Ermida de São Mamede

IPA.00001554
Portugal, Leiria, Bombarral, Roliça
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de nave única e capela-mor, tendo galilé.
Número IPA Antigo: PT031005030010
 
Registo visualizado 117 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, irregular composta pelos volumes articulados do alpendre, nave, capela-mor, sacristia e despensa (esta numa cota mais baixa); massas dispostas na horizontalidade. Cobertura em telhado diferenciado de 2 águas sobre nave e capela-mor, 3 águas sobre alpendre e 1 água sobre sacristia e despensa. Frontispício orientado a SO. de pano único com frontão curvo rematado por cruz, tendo ao lado esquerdo sineira de arco alteado encimado por pequena cruz, aberto por portal recto ladeado por janelas e sobrepujado por pequeno óculo a cuja altura se eleva a galilé de 6 vãos delimitados por colunas assentes num parapeito corrido aberto ao centro para acesso ao templo; embasamento escalonado; pano da despensa com empena em declive, aberto por 2 portas; Fachada SE. corpo da despensa cego em empena recta, corpo reentrante (e a uma cota mais alta) da sacristia aberto por janela e com empena em declive; Fachada NE. em empena recta (sacristia) e angular (capela-mor) cegas; contraforte; Fachada NO. 4 contrafortes adossados à capela-mor e nave, sendo 1 deles encimado pela sineira. INTERIOR: coro-alto com balaustrada assente em 2 colunas de madeira abre para nave única de pavimento em mosaico e cobertura em abóbada de berço revestida a madeira; púlpito de base quadrangular (lado da Epístola); arco-triunfal pleno rematado por pedra de fecho abre para capela-mor de pavimento lajeado e cobertura em tecto de madeira disposto em 3 planos; retábulo com colunas pseudosalomónicas contendo no nicho a imagem do orago. Iluminação feita por óculo e janelas do frontispício, e 2 janelas a cada lado da nave.

Acessos

Lugar de São Mamede, na Rua do Santo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação destacada, no cimo da rua, junto às instalações do Centro Cultural Desportivo e Recreativo de São Mamede.

Descrição Complementar

Imagem em madeira policromada do séc. 16 representando São Mamede; imagem de vulto da Virgem com o Menino segurando uma lança com a qual fere uma serpente alada (Nossa Senhora da Batalha), em madeira do séc. 18.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção inicial da capela; séc. 17 / 18 - data do retábulo de altar da capela-mor.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; cobertura em madeira e telha; pavimento em mosaico (nave), laje (capela-mor).

Bibliografia

GUEDES, José B., Patriarcado de Lisboa, Comissão de Arte Sacra, Inventário Artístico, s.l., 1972; MOURA, Antonieta, VERGIKOSK, Francisco Carlos, Roteiro Religioso - Concelho de Bombarral, Bombarral, s.d.; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

CMBombarral: planta cartográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1967 - revestimento a mosaico do pavimento lajeado da nave.

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login