Solar em A-de-Barros / Solar dos Noronhas

IPA.00014841
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Penso e Freixinho
 
Casa nobre setecentista de planta rectangular, integrando no topo direito capela. Fachada principal de dois pisos, de cunhais apilastrados, terminada em friso e cornija, rasgada por vãos de verga abatida; no abrre-se portal de verga abatida, acedido por escadaria de cantaria monumental e janelas de peitoril com avental e caixilharia de guilhotina. A capela, no topo direito, é rasgada por portal de verga abatida, encimado por óculo quadrilobado.
Número IPA Antigo: PT011818130088
 
Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, integrando capela longitudinal, no lado direito da fachada principal, com coberturas em telhados de quatro águas. Fachadas em cantaria aparente, de dois pisos, com pilastras toscanas nos cunhais, e terminadas em friso e cornija sobreposta por beirada simples, sendo rasgadas regularmente por vãos de verga abatida. Fachada principal virada a SO., de cornija alteada ao centro, rasgada no eixo central, por portal de verga abatida, superiormente recortada, sobrepujado por cornija interrompida, sobre a qual surge brasão de família, ladeado por duas figuras e encimado por coroa. O portal é acedido por escadaria de cantaria monumental composta por vários degraus em leque, com patamar a partir do qual se desenvolvem paralelamente dois lanços de escadas. De cada lado deste eixo, rasgam-se, no piso térreo, portal de verga abatida, de moldura sobrepujada por cornija, e uma fresta em capialço; no andar nobre, abrem-se três janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, com moldura terminada cornija abatida, e avental, decorada com concheados e motivos vegetalistas. As fachadas laterais e posterior são rasgadas por vãos rectilíneos.

Acessos

EN 226

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 1162/2009, DR, 2.ª série, n.º 212 de 02 novembro 2009

Enquadramento

Urbano, isolado, virado à estrada que atravessa a aldeia, com largo frontal pavimentado a paralelos de granito. Junto à fachada lateral direita e posterior erguem-se outras construções, mais rústicas, de apoio às actividades agrícolas e desenvolve-se a quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - 18 - epóca provável de construção do solar; 2002, 24 outubro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2005, 05 novembro - proposta da DRPorto de classificação como Imóvel de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção; 2006, 29 junho - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR à proposta da DRPorto; 12 outubro - Despacho de homologação da classificação e fixação da Zona Especial de Proteção pela Ministra da Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos, brasão, escadaria e outros elementos em cantaria de granito; caixilharia e portas de madeira; vidros simples; gradeamento em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

Dicionário enciclopédico das freguesias, vol. III, Matosinhos, 1997, p. 673.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sónia Basto 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login