Capela de São João Batista

IPA.00015221
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Alvaredo
 
Capela reedificada em 1814 e transladada do primitivo local de implantação, em meados do séc. 20, de grande sobriedade e atualmente despojada de património integrado. Possivelmente corresponde à Capela de São Vicente, referida nas Memórias Paroquiais da freguesia de 1758, construída na zona mais baixa da povoação, e posteriormente ter sofrido alteração de orago. Apresenta planta de nave única, interiormente marcando presbitério, com sacristia adossada, tendo a fachada principal em empena sem retorno, interrompida no cunhal direito por sineira, e rasgada por portal de verga reta e fresta. As fachadas possuem cruzes incisas, terminando as laterais em cornija e abrindo-se na esquerda fresta na zona do altar-mor e, na oposta, porta travessa, tendo a posterior empena sem retorno. No interior tem coro-alto.
Número IPA Antigo: PT011603010055
 
Registo visualizado 565 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular de nave única com sacristia adossada à fachada lateral direita. Coberturas escalonadas em telhado de duas águas, na capela, e de uma, na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, as da capela com cunhais horizontalizados e terminadas em cornija. Fachada principal virada a sul, terminada em empena sem retorno, coroada por cruz latina de braços retangulares, possuindo cruz grega incisa, assente em acrotério; o cunhal direito é interrompido e sobreposto por sineira, com ventana em arco peraltado, albergando sino e terminada em cornija, encimada por cruz biselada sobre plinto, entre pináculos piramidais com bola. É rasgada por portal de verga reta e fresta retangular, encimada por silhar com Calvário inciso e pintado de vermelho. A fachada lateral esquerda é rasgada por fresta na zona do retábulo-mor e, na oposta, abre-se uma outra, mas no início da nave; a sacristia tem acesso individualizado a sul e lateralmente pequeno vão. A fachada posterior é cega, sendo a capela, rematada em empena, coroada por cruz latina, biselada sobre acrotério. INTERIOR com as paredes em alvenaria de granito aparente, com silhar de azulejos azuis e brancos, de padrão fitomórfico, pavimento cerâmico e teto de madeira envernizada, de dois panos. Coro-alto de madeira, com guarda em falsos balaústres planos, assente em duas mísulas, acedido por escada disposta no lado do Evangelho. No sub-coro existe, do lado da Epístola, pia de água-benta. No topo das paredes laterais e na parede testeira dispõem-se várias mísulas de cantaria sustentando imaginária.

Acessos

Alvaredo, Lugar de Maninho, Monte de São João. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,097755, long.: -8,309265

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, num pequeno outeiro, o local mais elevado da povoação, formando adro, delimitado por muro e pontuado de árvores. Junto ao portal principal possui pavimento em paralelepípedos e a nascente da capela existe coreto, de planta octogonal, com estrutura e cobertura em betão. A cerca de 85 m para sudoeste, numa cota mais elevada, implanta-se a antiga escola primária.

Descrição Complementar

Sobre o portal principal existe lápide, em granito, com a inscrição: "REDEFICADA EM O ANO / DE 1814 E / TRANSLADADA EN / 1952"; ladeando o mesmo, existe painel de azulejos, policromos, com representação de João Batista Menino, segurando filactera com a inscrição "ECCCE AGNVS DEI". Ao longo das fachadas existem várias cruzes de via sacra incisas, pintadas de vermelho.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo - Arciprestado de Melgaço)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758, 25 maio - o pároco António Rodrigues de Morais nas Memórias Paroquiais da freguesia refere apenas a existência de uma Capela no lugar de Maninho, mas dedicada a São Vicente, pertencente aos moradores; 1814 - reedificação da capela, conforme inscrição na lápide da fachada principal; 1952 - transladação da capela do anterior local de implantação, o Largo Maninho, para o Monte de São João.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito aparente; molduras dos vãos, cornijas, sineira, cruzes, lápide e pia de água benta em cantaria de granito; portas de madeira; pavimento cerâmico; silhar e painel de azulejos; coro-alto e tetos em madeira envernizada; cobertura de telha. Coreto do adro em betão.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Braga: Casa Museu de Monção; Universidade do Minho, 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login