Coreto do Parque da Ponte

IPA.00015595
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura cultural, arte nova. Coreto de base de granito, octogonal, com paramentos revestidos a azulejos com motivos florais, escada de granito, gradeamentos em ferro forjado, com linhas ondulantes e liras, colunas de ferro fundido com cobertura em cúpula guarnecida com lambrequim e remate em lanternim com cúpula bolbosa corada por lira.
Número IPA Antigo: PT010303420138
 
Registo visualizado 519 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Coreto  

Descrição

Soco de blocos de granito, de forma e dimensão desigual, dispostos caoticamente, rasgado a SO., por porta de verga recta. Sobre o soco assenta base octogonal, em granito, com paramentos revestidos com painéis de azulejos policromos a azul, verde, vermelho e preto, com motivos florais, emoldurados e separados por plintos com faces côncavas, com gárgulas à face. Acesso principal voltado a NE. com escadaria de oito degraus, de lanço recto com guarda em ferro forjado. Sobre o pódio corre gradeamento em ferro forjado e, em cada uma das arestas do polígono, erguem-se oito colunas de ferro fundido, as que ladeiam a escadaria com placa com inscrição, que suportam uma armação onde assenta a cobertura, em cúpula, guarnecida nos bordos por lambrequim e coroada por lanternim, vasado por pequenos óculos, rematado por cúpula bolbosa sobrepujada lira em ferro forjado. Interior com paramentos revestidos a azulejos de cor verde, com pavimento em mosaico de grés, policromo a preto e vermelho, com padrão geométrico.

Acessos

Parque da Ponte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em largo semicircular delimitado por fustes de colunas *1 e bancos de pedra, no centro de parque ajardinado e arborizado, com tílias e plátanos de grande porte, na margem esquerda do rio Este, junto da Capela de São João da Ponte (v. PT010303420126) e do cruzeiro da Ponte de Guimarães *2.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrição relevada em placa metálica, de cantos côncavos; sem moldura nem decoração; ferro fundido; leitura: JOÃO CARLOS CORRÊA & CA RUA DE GABRIEL PEREIRA DE CASTRO BRAGA.

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: coreto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

EMPRESA: João Carlos Corrêa & C.ª (séc. 20, início).

Cronologia

Séc. 20, início - Início de grandes obras de embelezamento do Parque da Ponte; edificação do coreto pela empresa João Carlos Corrêa & C.ª.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Soco, escadaria e guarda da base em granito; azulejos nos paramentos da guarda; colunas em ferro fundido; armação da cobertura e porta do soco, em ferro; gradeamento, guarda das escadas e lira que coroa a cobertura, em ferro forjado; cobertura e lamberquim, em folha de zinco; pavimento em mosaico de grés.

Bibliografia

PASSOS, José Manuel da Silva, O Bilhete Postal Ilustrado e a História Urbana de Braga, Lisboa, 1996, p. 84; COSTA, Luis, Braga. Roteiro Histórico e Monumental Extra-Muros, Braga, 1998, pp. 74 - 75; Eduardo Pires de, Braga. Percurso e memórias de granito e oiro, Braga, 1999, pp. 28, 345 - 348.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Estas colunas, assim como muitos outros elementos arquitectónicos espalhados pelo Parque, são provenientes do Convento dos Remédios de Braga, demolido nos inícios do séc. 20; um postal da primeira década de novecentos mostra o Coreto envolto pelas esculturas que integram hoje o Chafariz do Pelicano (v. PT010303520107); *2 - este parque centraliza os festejos em honra de São João.

Autor e Data

António Dinis 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login