Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação

IPA.00014834
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Edifício de planta em U irregular, articulando vários corpos que se definem em torno de pátios, amplamente iluminados através de luz zenital e lateral. As fachadas, despojadas e alvas, pautam-se pela inserção ritmada e regular de duas filas de janelas quadradas ao longo do edifício, definido pela horizontalidade.
Número IPA Antigo: PT031106090728
 
Registo visualizado 2987 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Faculdade    

Descrição

Edifício *1 de planta em U irregular que articula vários corpos que se definem em torno de um amplo pátio, seccionado por corpos que prolongam o corpo N.. As coberturas diferenciadas e em terraço, permitem, no corpo O., a abertura de poços de luz, iluminando o espaço interno. As fachadas, revestidas a cantaria, pautam-se pela inserção ritmada e regular de duas filas de janelas quadradas ao longo do edifício, definido pela horizontalidade. Nas fachadas recolhidas, abriram-se também janelas no piso superior; um único apontamento é feito através de uma varanda vidrada com caixilhos de ferro. Fachada S. com um dos principais acessos ao imóvel, através de portal tripartido e côncavo, formando pequeno alpendre sustentado por pilares, a que se acede por escadaria de cantaria e rampa central. No extremo esquerdo, surge uma chaminé. A fachada virada a E. possui um outro portal de acesso, através de um corpo cilíndrico que a coroa, onde se inscreveu "Universidade de Lisboa | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação". INTERIOR com amplo vestíbulo que termina num anfiteatro, cujo curvo muro exterior foi revestido a tijolo. Para Sul, liga-se a um grande pátio, cuja galeria inferior está abobadada com colunas ritmadas, à imagem de um claustro, surgindo, numa das suas paredes, um painel de azulejos bícromos, azuis e brancos. Trata-se de um ritmado painel que comporta uma composição padronizada de pequenos anjos, de traço solto e de distintos tamanhos, distribuídos por quatro filas na secção inferior. A secção superior é preenchida por azulejos brancos de brilho azulado, sendo que no topo do painel se repete uma pequena banda com anjos idênticos aos referidos, que igualmente foi incorporada como enquadramento no topo e na base da secção inferior do painel. Como o atesta a inscrição junto da assinatura, foi executado na Galeria Ratton. Na fachada posterior desenvolve-se um amplo jardim rectilíneo, cortado diagonalmente por uma alameda de acesso a um portão lateral e por um lago de linhas sinuosas.

Acessos

Alameda da Universidade; Rua Interior; Rua de Malpique

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (v. IPA.00014262)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num pequeno declive na zona central da Cidade Universitária de Lisboa (v. PT031106090726), ocupando um núcleo central definido em torno de vasta alameda com plataforma central relvada e alas formadas por construções também universitárias. Implanta-se numa antiga zona de quintas de produção. Surge no lado S. da Alameda, ladeado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (v. PT031106090711), cuja fachada se encontra alinhada com a do imóvel em questão, tendo, fronteiro, o edifício dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo (v. PT031106090714). Junto à fachada E., com acesso por amplo espaço calcetado e pontuado por bancos, ergue-se o Colégio Moderno (v. PT031106091518).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: faculdade

Utilização Actual

Educativa: faculdade

Propriedade

Pública: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Alberto Barradas (1987-1990); Alexandre Marques Pereira (1987-1990); Armando Melo (1990); Manuel Mendes Tainha (1987-1990); Maria do Rosário Moreira (1987-1990). ARQUITECTO PAISAGISTA: Júlio dos Santos Moreira (1987-1990). ARTISTA PLÁSTICO: Menez (1990). DESIGNER: Ana Maria Tainha (1987-1990).

Cronologia

1980 - a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação é integrada na Universidade de Lisboa; 1987 - lançamento de um concurso para a construção da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, ganho pelo projecto apresentado pelo arquitecto Manuel Mendes Tainha (n. 1922), tendo como ajudantes os arquitectos Alberto Barradas, Alexandre Marques Pereira e Maria do Rosário Pereira, ajudados pela designer Ana Maria Tainha; os arranjos exteriores ficam a cargo de Júlio dos Santos Moreira e o mobiliário é desenhado pelo arquitecto Armando Melo; 1988-1990 - construção do edifício; 1990 - feitura de um painel de azulejo para um espaço de circulação da autoria de Menez (Maria Inês Ribeiro da Fonseca); 1990-1991 - primeiro ano lectivo a funcionar no edifício; 1991 - O edifício recebe o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura; o painel de Menez recebe em uma menção honrosa do Prémio Municipal de Azulejaria Jorge Colaço; 2009 - funciona neste edifício a Faculdade de Psicologia e o Instituto de Educação como unidades orgânicas autónomas da área estratégica das Ciências Sociais, com regulamentos independentes mas tendo determinados serviços partilhados.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomos.

Materiais

Estrutura em betão; fachadas revestidas a cantaria de calcário; janelas com vidro fosco e simples.

Bibliografia

AFONSO, Luís U., "As gárgulas da Torre do Tombo", in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2005, n.º 4, pp. 441-466; CAETANO, Joaquim Oliveira, "Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa", Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. V, 4º tomo, 2ª parte, Lisboa, Assembleia Distrital, 2000, pp. 198-199; Menez, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna, 1990; NEVES, José Manuel das (ed. lit.), Manuel Tainha. Projectos 1954-2002, Porto, Edições Asa, 2002; TAINHA, Manuel, "Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa", Architécti, ano 3, nº 10, Ago-Out 1991, pp. 32-37.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Universidade Lisboa

Documentação Administrativa

Universidade Lisboa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

*1 - esta ficha tem correspondência às fichas de inventário da Universidade de Lisboa (UL): Faculdade de Psicologia/Instituto de Educação - UL_FPCE_IM001; UL_FPCE_OBJ001.

Autor e Data

Filomena Bandeira 2002 / Ana Pascoal e Catarina Teixeira (Universidade de Lisboa - UL) 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login