Cruzeiro Paroquial de Polvoreira

IPA.00015611
Portugal, Braga, Guimarães, Polvoreira
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro paroquial com plinto bojudo, coluna galbada e coxim em forma de gomo, e cruz latina com o Crucificado com pés sobrepostos. Apresenta enormes semelhanças com o Cruzeiro da Igreja de São Lázaro, em Braga (v. PT010303420073).
Número IPA Antigo: PT010308370100
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro paroquial  Tipo coluna e cruz

Descrição

Soco constituído por dois degraus, quadrangulares, em cujo centro se ergue plinto bojudo, com escócia e as faces profusamente decoradas, com folhas de acanto, sustentando coluna galbada, com fuste e coxim em forma de gomo, separados por anelete, encimada por cruz latina de secção circular com terminais em cone, com o Crucificado com pés sobrepostos e cabeça pendendo para a esquerda.

Acessos

Lugar do Cruzeiro. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,411009, long.: -8,302676

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, em encruzilhada de caminhos, em terreno de ligeiro declive, rodeado por mata de eucaliptos, a pequena distância do cemitério paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Provável edificação do cruzeiro no Largo do Toural, no centro de Guimarães (ALVES 1984, 194); séc. 20 - transladação do cruzeiro para o local que ocupa actualmente.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; juntas preenchidas com cimento.

Bibliografia

ALVES, José Maria Gomes, Património Artístico e Cultural de Guimarães, vol. 2, Guimarães, 1984, pp. 190 - 195; Vv.Aa., Guimarães, nas Raízes da Identidade..., Paços de Ferreira, 1999, p. 137.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Como não tem qualquer protecção e situa-se numa zona com grande intensidade de tráfego rodoviário está sujeito ao embate automóvel.

Autor e Data

António Dinis 2001

Actualização

 
 
 
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