Capela de Nossa Senhora dos Anjos / Ermida de Nossa Senhora dos Anjos

IPA.00001561
Portugal, Leiria, Nazaré, Nazaré
 
Ermida simples, com cobertura em tecto de madeira, antecedida por alpendre em madeira, que substituíu um outro apoiado em colunas (Figueiredo, f. 30).
Número IPA Antigo: PT031011020002
 
Registo visualizado 178 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, rectangular, orientada, a que se adossa a E. a sacristia também rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal de empena triangular, com alpendre adossado, coberto por telhado de madeira de 2 águas, apoiado lateralmente em 2 muros, no prolongamento das paredes da nave. Interior de espaço único, coberto por tecto em madeira, com travejamento à vista; porta travessa rasgada na parede N., porta de comunicação com a sacristia, no alçado E., ao lado do altar-mor; 2 janelas de vão rectangular rodeando a porta principal, a O.; pavimento de tijoleira; nicho rasgado no alçado E., de arco pleno apoiado em pilastras, nichos nas paredes laterais.

Acessos

EN. 8 - 5, ao Km. 10,800, entre a Nazaré e a Pederneira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Rural. Isolada, junto à EN. 8 - 5, destaca-se sobre um adro elevado, com acesso por escada de um lanço, ladeada por um pequeno oratório, com telhado de 2 águas.

Descrição Complementar

ELEMENTOS DECORATIVOS - silhar de azulejos seiscentistas polícromos com vários padrões misturados; nos nichos das paredes laterais 2 tábuas, reconhecendo-se ainda numa delas o anjo da Anunciação.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção da ermida, no local, onde segundo a tradição, terão aportado o Rei Rodrigo e o companheiro, Frei Romano, trazendo a estátua de Nossa Senhora da Nazaré, do Mosteiro de Cauliniana, Mérida, que depois levaram para o lugar do Sítio; séc. 18 - havia uma inscrição à entrada do alpendre que referia a construção da ermida pelos devotos de Nossa Senhora (Figueiredo, f. 30); 1996, 02 Maio - Despacho do Ministro da Cultura autorizando a rectificação do texto do decreto de classificação de 1978; 1997, 31 dezembro - Decreto n.º67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301, altera a desiganção para "Capela de Nossa Senhora dos Anjos, também denominada Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, incluindo as duas tábuas com pinturas do século XVI e os restos dos azulejos do século XVII".

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria e cantaria de pedra; telha cerâmica, tijoleira, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

ALÃO, Manuel de Brito, Antiguidade da sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazareth, grandezas do seu sítio, casa e jurisdição real, sita junto à villa da Pederneira, Lisboa, 1628; FIGUEIREDO, Frei Manuel de, BNL, Cód. 1479, 1870; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário artístico de Portugal, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1986 - Substituição de telhas partidas e construção de novo alpendre, pago pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Observações

*1: DOF:...incluíndo as duas tábuas com pinturas do séc. XVI e os restos dos azulejos do séc. XVII.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login