Capela do Santíssimo Sacramento

IPA.00001559
Portugal, Leiria, Óbidos, A dos Negros
 
Arquitectura religiosa. Igreja de nave única com cobertura de caixotões e capela-mor em abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT031012010014
 
Registo visualizado 176 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal orientada composta por nave única e capela-mor, sacristia adossada a E. Massas dispostas na horizontalidade com cobertura em telhado de 2 águas. Exterior: frontispício de pano único delimitado por cunhais de cantaria rematados por pináculos, em empena triangular de cornija dupla sobrepujada por cruz de pedra; porta recta de verga saliente; janelão recto; Fachada S. em empena recta com sineira em arco alteado rematada por pináculos e cruz; saliência do corpo da capela-mor fenestrado por janela recta. Fachada E. em empena triangular, ressalto do corpo da sacristia, de menor estatura. Fachada N. avançamento do corpo da Capela aberto por janela recta; corpo da nave cego. INTERIOR: nave única de pavimento em mosaico e cobertura de madeira em caixotões dispostos em 3 planos; coro-alto a toda a largura da nave assente em 2 colunas facetadas ao qual se acede por escada de 2 lances; capela-mor em abóbada de berço. Destaca-se como recheio uma pia de água benta, manuelina, em forma de pinha, e uma outra seiscentista (1).

Acessos

R. da Calçada

Protecção

Enquadramento

Urbano, meia encosta, implantação destacada. Situa-se numa rua estreita rodeada de casario, delimitado por muro alto

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc 19 - construção do templo, de instituição particular integrando-o numa propriedade cuja casa do Séc. 17 era pertença do Padre Gomes, um dos fundadores da Congregação do Oratório; 1908 - Data inscrita no portão de ferro do adro, época provável de obras de beneficiação do edifício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria rebocada; pavimento de mosaico; cobertura em caixotões de madeira; telha.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V,Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; Descobrir Óbidos: A Freguesia de A-Dos-Negros, in Gazeta das Caldas, 05/01/96

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1: Sobre a pia de água benta, talvez ainda do final do Séc. 15 (reinado de D. João II ou primeiros anos do reinado de D. Manuel) diversas dúvidas se levantam, nomeadamente se seria proveniente, ou não do extinto Convento de São Miguel das Gaeiras. Arrisca-se, no entanto, a dizer que esta peça não será do referido convento, mas sim a outra pia de água benta no lado oposto da entrada, já que é do Séc. 17 (época de construção do convento) muito simples e sem decoração, semelhante às que aí se podem observar (Descobrir Óbidos).

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login