Solar dos Simas Cardoso

IPA.00015541
Portugal, Portalegre, Fronteira, Cabeço de Vide
 
Arquitectura residencial. Solar urbano. Azulejos neo-clássicos de finais do séc. 18 e mobiliário da mesma época. Trata-se de um dos mais importantes exemplares de arquitectura civil de Fronteira.
Número IPA Antigo: PT041208010016
 
Registo visualizado 319 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular, disposta em 2 pisos. Massa simples. Fachada principal de dois registos e 3 panos, o central ligeiramente avançado, definidos por moldura e cunhais de cantaria de mármore; embasamento de mármore, remate recto em platibanda munida de grilhagem de alvenaria decorada com trabalhos de massa; corpo central rsagado inferiormente por portal de verga trabalhada ladeado por dois óculos; superiormente, axial, janelão de sacada, com varandim de cantaria unido à verga do portal, com gradeamento curvo de ferro forjado trabalhado; a ladeá-lo dos janelões munidos de avental; em cada um dos corpos laterais rasgam-se, inferiormente, 3 janelas de molduras de mármore, de vergas curvas, munidas de grades, com peitoris unidos ao embasamento; superiormente rasgam-se de cada lado, axiais, três janelas de sacada, com gradeamentos de ferro forjado trabalhado; todos os vãos do registo superior apresentam molduras idênticas, em mármore, com vergas curvas munidas de pequenas cornijas angulares, com decoração central; caixilharias e portadas de madeira. INTERIOR: átrio de entrada com pavimento de cantaria e cobertura em abóbada de falsas lunetas; silhares de azulejos recortados, azuis e brancos; fronteiro à porta de entrada, vão de acesso às escadas que conduzem ao piso superior, enquadrado por arco de 3 pontos sobre pilastras munidas de bases e capitéis; a ladeá-lo duas portas com vergas curvas, recortadas nos ângulos; nos alçados laterais rasga-se porta de verga recta; todos os vãos apresentam guarnições de mármore escuro e portadas duplas de madeira; a escadaria é de mármore. No piso superior destaca-se o salão nobre com tecto sobre cornija e mísulas, de estuques trabalhados, com motivos de apainelados decorados com motivos de laçarias, rosetões, grinaldas, etc; os alçados possuem também estuques em apainelados recortados. Numa divisão lateral, a Capela com altar-mor de mármores rosa e preto, de planta concâva e corpo central com tela figurando a Visitação; cobertura em abóbada de berço decorada por estuques polícromos.

Acessos

Rua Luís José Frade, n.º 1; Avenida da Liberdade. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,133609, long.: -7,591880

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 626/2013, DR, 2.ª série, n.º 182 de 20 setembro 2013

Enquadramento

Urbano. Adossado a outros edifícios de habitação e comercial, de dois pisos, harmónico, em destaque no topo do Rossio e da Avenida principal da povoação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do solar, residência da família Simas Cardoso, uma das mais importantes de Cabeço de Vide; Séc. 20, inícios - pertenceu a Luís José Frade Simas Cardoso, abastado lavrador; 2002, 13 Dezembro - proposta de abertura do processo de classificação pela DRÉvora, a pedido da CMFronteira; 2005, 01 junho - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR, favorável à classificação como Imóvel de Interesse Público; 08 julho - Despacho de homologação da classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público pela Ministra da Cultura.

Dados Técnicos

Materiais

Mámore, ferro forjado, madeira, azulejo, estuques, telha de canudo.

Bibliografia

SERRAS, Augusto, Cabeço de Vide, 1997.

Documentação Gráfica

CMF; IPPAR: DRE

Documentação Fotográfica

CMF; IPPAR: DRE

Documentação Administrativa

CMF; IPPAR: DRE

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login