Câmara Municipal de Melo

IPA.00001476
Portugal, Guarda, Gouveia, União das freguesias de Melo e Nabais
 
Câmara municipal de planta retangular irregular simples, evoluindo em dois pisos, rasgados no inferior por portas de verga recta e, no superior por janelas dinteladas. Interior com pavimentos e coberturas de madeira, o inferior com compartimento único e o superior dividido em quatro. Edifício que mantém o primitivo brasão municipal, com inscrição alusiva ao mesmo. Encontrava-se anexa ao edifício da cadeia, que tinha porta própria e duas janelas, uma delas com vestígios das primitivas barras de ferro.
Número IPA Antigo: PT020906090006
 
Registo visualizado 328 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular irregular, de massas simples, cobertura homogénea a três águas e evoluindo em dois pisos. Fachada pricipal virada a O., tendo, no piso inferior, porta de lintel recto e moldura simples, surgindo, no superior, janela de lintel recto e moldura simples. Sob o beirado, existe o que parece ser um fragmento de cornija. No cunhal, pedra de armas, com o brasão da Vila de Melo: escudo com as armas de Portugal circundadas por dois ramos em que pousam dois melros, com a inscrição "S. DO CONCELLHO DE MELLO". Fachada N. com duas portas de lintel recto sem moldura e, superiormente, quatro janelas dinteladas e de moldura simples. As demais fachadas encontram-se adossadas. INTERIOR tem, no piso térreo, compartimento único com pavimento em terra solta e cobertura de madeira, que estrutura o pavimento do segundo piso, com acesso por lanço de escadas interiores; aí, surgem quatro compartimentos com tectos planos de madeira.

Acessos

Largo Pelourinho, Ria da Praça

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28 536, DG, 1ª série, nº 66 de 22 março 1938

Enquadramento

Urbano, adossado, em local plano, ocupando um gaveto e encontrando-se adossado a construções rústicas e correntes. No largo, encontra-se o Pelourinho (v. PT020906090001).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - concessão da povoação a D. Mem Soares, no reinado de D. Afonso II; seu neto D: Mem Soares de Melo foi Senhor de Melo e alferes-mor de Afonso III; as Inquirições de D. Dinis referem que teria sido povoada por Gonçalo de Sousa,no reinado de D. Afonso II, referindo ainda que a povoação pertencia a fidalgos, à Sé de Coimbra e aos lavradores; na Crónica dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho refere-se que D. Mem Soares d'Alvim teria sido o primeiro a tomar o apelido de Melo, sendo casado com D. Teresa Afonso Gata que herdou de seu tio, D. Gonçalo de Sá, o senhorio de Melo; séc 15 - foi elevada a vila por Afonso V, por iniciativa de D. Martim Afonso de Melo, senhor de Seia, Gouveia, Linhares e Celorico, neto de D. Mem Soares de Melo; 1515 - concessão de carta de foral por D. Manuel, designando-se a vila por concelho ainda que não existia referência a anterior carta de foral; séc. 17 - hipotética construção do edifício da Câmara e Cadeia; 1836 - extinção do estatuto concelhio e integração no município de Gouveia; 1926 - caiação das molduras dos vãos; 1937 - demolição de escadas e balcão de acesso ao 2º piso, substituídos por porta e janela, com autorização da Junta de Freguesia, em consequência do alargamento da rua.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos planos.

Materiais

Granito; cantaria e alvenaria; madeira; aparelho isódomo; revestimentro inexistente; telha de canudo.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; REAL, Mário Guedes, Pelourinhos da Beira Alta, in Beira Alta, Viseu, vol. XVIII, 1959; ALMEIDA, José António Ferreira de [coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; FRAGA, João Baptista de Almeida, Melo na História e na Genealogia, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1939 - limpeza das cantarias e apeamento de cabo de electricidade que se encontrava sobre o brasão.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login