Capela do Espírito Santo

IPA.00001557
Portugal, Leiria, Óbidos, A dos Negros
 
Arquitectura religiosa barroca - neoclássica.
Número IPA Antigo: PT031012010023
 
Registo visualizado 192 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor; alpendre adossado à fachada O.; ressalto da torre sineira a NO.; massas dispostas na horizontalidade com cobertura diferenciada em telhado de 2 águas (nave e capela-mor) e 3 águas (alpendrada). Frontispício orientado em empena triangular rematada por cruz em pedra, na qual se abre óculo gradeado; ladeado por 2 janelas rectas sobressai o pórtico de verga em arco abatido com anjo relevado, sobrepujado por frontão abatido de friso saliente, a cuja altura se eleva a galilé de 3 vãos sobre parapeito corrido, aberto ao centro para acesso ao templo. Fachada S.: arco pleno da galilé, corpo da nave iluminado por 2 janelas e com porta rectas; reentrância do corpo da capela-mor, em empena triangular. Fachada N.; janela aberta para a nave; alçado marcado por torre sineira de 3 pisos divididos por frisos: 1º piso cego; 2º piso com relógio virado a poente; 3º piso: aberturas sineiras nas 4 faces da torre, sobrepujada por coruchéu de 4 arestas quebradas rematado por cruz. INTERIOR: nave única de pavimento de madeira em espinha e cobertura de madeira em 3 planos; coro-alto sustentado por 2 colunas lisas tendo ao lado escada de acesso de 2 lances; púlpito de base quadrangular assente em mísula. Entre 2 altares colaterais, arco triunfal com fecho em folha de acanto sobre o qual está colocada a imagem de Santa Bárbara; capela-mor de pavimento lajeado, coberto por tecto em abóbada de berço integrando altar com retábulo atribuído a Pedro Alexandrino representando o Pentecostes. Lambrim de Azulejos azuis e brancos representando cenas bíblicas alusivas ao Espírito Santo: Pentecostes (lado do Evangelho) e Baptismo de Cristo (lado da Epístola).

Acessos

Lug. da Sancheira Grande

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano.Isolado, implantação harmónica. Situa-se no largo principal da povoação, com casario envolvente. Fachada E. sobranceira a uma vertente afrontada de vegetação

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Pintor: Pedro Alexandrino

Cronologia

Séc. 16 - aparecem as primeiras referências escritas à capela; 18 (1ª metade) - reconstrução do templo; colocação dos azulejos; (2ª metade) - construção da galilé; 1740 / 1750 - execução da tela "O Pentecostes", atribuída a Pedro Alexandrino; data do retábulo do altar-mor e 2 painéis de azulejos (GTL).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria; pavimento de madeira e lajeado; cobertura de madeira e reboco (interior) em telhado (exterior); azulejos.

Bibliografia

SEQUEIRA,Gustavo de Matos,Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; Descobrir Óbidos: A Freguesia de A-Dos-Negros, in Gazeta das Caldas, 05/01/96

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Altar-mor influenciado pelos conceitos estéticos do Nosso Senhor da Pedra

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login