Solar dos Carvalhos

IPA.00014852
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Sernancelhe e Sarzeda
 
Casa nobre setecentista com capela integrando o centro do edifício, decorada por motivos rocaille, que concentra na sua fachada principal todo o programa decorativo. A fachada principal tem dois pisos, de cunhais apilastrados, terminada em friso e cornija e é rasgada por vãos de verga abatida, o portal possui entablamento com o brasão da família e as janelas são de peitoril e caixilharia de guilhotina.
Número IPA Antigo: PT011818160099
 
Registo visualizado 412 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular irregular, com coberturas homogéneas em telhados de quatro águas. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria, pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SO. de quatro panos, possuindo ao centro, a capela.

Acessos

Rua Pereira lapa

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 162/2016, DR, 2.ª série, n.º 103 de 30 maio 2016

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação em pleno centro histórico da vila, com a sua longa fachada principal a formar pano de fundo dum terreiro de contornos irregulares na proximidade da Igreja Matriz (v. PT011818160005); e pela fachada posterior e lateral direita com ligação à cerca murada com os campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação.

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do solar, mandado construir por Paulo de Carvalho, tio do Marquês de Pombal; 2014, 08 maio - publicação da abertura de procedimento de classificação do edifício, em Anúncio n.º 108/2014, DR, 2.ª série, n.º 88; 2015, 21 setembro - publicação do Projeto de Decisão relativo à classificação do edifício como Monumento de Interesse Público, em Anúncio n.º 219/2015, DR, 2.ª série, n.º 184.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos, pináculos, brasão e cruz em cantaria de granito; portas de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

Dicionário enciclopédico das freguesias, vol. III, Matosinhos, 1997, p. 674; OSÓRIO, Filinto José Alves de Oliveira Girão, Arquitectura Doméstica Erudita: Solares de Entre-Côa-e- Távora; Tese de Mestrado, FAUP, 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login