Casas na Rua Miguel Bombarda / Centro Cultural de Campo Maior

IPA.00015558
Portugal, Portalegre, Fronteira, Fronteira
 
Arquitectura residencial, popular, barroca, rococó, contemporânea. Casa de habitação adpatadas a centro cultural uma delas de cariz popular da região alentejana, com recurso a granito nas molduras de vãos, faixas pintadas a amarelo a cercar os panos e os vãos. Molduras dos vãos curvilíneas, em mármore, setecentistas e azulejos rococó com concheados, asas de morcego, cenas profanas, de galanteio e de caça, na ala S.. Corpo central contemporâneo recorrendo a linhas rectas, volumes simples e articulados, e a materiais como a madeira, o ferro e vidro.
Número IPA Antigo: PT041208020012
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta irregular composta por dois edifícios ligados entre si por nova estrutura, constituindo a fachada principal. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal. Cobertura diferenciada em telhados de duas e quatro águas sobre os edifícios antigos e terraço sobre o novo. Fachada principal a E., de três panos, o central, com porta de moldura em mármore e caixilharia; o pano da direita rasgado por quatro janelas de guilhotina ao nível do segundo piso, e três portas, tendo uma das janelas e uma das portas molduras de granito; o pano da esquerda com dois pisos separados por cornija pintada a amarelo, com cunhal de granito no extremo esquerdo, seis janelas com moldura curvilínea em mármore; remate recto com beirado. Fachada N. de pano único, de dois pisos, com sete janelas, uma delas entaipada; quatro portas, três de caixilharia; apresenta registo em azulejos a azul e branco figurando Nossa Senhora da Misericórdia; remate recto com beirado. Fachada S. de dois panos, o da esquerda de um piso com porta e o segundo com dois pisos separados por cornija amarela e cunhal no extremo direito, rasgado por quatro janelas com molduras em mármore curvilíneas; remate recto com beirado. Fachada O. adossada a edifícios da malha urbana. INTERIOR: espaço diferenciado em dois pisos e um intermédio; no primeiro piso salas de atendimento ao público à esquerda da entrada e auditório à direita, a S. sala de exposições ampla marcada por pilares em granito que abre para o pátio externo, para o qual se abre também o palco do auditório, estando este separado do pátio por vão com estrutura em vidro espelhado e ferro. Escadas de comunicação com o piso intermédio, onde ficam os gabinetes, em mármore, e de acesso ao piso superior em ferro e madeira. Piso superior com seis salas na ala S., ligadas entre si por portas de madeira com caixilharia envidraçada, apresentando silhares de azulejos em azul, roxo, manganês, ocres e verde, com cenas profanas, de galanteio e de caça, emolduradas por concheados, asas de morcego e flores, sobre rodapé fingindo a amarelo; na ala N. salas de formação. Coberturas planas, excepto na sala de exposições que apresenta abóbadas de aresta assentes sobre pilares centrais e pilastras. Clarabóia sobre a escada de acesso ao segundo piso. Pavimentos de tijoleira, cerâmica, alcatifado no auditório e calçada portuguesa no pátio.

Acessos

Rua Miguel Bombarda, Rua Cinco de Outubro, Rua do Rebelo. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,057431; long.: -7,648873 (à freguesia)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície, no centro histórico de Fronteira; adossado a O. a edifícios da malha urbana, muro a S. e O. a cercar pátio exterior, abrindo a N. e E. para rua alcatroada e a S. para rua empedrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - construção da casa de habitação, actual ala N. do Centro Cultural; séc. 18 - construção da residência, actual ala S. do Centro Cultural; 1990, década de - obras de reabilitação e adaptação a centro cultural.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada; cobertura de telha na clarabóia; molduras de vãos em granito e mármore; pavimentos em cerâmica e tijoleira no interior, alcatifado no auditório e em calçada portuguesa no pátio; pilares em granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; GAT de Fronteira; AME

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; GAT de Fronteira

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

G.A.T. de Fronteira: 1990, década de - obras de reabilitação e adaptação a Centro Cultural incluindo remodelação dos edifícios antigos e construção do corpo de ligação entre eles.

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Susana Gonçalves 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login