Farol do Regufe / Farol de São Brás

IPA.00015548
Portugal, Porto, Póvoa de Varzim, União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai
 
Arquitectura de transportes e comunicação, de ferro. Farol costeiro, que servia juntamente com o Farol da Lapa, o enfiamento do varadouro da enseada da Póvoa de Varzim. Apresenta torre cilindrica, com vinte e dois metros de altura, apoiando-se em três escoras de ferro.
Número IPA Antigo: PT011313100024
 
Registo visualizado 377 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comunicações  Farol  Farolim  

Descrição

Corpo único de planta circular, desenvolvendo-se verticalmente. Apresenta massa simples, em ferro, pintado de vermelho, composto por torre cilíndrica com 22 metros de altura, apoiada em três escoras formadas por tubos de ferro, rematada por corpo saliente, também cilíndrico, de dois registos, o primeiro rasgado por quatro vãos envidraçados, rematado por varandim que forma pequeno terraço circular, e o segundo formado por um pequeno corpo central em forma de lanternim, com oito vidros curvos, com cobertura em cúpula, encimada por pequena esfera, rematada por catavento metálico.

Acessos

Rua do Farol, Rua de Penalves

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, a uma altitude de 30m. Implanta-se junto ao caminho-de-ferro, a 600 m do adro da Igreja da Lapa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Grupo Recreativo de Regufe

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1885 / 1886 - Construção do farol; 1892, 3 março - publica-se um Aviso aos navegantes anunciando que iria entrar em funcionamento o Farol de Regufe, devendo-se esta demora à falta de iluminação; 24 de março - inauguração; 1951 - eletrificação do farol; 1976 - é equipado com uma célula fotoeléctrica SIGMA e um eclipsor E. DOLD; 1984 - passou a luz branca, isofásica com 6 segundos de período com a característica de um relâmpago de 3 segundos e eclipse de 3 segundos; 1991, janeiro - o farol é temporariamente desativado; 1995, abril - sofre obras de conservação, manutenção e pintura; 2000, dezembro - o farol é extinto; 2001 - após algumas obras levadas a cabo pela Câmara Municipal, o edifício é cedido ao Grupo Recreativo de Regufe, para aí instalar a sua sede social.

Dados Técnicos

A torre do farol tem uma altura de 22 m, a luz encontrava-se a 30 m de altitude e o seu alcance luminoso era de 15 milhas (c. 28 km).

Materiais

Estrutura de ferro.

Bibliografia

http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/arquivo-municipal-pv/difusao-da-informacao/extensao-cultural/paginas-de-historia-com-estorias, 28 de agosto de 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

ACMPV

Intervenção Realizada

1995 - Obras de conservação, manutenção e pintura; 2001 - obras de manutenção.

Observações

M ESTUDO.

Autor e Data

Patrícia Costa 2003 / Ana Filipe 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login