Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates

IPA.00001512
Portugal, Guarda, Sabugal, Alfaiates
 
Igreja românica e gótica de planta formada por dois rectângulos justapostos, revelando nave única com dois arcos torais de volta perfeita e cobertura em madeira e capela-mor. Pórtico escavado, composto por três arquivoltas, com impostas salientes, suplantado por rosácea. Dois pórticos laterais, com perfil semelhante. Sineira implantada a meia empena. Telhado de duas águas assente em cornija e cachorrada com decoração geométrica, antropo e zoomórfica. Púlpitos exteriores. Conserva fragmento de pinturas murais.
Número IPA Antigo: PT020911070010
 
Registo visualizado 502 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta composta por dois rectângulos justapostos, referentes a uma nave única e à capela-mor mais baixa e estreita, com coberturas diferenciadas a duas águas. Fachada principal: orientada a O., sem embasamento, com dois registos. O primeiro é definido por portal escavado, com arco a pleno centro, de três arquivoltas e impostas decoradas com enxaquetado. Passo da Via Sacra integrada em nicho recto adossado à fachada; segundo registo com rosácea polilobada, decorada com motivos geométricos. Duas portas de lintel recto sem moldura com varanda em ressalto. Empena angular com cornija e cruz com armas reais no supedâneo. Colocada a S., campanário com sineira de arco de volta perfeita, rematado em empena com cruz. Alçado S. sem embasamento, com dois registos. No primeiro, portal em arco quebrado com impostas decoradas com meias esferas e no segundo, fresta com moldura recta na capela-mor. Remate com cornija decorada com meias esferas e sustentada por cachorrada com motivos geométricos, zoomórficos e antropomórficos, solução que se repete no alçado N., também sem embasamento e com dois registos. No primeiro, portal em arco quebrado com impostas decoradas com quadrifólios e no segundo fresta de lintel recto na nave. Interior de nave única com dois arcos torais de arco abatido não paralelos e iluminada por fresta N.. Lanço de escadas no lado S.. Arco triunfal de volta perfeita acede à capela-mor, iluminada por fresta S.. Pavimentos de lajeado e tijoleira e coberturas de madeira. Integra pia baptismal em forma de cálice, decorada com fiadas horizontais de círculos concêntricos, motivo entrançado e meias elipses concêntricas. Conserva no muro E. lateral ao arco triufal um fragmento de afresco representando Cristo Crucificado.

Acessos

Largo da Rainha Santa Isabel

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 41 191, DG, 1ª série, nº 162 de 18 julho 1957 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, situa-se em local plano, ao centro de espaço fronteiro ao Pelourinho (v. PT020911070003) e à antiga Casa da Câmara, descaracterizada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 14 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - 14 - provável edificação da primitiva igreja matriz, dedicada a São Sebastião, à qual estava obrigado o Lugar de Rebolosa e várias casas nobres, entretanto extintas; execução da pia baptismal; 1330 - celebração do casamento da Infanta D.Maria, filha de D. Afonso IV de Portugal, com D. Afonso XI de Castela; séc. 16 - 17 - hipotética edificação do coro-alto e abertura dos púlpitos exteriores; 1530, 29 Agosto - a partir desta data começou a contar com a protecção régia; 1680, 14 Agosto - bula do Papa Inocêncio XI a conceder jubileu perpétuo em vários dias do ano; 1687 - data inscrita no janelão da fachada principal;1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Carvalho Baptista, é referido que a igreja tinha três arcos no corpo da igreja, mais o triunfal, cachorros esculpidos e inscrições góticas na ombreira; refere que tinha muitas fazendas e 180 irmãos, com missa semanal às quartas-feiras, na capela instituída pelo Reverendo Domingos Manso, que a dotou com 200$000; tem outra capela com 10 missas anuais, instituída por D. Teresa, mulher de Paulo Correia, governador da Praça; outra capela de Maria Lourença, mulher de António Álvares Torres, com obrigação de missas; refere que o altar colateral direito era dedicado ao Menino Deus e o da esquerda ao Espírito Santo, administrado pelos moços solteiros; tinha uma casa de pobres e peregrinos.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito, madeira, cantaria, alvenaria (aparelho isódomo), telha de aba e canudo.

Bibliografia

ALMEIDA, José António, Ferreira de, [dir.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; Plano da Área Territorial da Guarda, Património Histórico-cultural, Concelho do Sabugal, Lisboa, 1984; BIGOTTE, Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Lisboa, 1948; Câmara Municipal do Sabugal, Análise Crítica dos Processos de Desenvolvimento da Vila, Vol. III - Plano de Urbanização da Vila do Sabugal, Sabugal, Nov. 1997; CASTRO, José Osório da Gama e, Diocese e Distrito da Guarda, Porto, 1902; CORREIA, Joaquim Manuel, Terras de Riba-Côa, Memórias sobre o Concelho do Sabugal, Lisboa, 1946; JORGE, Carlos Henrique Gonçalves, O concelho de Alfaiates em 1758 - Memórias Paroquiais, Sabugal, 1989; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; Plano de desenvolvimento do Sabugal em revisão, Nova Guarda, 07 Junho 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

DGEMN: 1964 / 1965 / 1966 - construção de 1 nova cobertura em madeira; remoção do coro-alto, altares de talha e reboco do interior, excepto nos arcos torais; transformação do arco triunfal quebrado num vão a pleno centro; colocação de 1 ara de altar, em cantaria.

Observações

*1 - DOF: Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login