Casa na Rua de D.Sancho I, n.º 18 a 22

IPA.00001488
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Casa quinhentista ou seiscentista, de planta rectangular, evoluindo em dois andares, apresentando fachada e cornija em cantaria, portal com moldura de meia-cana e janela de ângulo mainelada, com características semelhantes à existente no Prédio do Lg. de São Vicente, n.º 1 e 2 (v. PT020907410013). Molduras em meia-cana nos vãos. Elementos característicos de uma casa abastada, como portas de várias folhas no piso térreo, destinado a fins comerciais ou a armazém de produtos agrícolas. Janela de ângulo com mainel de mármore e varanda com balaústres de mármore.
Número IPA Antigo: PT020907410019
 
Registo visualizado 323 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L irregular, com cobertura homogénea a duas águas, massas dispostas horizontalmente. Fachada principal virada a N. ( R. D. Sancho I ), sem embasamento, com pano único, dividido em dois registos, o primeiro rasgado por duas portas em arco recto, de moldura lisa, de acesso aos pisos superiores, duas portas de três folhas, de moldura lisa e portal principal com moldura em meia-cana, encimado por friso. No segundo registo, duas janelas com moldura lisa, janela de sacada com guardas de ferro forjado de menor dimensão que a varanda e duas janelas com moldura em meia-cana. Possui janela de ângulo, com moldura em meia-cana, mainel de mármore com fuste canelado, com bastonetes no terço inferior e capitel dórico, encimada por friso. Janelas com caixilharias de guilhotina. Remate em cornija saliente. Alçado lateral E. sem embasamento com pano único, dividido em dois registos, o primeiro cego e o segundo com janela de sacada emoldurada. Balcão em mármore com balaústres e varanda rectangular assente sobre duas mísulas *2. Alçado posterior cego, com construção adossada. INTERIOR dividido em compartimentos destinados a arrumos, no piso térreo, possuindo, no piso superior, duas habitações. Com entrada pelo nº 14, acede-se, através de lanço de escadas de madeira, a corredor longitudinal, com sala orientada a N., sala no gaveto, três quartos, instalações sanitárias e cozinha, sendo esta última iluminada por poço de luz. Pavimentos em soalho e coberturas em forro de madeira.

Acessos

Rua de D. Sancho I, n.º 18 a 22; Largo do Paço do Biu

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, nº 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, flanqueado, situa-se no centro histórico intra-muralhas, na zona E.. Adossado lateralmente a edifício de três pisos e sendo fronteiro, pelo lado da R. de D. Sancho, a imóvel classificado, e pelo lado do Largo do Paço do Biu, à casa dos Condes da Guarda.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - séc. 17 - hipotética construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos planos.

Materiais

Granito, mármore, cantaria e alvenaria; madeira; aparelho isódomo; revestimento inexistente e reboco interior, telha de meia-cana.

Bibliografia

RODRIGUES, Adriano Vasco, Monografia Artística da Guarda, Guarda, 1980.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Prédio na Rua de D. Sancho I, 18 a 22 e Largo de Janeiro. *2 - primitivamente colocado no alçado N..

Autor e Data

Margarida Conceição 1991

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login