sineira, colocada no ângulo entre esta e a nave, e corpo anexo, adossado à capela-mor, de dois pavimentos e vãos rectangulares, moldurados os do primeiro pavimento. O alçado NE. mostra os anexos da sacristia e arrumos em dois volumes iguais, colocados a par e adossados transversalmente à capela-mor; cunhais com pilastras sobrepostas por pináculos, empenas de cornija em ângulo e cruz sobre pedestal nos vértices; cada anexo com sua janela rectangular e moldurada. INTERIOR: guarda vento de madeira, coro-alto renovado sobre lage suportada por dois pilares e guarda de madeira. Púlpito do lado do Evangelho, de bacia de pedra sobre mísula e guarda de balaustrada de madeira. Pavimento de tijoleira. Lambril de azulejos. Tecto de abóbada estucada arrancando de cornija. Arco triunfal sobre pilastras. Altar-mor sobre plataforma com escada encaixada. Retábulo principal de quatro colunas torcidas com grinaldas de flores, e pintura a óleo sobre tela ocupando todo o vão central. Retábulos e sanefas pintados a branco e ouro.

Acessos

Largo de São Martinho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, implanta-se em plataforma com acesso por escadaria a partir de lg. que se abre diante da fachada principal, orientada a E.; limita a N. com EM, a S. com casa de construção rural de 2 pisos (antiga residência paroquial) e a O. com muro do cemitério paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: João da Fonseca (1702; Manuel da Fonseca (1702). PINTOR - DOURADOR: Manuel Pinto Monteiro (1715).

Cronologia

Séc. 15, finais - escultura do padroeiro que se guarda no nicho da fachada principal; séc. 18, 1.ª metade - construção do actual edifício; 1702, 04 dezembro - contrato com Manuel da Fonseca e João da Fonseca para a feitura de dois retábulos, desaparecidos; 1715, 01 abril - douramento dos retábulos colaterais por Manuel Pinto Monteiro, por contrato com Frei Gaspar Lopes de Carvalho, tesoureiro da Matriz de Leça, em nome do bailio Frei Filipe de Távora e Noronha, comendador de Rossas e de Rio Meão; séc. 19, fins - reformas e alterações; séc. 20 - reformas e alterações; 1916 - data inscrita na sanefa do arco triunfal; 1931 - data inscrita no coroamento do retábulo principal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, cantarias; cerâmica, mosaico, azulejo e telha; madeira, portas, janelas e retábulos.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1985, vol. II; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981, p. 188.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1965 - obra de alteamento do anexo da sacristia do lado esquerdo; 1990 - construção do coro alto em placa de betão.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login